Você está aqui: Página Inicial / Em ação conjunta, Vereadoras frutalenses sugerem distribuição de absorventes íntimos para mulheres carentes

Em ação conjunta, Vereadoras frutalenses sugerem distribuição de absorventes íntimos para mulheres carentes

Quatro vereadoras apresentaram uma indicação na qual sugerem ao Executivo a distribuição de absorventes para mulheres que estão passando por dificuldades financeiras durante a pandemia.
Conforme o pedido (que foi assinado por Irma Rezende Rocha, Juliene Sabino da Silva, Maíza Signorelli Nunes e Gislene Maria da Silva), a Secretaria de Assistência Social poderia elaborar um relatório das famílias mais vulneráveis residentes no município para a posterior distribuição.
No documento, elas observam que o tema foi abordado em reportagem do “Fantástico” que destacou que a chamada “pobreza menstrual” é pouco abordada e debatida no Brasil, sendo comum a falta de recursos financeiros para inúmeras mulheres em todo o país que não conseguem comprar produtos de higiene como os absorventes.
As estimativas apontam que as meninas chegam a perder até 45 dias de aula a cada ano letivo por falta de acesso e adquirir absorventes íntimos, o que prejudica o desempenho escolar.
A reportagem mostrou pesquisa realizada pela marca “Sempre Livre”, em 2018 apontando que 19% das mulheres entre 18 e 25 anos não possuem acesso aos absorventes higiênicos devido ao preço elevado do produto, que é considerado um cosmético e não um instrumento básico de higiene.
No entendimento delas, a Prefeitura deveria abraçar a iniciativa, pois consideram a cruel realidade que é a falta de recursos de mulheres e meninas carentes para manter uma boa higiene no período de menstruação.
“Não reconhecer isso é admitir a supressão do princípio da dignidade humana. E, realmente, trata-se de uma questão de higiene, tal como o papel higiênico. Mas, mais do que isso, trata-se de dar dignidade a mulheres e meninas pobres, sem acesso ao produto indispensável mensalmente. E ainda, trata-se de facilitar o acesso de meninas pobres à educação e de mulheres pobres ao mercado de trabalho”, asseguram.

 

EDITAL SUSPENSO - ANEXO

-------------------------------------- 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo