Vereadora Maiza propõe criação de unidades do CRAS na Vila Esperança e no Residencial Waldemar Marchi
A iniciativa evitaria o deslocamento de pessoas necessitadas de seus bairros até a sede da Secretaria de Promoção Humana, situada no bairro Nossa Senhora Aparecida.
A vereadora Maiza Signorelli Nunes, através de indicação aprovada na reunião da Câmara de segunda-feira (22), propôs ao prefeito Bruno Augusto a criação de Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, no bairro Vila Esperança e no Residencial Waldemar Marchi, com toda equipe necessária, inclusive assistente social.
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.
“Seria extremamente importante para os referidos bairros periféricos terem unidades do CRAS, pois ele representa a principal estrutura física para a proteção social básica, ofertando serviços, programas e projetos sócio assistenciais, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, prevenindo as situações de risco, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos”, explicou.
Ainda conforme Maiza, a iniciativa evitaria o deslocamento de pessoas necessitadas de seus bairros até a sede da Secretaria de Promoção Humana, situada no bairro Nossa Senhora Aparecida. Com uma maior proximidade, explica a vereadora, os profissionais do CRAS teriam amplo conhecimento sobre as reais necessidades sociais da população a ser atendida.