Você está aqui: Página Inicial / Câmara Municipal aprova criação de pedestal em frente ao Hospital Frei Gabriel

Câmara Municipal aprova criação de pedestal em frente ao Hospital Frei Gabriel

Em uma indicação assinada pelos 15 vereadores de Frutal, foi aprovada uma indicação visando realizar a reforma do Hospital Frei Gabriel e colocação de um pedestal com o busto do frei, em frente àquela instituição de saúde. “Seria adequado instalar o busto do frei Gabriel que tanto significou para a nossa comunidade devido ao seu exemplo de vida, pautada na caridade ao próximo e na fé cristã. Esta é uma maneira de homenageá-lo devidamente”, salientam.
Assinaram o pedido, os vereadores Alex Freitas, Alexandre Braz, Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia), Claudimar Basílio (Rapinha), Edivalder Fernandes (Cheiroso), Fernando Barcelos (Fernando da Quineira), Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo (Jarbinhas Despachante), Jhonathan Martins (Jhonathan Lavador), José Adão (Zizi), Juliene Sabino, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Sinomar Borges.
Quem foi Frei Gabriel?
Conhecido como "Irmão de Todos", Frei Gabriel foi um missionário que se dedicou a várias obras sociais e religiosas. Nasceu em 1907 como Antônio Machi, na cidade chamada Frazzanó, na Itália, e iniciou a vida religiosa em 1923.
Chegou ao Brasil em outubro de 1936. Em Minas Gerais, sua primeira fraternidade foi em Carmo do Paranaíba, onde foi idealizador e iniciador, em 15 de agosto de 1946, da construção da igreja de São Francisco de Assis.
Depois, foi para Uberaba, onde trabalhou ativamente para a construção das igrejas de Santa Teresinha e São Judas Tadeu. Também promoveu todos os anos o Natal dos Pobres, chegando, em 1955, a distribuir grande quantidade de gêneros alimentícios para inúmeras famílias uberabenses.
Além do Carmo do Paranaíba e Uberaba, Frei Gabriel morou em algumas cidades mineiras construindo algumas igrejas e trabalhando na assistência dos enfermos e pobres.
Porém, foi em Frutal, onde chegou em 1957, que o frade capuchinho fortaleceu os trabalhos de missionário: construiu a igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Casa Paroquial, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, o Asilo Pio XII e a capela, a Casa da Criança e a Santa Casa de Misericórdia com a Capela e a Casa das Irmãs.
Após uma viagem à terra natal, Frei Gabriel passou alguns dias internado no hospital que ele mesmo fundou e faleceu em 17 de abril de 1973, aos 66 anos de idade.

 

EDITAL SUSPENSO - ANEXO

-------------------------------------- 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo