𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝘀𝘂𝗴𝗲𝗿𝗲 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿 𝗾𝘂𝗮𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝘃𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de uma indicação destinada à Secretaria da Saúde a respeito das campanhas de vacinação de crianças, jovens e adultos, devido aos diagnósticos preocupantes apresentados pelo Ministério da Saúde.
Ela também sugere a apresentação da caderneta no ato da matrícula escolar, não como fator impeditivo, mas como mais uma possibilidade de orientação aos pais, e reforça que as pessoas devem procurar os postos de saúde para receber a dose reforço da vacina contra Covid 19.
Conforme esclarece a vereadora Irma, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) já estabelece que a vacinação é obrigatória e que a carteirinha é o registro oficial que comprova o cumprimento das vacinações, sendo que a maior parte do calendário é cumprida com criança de até um ano de idade.
Por isso, ao atingir a idade escolar, a criança já deve ter cumprido quase todo o cronograma vacinal, de modo que estará segura contra as principais doenças infectocontagiosas imunizáveis.
Irma conta que houve um relaxamento das pessoas diante da diminuição dos casos de Covid, chegando a uma média de 40% da população que não foi aos postos para completar o esquema básico com duas doses, necessárias para fortalecer o sistema imunológico contra a Covid.
Ela ressalta ainda que a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda que a população complete o esquema de vacinas - que protegem contra essa nova subvariante e outras.
Irma também cobra que o Governo Federal garanta doses suficientes para imunizar todas as crianças de 6 meses a 5 anos, com ou sem comorbidades, um público que ainda enfrenta escassez de imunizantes contra a Covid no País.