Em indicação, Jarbinhas pede instituição de “Bienal do Lixo”
A Câmara aprovou, na sessão do dia 10, uma indicação do vereador Jarbinhas que pede ao prefeito e Secretaria do Meio Ambiente que seja instituída a “Bienal do lixo” no município de Frutal.
O objetivo é promover a conscientização ambiental e a educação sobre a importância da reciclagem e da gestão de resíduos sólidos. Esta iniciativa visa criar um espaço regular, a ser realizado bienalmente, onde a comunidade possa participar de atividades educativas e culturais relacionadas à temática da reciclagem e sustentabilidade.
Ele destaca que a realização da "Bienal do Lixo" no Município de Frutal trará diversos benefícios. Um deles é a realização de atividades educativas e culturais a fim de promover oficinas e palestras sobre reciclagem, compostagem e outras práticas sustentáveis, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Outro benefício é o engajamento comunitário já que poderá incentivar a participação da comunidade escolar, ONGs, empresas e cidadãos em ações de conscientização ambiental, fortalecendo o senso de comunidade e colaboração.
Jarbinhas destaca ainda que a finalidade é apoiar projetos locais que contribuem para a sustentabilidade ambiental, incentivando a inovação e boas práticas na gestão de resíduos; fomentar a criação de arte e cultura a partir de materiais recicláveis, promovendo a criatividade e a valorização de recursos que seriam descartados; além de divulgar boas práticas e tecnologias inovadoras na gestão de resíduos, trazendo conhecimento e soluções avançadas para o Município.
O autor sugere que a organização da "Bienal do Lixo" deve ser realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com outras secretarias municipais, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e empresas. A programação do evento deverá incluir oficinas, exposições, mostras de filmes, feiras de troca de produtos recicláveis e concursos culturais.