𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗔𝗟𝗘𝗫 𝗙𝗥𝗘𝗜𝗧𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗤𝗨𝗘𝗥 “𝗙𝗨𝗠𝗔𝗖Ê” 𝗣𝗥Ó𝗣𝗥𝗜𝗢 𝗘𝗠 𝗙𝗥𝗨𝗧𝗔𝗟
Em indicação aprovada na reunião de 11 de abril, o vereador apontou a necessidade de que seja implantada, através da Secretaria Municipal da Saúde e o Núcleo de Controles de Endemias, uma estrutura própria de “FUMACÊ” no Município de Frutal.
O conhecido “Fumacê” é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um veículo que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico (veneno), que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya.
Para o vereador, todos os anos Frutal fica à mercê da Regional de Saúde de Minas Gerais, com sede em Uberaba, para conseguir a liberação da aplicação do FUMACÊ, causando sérios transtornos para a população, e com isso aumenta-se de forma preocupante o registro de casos de Dengue, Zika e Chikungunya no Município, pois a demora da aplicação do FUMACÊ acaba propiciando esse aumento.
Por conta desse descaso das autoridades estaduais com relação à aplicação do FUMACÊ em Frutal, quem sofre as consequências é a população, sendo assim Alex propôs que a Prefeitura possa adquirir veículo e equipamentos necessários para que a cidade possa ter condições de aplicar o FUMACÊ em qualquer época do ano.
Ressalta Alex: “Atualmente o orçamento do Município de Frutal apresenta condições para que seja feito esse tipo de investimento, e desta maneira contamos com a sensibilidade do prefeito para que tal pedido seja atendido.”