Câmara viabiliza aquisição de aparelho de tomografia
Uma indicação da vereadora Maíza Signorelli Nunes, com participação dos vereadores José Adão da Silva e Edivalder Fernandes da Silva se tornou realidade a partir do dia 20 de julho, quando a Prefeitura de Frutal e a Câmara Municipal promoveram uma ‘live’ para anunciar a compra de um aparelho de tomografia computadorizada para o Hospital Municipal Frei Gabriel. A proposição dos vereadores apontava a necessidade de se desenvolver esforços para adquirir o aparelho para o Hospital Municipal Frei Gabriel, garantindo um diagnóstico médico rápido aos pacientes do SUS.
A justificativa dos vereadores foi que, com o aumento de casos de Covid-19 em todo o mundo, os métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento para a doença mostram que as imagens de tomografia computadorizada do tórax e pulmões tem desempenhado um importante papel, principalmente para diagnosticar pneumonia e fazer o acompanhamento do quadro respiratório.
A parceria envolve o direcionamento de 600 mil reais da Câmara Municipal que foram economizados de seu duodécimo nos últimos meses e a participação da Prefeitura de Frutal para fazer a aquisição de um equipamento de maior capacidade, com valor estimado em um milhão e 200 mil reais.
O presidente da Câmara, Pedro do Nascimento, comentou que o aparelho deverá atender à demanda da saúde pública de Frutal e da microrregião. “Agradeço à maioria dos vereadores, que estiveram juntos conosco participando deste momento. O mais importante é trabalhar para a nossa comunidade e mostrar resultados à nossa população. Eu sempre tive o sonho de ser vereador para poder ajudar a nossa população e, agora que posso, estou feliz por ter essa condição”, comenta.
A prefeita Maria Cecília Marchi Borges lembrou que a parceria com a Câmara já resultou em vários feitos, como o mutirão de cirurgias de catarata, consultas eletivas, construção dos sanitários com acessibilidade, entrega de uma ambulância zero quilômetro para Aparecida de Minas, reforma da Unidade de Apoio à Saúde ‘Sônia Regina Macedo’ e consultórios odontológicos. “Agora, na devolução do duodécimo no valor de 600 mil reais, vamos realizar o sonho do tomógrafo juntamente com a implantação da Unidade de Terapia Intensiva-UTI.
Maiza Signorelli Nunes, que liderou a indicação para a compra do tomógrafo, apontou que recebeu apoio de todos os seus companheiros de Câmara. Ela agradeceu ao presidente e todos os colegas, pois a aquisição vai evitar viagens a cidades vizinhas para o exame. “Essa união entre a Câmara Municipal e a Prefeitura nos traz muita alegria e progresso, pois foi isso que permitiu realizar esse propósito para trazer maior qualidade de vida à população de Frutal.”