Representação aprovada questiona ingresso de Frutal no programa “Valora Minas”
A Câmara de Frutal aprovou uma representação assinada por quatro vereadores destinada ao secretário da Saúde do Estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor.
Na representação – de autoria dos vereadores Maiza Signorelli, Jhonathan Lavador, Zizi e Tõe da Veia –, eles solicitam informações a respeito do novo programa de saúde “Valora Minas”. Os vereadores questionam se o município de Frutal foi agraciado com o programa e, se sim, quanto deverá ser destinado ao município.
Conforme os autores ressaltam, o lançamento da nova Política de Atenção Hospital, pelo governo de Minas foi muito comemorado já que tem o objetivo de aplicar R$ 1 bilhão por ano para custear os serviços prestados pelos hospitais ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os vereadores, esse é um marco histórico e uma das principais conquistas da gestão estadual da saúde em prol do povo mineiro. Através do programa, serão repassados recursos financeiros para os estabelecimentos hospitalares a depender de entregas específicas para a população.
Os recursos são repassados mediante cumprimento de metas de indicadores de qualidade e valor entregue para a população.
“Estamos animados com os benefícios que o programa ‘Valora Minas’ proporcionará a toda população, pois é uma política de atenção hospitalar inovadora que prevê um modelo de gestão em saúde baseado em valor, com melhor distribuição e controle dos recursos públicos. Estamos ansiosos em saber se Frutal será agraciada com esse projeto do governo mineiro”, frisam.
O mesmo requerimento foi destinado ao prefeito Bruno Augusto e à secretária da Saúde, Lamonise Maria Alves Ribeiro, questionando ainda qual será a pactuação para esse novo investimento e qual unidade de saúde será beneficiada com a verba que será repassada.