Notícias
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗩𝗮𝗶𝗻𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗨𝗧𝗜 𝗣𝗲𝗱𝗶𝗮́𝘁𝗿𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗡𝗲𝗼𝗻𝗮𝘁𝗮𝗹 𝗻𝗼 𝗙𝗿𝗲𝗶 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹
A vereadora Lucivaine (Vaininha) fez uma indicação voltada para o Frei Gabriel, pedindo uma UTI Pediátrica e Neonatal com o objetivo de prestar assistência a crianças e suas famílias em situações de emergência e agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida e exigem tratamento imediato.
“Nem sempre os bebês estão doentes. Muitas vezes, eles precisam de uma atenção maior da equipe médica para que possam crescer com qualidade, se tornando aptos a respirar, sugar e deglutir. A UTI Neonatal contará com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. Isso irá promover uma boa qualidade de vida para aquela criança, criando um ambiente protegido para que ela fortaleza as funções em desenvolvimento”, resumiu Vaininha.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮𝗺 𝗼𝗯𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗦𝗼́𝗰𝗶𝗼 𝗜𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗶𝗹
Um grupo de vereadores visitou na manhã de sexta-feira (19), juntamente com o prefeito Bruno Augusto, as obras de ampliação do CASI – Centro de Atendimento Sócio Infantil "Alexandre Rodrigues Borges".
Participaram da visita, os vereadores Edivalder Cheiroso, Zizi, Gislene Maria, Jhonathan Lavador, Tõe da Véia e Maíza Signorelli.
𝗣𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿 𝗲 𝗶𝗻𝘃𝗲𝗻𝘁𝗼𝗿 𝗪𝗮𝗴𝗻𝗲𝗿 𝗚𝘂𝗶𝗱𝗶 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲 𝘁𝗶́𝘁𝘂𝗹𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗮̃𝗼 𝗵𝗼𝗻𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
Em sessão ordinária, na segunda-feira (15), a Câmara de Frutal entregou um título de cidadão honorário para o agricultor Wagner Guidi, residente no distrito de Aparecida de Minas.
Com isso, ele criou a Motoagro, desenvolvendo pulverizadores, adubadeiras, podadeiras entre outros itens que já foram exportados para o México, Bolívia e Taiwan e previsão de expansão para Colômbia, Costa Rica e Vietnã.
Ao todo, Wagner Guidi já desenvolveu 22 projetos e atualmente fabrica mais de 40 maquinários, fornecendo a todos os estados do Brasil. O aumento da demanda tem incentivado também a necessidade por montar uma empresa com espaço maior e de localização mais acessível.
A respeito da homenagem, Wagner ressalta que ficou muito feliz por esse reconhecimento. “Fico agradecido pela população reconhecer nosso trabalho. A gente atende uma necessidade num setor que tem muita carência. É um negócio focado nessas máquinas e que tem dado certo”, salienta.
O presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso, destacou o talento do homenageado Wagner Guidi, que buscou conhecimento e, mesmo sendo um autodidata, realizou grandes conquistas.
“Ele é uma pessoa curiosa e que procurou facilitar a vida das pessoas através dos projetos que desenvolveu. O Wagner tornou mais fácil o trabalho do homem do campo, especialmente dos que atuam na lavoura de abacaxi. Parabéns pelo que ele faz”, conclui Edivalder.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗘𝗱𝗶𝘃𝗮𝗹𝗱𝗲𝗿 𝗖𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀𝗼 𝘀𝘂𝗴𝗲𝗿𝗲 𝗮𝗺𝗽𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗻𝗼 “𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝗿𝗶𝗮𝗻𝗰̧𝗮”
O vereador Edivalder Cheiroso, presidente da Câmara Municipal, sugeriu durante a reunião desta segunda-feira (15) que o prefeito Bruno Augusto organize uma programação especial para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de Outubro. Na proposição, ele defende que a festividade seja realizada em Frutal, nos povoados e no distrito de Aparecida de Minas.
“O Dia das Crianças sempre foi uma data muito especial para os pequenos. Comemorada em 12 de outubro em todo o Brasil, a data surgiu em 1924 e caiu nas graças da população, tornando-se uma espécie de homenagem à criançada e a toda magia presente nessa fase da vida”, justificou.
Edivalder Cheiroso recomenda que no dia sejam realizadas dinâmicas e atrações em comemoração ao Dia da Criança, podendo ser um evento com muitas brincadeiras e distribuição de brinquedos, pipoca, algodão doce, refrigerantes e picolés, proporcionando enorme alegria e um momento único para os pequeninos.
“Temos a certeza de que este será um dia especial de diversão e guloseimas para toda a criançada, bastante aplaudido pelas comunidades citadas”, garantiu o vereador.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼̃𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗹𝗮𝘁𝗲𝗿𝗮𝗹 𝗲 𝘁𝗿𝗲𝘃𝗼 𝗻𝗼 𝗽𝗼𝘃𝗼𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗣𝗿𝗮𝗱𝗼𝗹𝗮̂𝗻𝗱𝗶𝗮
O vereador Rapinha encaminhou ao prefeito Bruno Augusto indicação em que pede a construção de pista lateral e trevo de acesso ao povoado de Pradolândia. A comunidade fica na margem da BR-153, entre a cidade de Frutal e o distrito de Aparecida de Minas.
“Estas providências são necessárias e urgentes, pois visam proporcionar segurança e tranquilidade aos moradores de Pradolândia, considerando que o povoado se situa ao lado de uma movimentada rodovia federal, que traz perigo constante à população”, afirmou.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗶́𝘇𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼 𝗱𝗲 𝗹𝗶𝗺𝗽𝗲𝘇𝗮 𝗱𝗼 𝗛𝗼𝘀𝗽𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗙𝗿𝗲𝗶 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹
A vereadora Maíza Signorelli, através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto e a secretária municipal de Saúde, Patrícia Xavier, cobrou a necessidade de uma inspeção “urgente” no Hospital Frei Gabriel, no que se refere à falta de limpeza adequada das instalações, em especial do setor de internação.
Segundo Maíza, a Administração Municipal deve agir imediatamente. “Pacientes denunciam que os quartos ficam sujos, inclusive os banheiros, que são sempre mal lavados, o que é inadmissível, pois isso pode seguramente acarretar até contaminações aos pacientes já debilitados”, advertiu.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗘𝗱𝗶𝘃𝗮𝗹𝗱𝗲𝗿 𝗖𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀𝗼 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗕𝗶𝗸𝗲 𝗖𝗿𝗼𝘀𝘀
Em indicação aprovada na reunião do dia 15, o presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso, apontou ao prefeito Bruno Augusto a necessidade de que seja construída uma pista no sistema de circuito para o esporte BIKE CROSS, no Estádio Marretão, próximo ao 69º Batalhão de Polícia Militar, no espaço que existe entre a arquibancada do campo e o muro, na Rua João Madaleno Santana.
Edivalder argumentou que o esporte, entendido como ação integrada e complementar ao desenvolvimento humano, é um direito social estabelecido pela Constituição Brasileira, que visa garantir o acesso da população à prática esportiva. A garantia constitucional assegura o dever de se formular políticas públicas direcionadas para a efetivação dessa pauta de ações com fins da vivência do esporte como um direito e um meio de inserção social.
“Assim, o Município tem um papel fundamental à efetivação e fomento das questões do desporto, devendo desenvolver estratégias, realizar e apoiar projetos direcionados ao esporte. E neste contexto, a própria Lei Orgânica do Município, em seu art. 153, dita que é “dever do Município fomentar práticas desportistas como direito de cada um”.”, reforçou o vereador.
𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗼 𝗲𝗻𝘃𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗰𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮̃𝗼 𝗽𝗶𝗽𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗴𝘂𝗮𝗿 𝗿𝘂𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗯𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗲 𝗽𝗼𝘃𝗼𝗮𝗱𝗼𝘀
A necessidade de enviar um caminhão pipa, pelo menos duas vezes por dia, para aguar as ruas dos povoados de Boa Esperança, Garimpo do Bandeira, Pradolândia, Água Santa e Vila Barroso, bem como as ruas do distrito de Aparecida de Minas, do bairro Cidade de Deus e na estrada da Boiadeira, e também nas ruas dos bairros Jardim Brasil, Jardim Progresso e Residencial Plaza, enquanto permanecer este tempo seco, foi o motivo de uma indicação ao prefeito Bruno Augusto apresentada pelo vereador Rapinha e aprovada na reunião do dia 15.
Rapinha justificou: “As ruas dos povoados, distrito e dos bairros citados que ainda não são pavimentadas necessitam ser aguadas, para que seja atenuado o sofrimento dos moradores, que têm grande desconforto causado pelo pó constante neste tempo, o que gera problemas de saúde, principalmente aos idosos e às crianças.”
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗽𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗺𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
Por meio de uma representação ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, aprovada na reunião do dia 15, o vereador Jhonathan Lavador solicitou estudos e providências no sentido de aumentar o efetivo dos policiais militares no município.
Lembrou também que o 69º Batalhão da Polícia Militar Independente, sediado nesta cidade, foi instalado em 10 de janeiro deste ano, passando com essa alteração as forças de segurança nos municípios de Campo Florido, Pirajuba e Conceição das Alagoas, antes ligadas a Uberaba, a estar sob o controle do Batalhão de Frutal, juntando-se a Fronteira, Itapagipe, São Francisco de Sales, Comendador Gomes e Planura.
“Assim, necessário se faz que a Polícia Militar receba um maior efetivo de policiais, além de viaturas e outros equipamentos, investimentos que contribuirão para inibir as ações da criminalidade, fazendo com que possamos efetivamente viver em uma cidade segura, atraindo investimentos e progresso para o nosso Município.”, finalizou Jhonathan.
𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗲 𝗝𝘂𝗹𝗶𝗲𝗻𝗲 𝗦𝗮𝗯𝗶𝗻𝗼 𝗽𝗲𝗱𝗲𝗺 𝟮 𝘃𝗲𝗶́𝗰𝘂𝗹𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝗹𝗲 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝗱𝗲𝗺𝗶𝗮𝘀
Os vereadores Alex Freitas e Juliene Sabino fizeram uma indicação ao prefeito Bruno Augusto para a aquisição ou locação com urgência de pelo menos dois veículos, especialmente para o desenvolvimento das atividades dos agentes de endemias de Frutal, sendo um com carroceria.
Alex apontou que seria interessante que a Prefeitura de Frutal, além de providenciar um automóvel para esse setor, agilizasse também um veículo utilitário, ou seja, com carroceria. “Com a aquisição desses dois veículos, o trabalho dos agentes de endemias em Frutal irá melhorar consideravelmente, beneficiando a população de forma direta.”, frisou o vereador.
“Temos conhecimento das condições de trabalhos desses profissionais, que não são das melhores, sendo estas as suas principais reivindicações. Solicitamos que esses veículos, ora requisitados, estejam em bom estado de conservação, para que os agentes possam realizar o seu trabalho com excelência, considerando a grande importância deste para a população do nosso Município, que é a prevenção de endemias.”, justificou Juliene.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗘𝗱𝗶𝘃𝗮𝗹𝗱𝗲𝗿 𝗖𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼̃𝗲 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗼 𝗮𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗣𝗿𝗮𝗱𝗼𝗹𝗮̂𝗻𝗱𝗶𝗮
O presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso, propôs através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a necessidade de organizar uma festa para comemorar o aniversário do povoado de Pradolândia, também conhecido como “27”.
Edivalder defende ser importante que no dia 1º de setembro seja devidamente organizada uma comemoração, incluindo uma ampla programação de festividades, a serem efetuadas por meio de parceria entre as secretarias municipais de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, bem como as pastas de Assistência Social, Saúde e Educação, além da Polícia Militar.
“Pela Lei nº 6.187, de 8 de abril de 2015, foram instituídas como datas de aniversário dos povoados Garimpo do Bandeira, o dia 17 de março; de Vila Barroso, o dia 12 de maio; de Boa Esperança, o dia 19 de maio; e de Pradolândia, o dia 1º de setembro, ficando também previsto que as semanas em que recaírem os referidos dias constituirá período de celebração cívica e cultural do povoado, ficando estas incluídas no Calendário Anual de Eventos do Município”, explicou.
Para o vereador, a comunidade espera que a Prefeitura, por meio de suas secretarias, incentive a comemoração dessas datas. “Como a próxima data é o dia 1º de setembro, aniversário do povoado de Pradolância, solicitamos que haja a execução de uma programação recheada de atividades esportivas, sociais e culturais, dando a devida importância àquele povoado, que afinal faz parte do nosso Município e contribui para a sua grandeza”, destacou.
𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗯𝗮𝗻𝗰𝗼𝘀 𝗻𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗮𝗰̧𝗮𝘀 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮𝘀, 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗰̧𝗮 𝗱𝗮 𝗔𝗯𝗮𝗱𝗶𝗮
A instalação de mais bancos nas praças públicas de Frutal, principalmente na Praça Nossa Senhora da Abadia, e o conserto ou substituição dos que se encontram danificados. Essa foi a indicação feita pelo vereador Jhonathan Lavador ao prefeito municipal e que teve aprovação unânime dos vereadores na reunião do dia 15.
Jhonathan justificou que estas providências, além de proporcionar uma adequada estética urbanística nas praças, servirá ao lazer de todos os que elas frequentam. E sugeriu ainda que os bancos poderiam ser patrocinados pelo comércio local, servindo de propaganda permanente ao financiador.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮𝗺 𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗮̂𝗺𝗲𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗺𝗼𝗻𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲𝗺 𝗰𝗿𝗲𝗰𝗵𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝘂𝘁𝗮𝗹
Na reunião da Câmara desta segunda-feira (15) foi aprovada uma indicação assinada em conjunto por seis vereadores da Câmara Municipal. Na proposição, eles pedem a instalação de câmeras de monitoramento em todos os Cemei´s – Centros Municipais de Educação Infantil – de Frutal e do distrito de Aparecida de Minas.
“A medida visa garantir maior segurança às creches, e ainda o controle por parte do Poder Público sobre o que ocorre nas mesmas. Além de reclamações sobre a ocorrência de furtos em vários estabelecimentos públicos, é preciso dar mais segurança ao servidor municipal e também às crianças e pais que precisam se utilizar dos Cemei´s”, justificaram.
Para o grupo de vereadores, o investimento é benéfico. “Julgamos que esta é uma providência que não tem um custo muito elevado para o Município e que trará um enorme benefício para essas creches, que trabalham com tão poucos recursos e necessitam garantir a integridade dos seus equipamentos, da instituição e principalmente de seus integrantes”, ressaltaram.
Assinaram a indicação os vereadores Vaininha, Jornalista Alex Freitas, Juliene Sabino, Jarbinhas Despachante, Professora Irma e Juninho do Sindicato.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗶́𝘇𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗿𝗮𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗲𝗿𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗲 𝗥𝗲𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗢𝘇𝗼̂𝗻𝗶𝗼
Foi aprovada por unanimidade na reunião do dia 15 uma indicação da vereadora Maíza Signorelli ao prefeito Bruno Augusto e à secretária de Saúde, Patrícia Xavier, apontando a necessidade de efetuar um estudo sobre a possibilidade da criação de um Centro de Tratamento de Feridas e Reabilitação com Ozônio em Frutal.
Maíza informou que essa técnica já tem confirmada a sua relevância na cicatrização de feridas crônicas, visto que o ozônio demonstrou propriedades antissépticas, acelerando a formação de tecido de granulação e o crescimento de novos vasos sanguíneos, aumentando consequentemente o fluxo sanguíneo no local da lesão.
“A ozonioterapia tem feito bastante sucesso, e outras prefeituras aderiram a esse tratamento, melhorando a qualidade de vida das pessoas que sofrem com feridas crônicas. Seria mais um avanço na saúde pública do nosso Município.”, concluiu a vereadora.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝘃𝗲𝗶́𝗰𝘂𝗹𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗰𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀
A necessidade de se disponibilizar um veículo especialmente para o transporte de pacientes a outras cidades mais distantes, considerando que em ambulância as pessoas, especialmente os idosos, sofrem bastante pelo desconforto e falta de segurança, foi apontada por indicação do vereador Rapinha, aprovada na reunião do dia 15.
“É preciso que haja veículos adequados para esses transportes, considerando que não há nas ambulâncias bancos normais, tampouco segurança adequada, e as pessoas sofrem bastante em viagens de quase 400 km, principalmente os idosos, e outros, como os que fazem uso de marcapasso, devendo mesmo ser proibido levar pacientes dessa forma.”, finalizou Rapinha.
𝗖𝗮̂𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗰𝗶𝗻𝗰𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀 𝗯𝗲𝗻𝗲𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗱𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗼𝘀 𝘀𝗲𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀
A Câmara de Vereadores aprovou na reunião de segunda-feira, dia 8, cinco projetos que beneficiam diferentes setores ou instituições.
Um dos projetos abre crédito adicional especial no orçamento do município no valor de R$ 1.020.000,00e tem por meta permitir o encaminhamento de recursos para entidades e instituições do município.
O presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso, informa que o deputado Arnaldo Silva fez um compromisso de ajudar entidades da cidade; entretanto, os recursos não podem ser repassados diretamente para as beneficiadas, necessitando da intermediação da Prefeitura.
Foram realizadas reuniões como objetivo de resolver a situação e, como foi aprovado pelo Legislativo, em breve, os recursos serão repassados para estas entidades.
𝗣𝗶𝘀𝗼 𝘀𝗮𝗹𝗮𝗿𝗶𝗮𝗹
Em outro projeto aprovado, a Câmara autorizou o reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de Saúde (ACS) e dos agentes de Controle às Endemias (ACE) de Frutal.
Será pago o piso nacional a estes profissionais, sendo que também será efetuado o pagamento retroativo dos meses de maio, junho e julho. Com a aprovação do reajuste, caberá à Administração sancionar a lei e atualizar os valores, beneficiando todos os trabalhadores destas classes.
𝗧𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼
Também foi aprovado um projeto direcionado ao setor de turismo. Tal matéria autoriza o Executivo a abrir crédito adicional no orçamento no valor de R$ 27,4 mil a fim de se destinar ao Fundo Municipal do Turismo e incluir Frutal no circuito turístico do Estado de Minas Gerais.
Por meio do projeto, fica a Secretaria de Turismo autorizada a ingressar oficialmente no circuito de turismo, que é um programa do Estado que incentiva a exploração deste setor nos municípios.
“Além de termos o Rio Grande, Frutal possui 44 cachoeiras cadastras, fato que é desconhecido por muitas pessoas. Temos ainda o setor religioso com a beleza da Igreja Matriz e o turismo da Água Santa. O município tem potencial e precisamos explorar o nosso turismo”, justificou Edivalder.
𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼
No setor da educação, foram aprovados dois projetos, sendo um deles no valor de R$ 718.600,00 para a aquisição de dois ônibus escolares zero quilômetro a fim de suprir a demanda existente atualmente.
O outro – orçado em R$ 564.033,68 – visa a construção de uma quadra poliesportiva no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) “Paula Heitor”, no distrito de Aparecida de Minas. Os recursos virão através de um convênio com o governo para reforma e melhorias destas instituições.
Conforme destaca o presidente da Câmara, Edivalder Cheiroso, a aquisição dos dois veículos proporcionará uma significativa melhora na frota de veículos que fazem o transporte de alunos. “Queremos superar essas dificuldades existentes hoje”, concluiu.
𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗼𝘁𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗻𝗼 𝗯𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗚𝗼𝗶𝗮́𝘀
A necessidade de se instalar pelo menos mais um Totem de Segurança na Av. Goiás, no bairro Nova Goiás foi objeto de indicação feita pelo vereador Jhonathan Lavador, aprovada na reunião do dia 8.
O vereador lembrou que aquela região tem sido alvo da ação de criminosos que ali atuam constantemente, trazendo insegurança e medo aos moradores, necessitando que a Administração Municipal tome alguma providência a respeito, colocando o totem ora requisitado, dando a merecida atenção àquela região, que vem sofrendo com problemas de segurança pública.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗶𝗴𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘃𝗲𝗿𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗹𝗮̂𝗺𝗽𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲𝗶𝗺𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮
O vereador Rapinha teve indicação aprovada na reunião do dia 8 em que pede ao prefeito que determine ao setor competente que designe um servidor para percorrer as ruas de Frutal, do distrito de Aparecida de Minas e dos povoados, para verificar as lâmpadas queimadas nos postes, e que estas sejam devidamente trocadas.
Rapinha lembrou que uma boa iluminação pública é essencial para a segurança da população.
Disse ainda que os frutalenses pagam a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública – COSIP (antiga Taxa de Iluminação Pública), não sendo justo que fiquem sem contar com as lâmpadas acesas nos postes durante o período noturno em suas ruas.
“Com um servidor designado para esta finalidade, julgamos que o setor competente terá plenas condições de efetuar as trocas das lâmpadas queimadas existentes nos logradouros, de maneira célere.”, finalizou o vereador.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗶𝗹𝘂𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗲𝘀 𝗻𝗼 𝗫𝗩 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼
Por unanimidade, foi aprovada uma indicação apresentada pelo vereador Jhonathan Lavador, na qual ele aponta ao prefeito municipal a necessidade de providenciar a iluminação da quadra de esportes “VALTER GASPAR”, localizada na Rua Bias Fortes com a Rua Benedito Valadares, no bairro XV de Novembro.
Jhonathan argumentou que o bairro onde a referida quadra está localizada é bastante populoso e a instalação de iluminação certamente irá agregar maior número de pessoas, devido aos inúmeros jogos que ali são realizados.
“Além da prática esportiva, o espaço físico da quadra "Pimpão", como é popularmente conhecida a Quadra “Valter Gaspar”, poderia ser utilizado no período noturno para festejos de aniversário, confraternizações, jogos, cultos religiosos, palestras educativas, cursos profissionalizantes, enfim atividades que promovam a interação entre os moradores do local.”, justificou o vereador.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝘁𝗼𝗺𝗼́𝗴𝗿𝗮𝗳𝗼 𝗱𝗼 𝗙𝗿𝗲𝗶 𝗚𝗮𝗯𝗿𝗶𝗲𝗹
Um requerimento do vereador Alex Freitas foi aprovado na reunião da Câmara desta semana, em que ele solicita informações ao prefeito a respeito do valor exato depositado pelo governo de Minas Gerais na conta da Prefeitura de Frutal destinado à aquisição de um tomógrafo para o Hospital Frei Gabriel. Outro questionamento é quanto a data em que o valor foi depositado e qual o motivo ainda não foi efetuada a compra do equipamento.
Conforme Alex, este é um dos grandes anseios da população de Frutal, já que irá disponibilizar exames de tomografia, o que considera ser bastante importante. Ele ressalta também que as pessoas têm questionado a respeito do início destes exames e, até o momento, não é possível responder pela falta de informações.
𝗨𝗧𝗜
Em outro requerimento, o vereador Alex Freitas pediu informações quanto o aluguel do tomógrafo. Ele indaga o valor gasto até o momento desde a inauguração da UTI – Unidade de Terapia Intensiva – do Hospital Frei Gabriel.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝗴𝗶𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗻𝘁𝗲 𝗣𝗿𝗲𝘁𝗮
O Legislativo frutalense aprovou uma indicação do vereador Rapinha que pede ao Executivo para determinar ao setor responsável que efetue a manutenção das estradas, pontes, mata-burros e cascalhamento próximo a ponte da região da Ponte Preta.
Segundo Rapinha, estas ações são imprescindíveis para garantir boas condições de tráfego para motoristas e moradores que residem nas proximidades, assim como para o escoamento da produção rural, contribuindo para a economia da região.
“Também o nosso transporte escolar necessita de boas estradas para a segurança dos alunos e professores. Esse pedido se justifica em razão da fragilidade e precariedade da via e do péssimo estado de conservação daquela ponte”, argumentou.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗺 𝗮𝗾𝘂𝗶𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗶𝗿𝘂𝗿𝗴𝗶𝗮
Um requerimento assinado por sete vereadores foi destinado ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações a respeito da aquisição de uma mesa cirúrgica com o kit ortopédico para possibilitar a execução das cirurgias de fêmur, bacias entre outras.
Eles questionam quando será adquirida e se esta aquisição partirá da Prefeitura ou da empresa “Med Life”, bem como se já foi feita uma licitação para essa finalidade.
Os autores argumentam que muitas pessoas – principalmente idosos – precisam destas cirurgias e são obrigadas a se dirigir para outros centros para conseguir tratamento adequado. Porém, como é demorada a lista de espera, isso gera muito sofrimento e desconforto do paciente.
Eles ressaltam ainda que a Câmera já disponibilizou recursos para essa finalidade. Assinaram o documento os vereadores Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante, Vaininha, Gislene Maria, Juliene Sabino, Alex Freitas e Irma Rezende.
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗭𝗶𝘇𝗶 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝘁𝗮𝗽𝗮 𝗯𝘂𝗿𝗮𝗰𝗼 𝗲𝗺 𝗿𝘂𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗜𝗽𝗲̂ 𝗔𝗺𝗮𝗿𝗲𝗹𝗼 𝗜𝗜
O vereador Zizi foi autor de uma indicação na qual ele requer que, enquanto não for feito o recapeamento, que seja realizada uma operação tapa-buracos nas ruas do bairro Ipê Amarelo II e em locais onde ainda não foi tomada essa medida.
De acordo com o vereador, as ruas daquele bairro estão bastante deterioradas, com inúmeros buracos que podem causar acidente ou danos nos veículos, além de colocar em risco a vida das pessoas e outros incômodos.
“Essa medida deve ser concretizada com a máxima urgência, também em outros logradouros onde for necessário para sanar os problemas de empoçamento de água e tráfego nas ruas, já que os buracos tornam os logradouros quase intransitáveis, gerando constantes reclamações pelos transtornos e riscos de acidente”, justificou Zizi.
𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝘀𝘂𝗴𝗲𝗿𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝘀𝗮𝗶𝗼 𝗳𝗼𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮́𝗳𝗶𝗰𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗴𝗲𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗰𝗮𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀
Os vereadores aprovaram uma indicação de autoria da Professora Irma em que ela solicita a criação e execução de um projeto social que poderia ser intitulado “Programa Vidas Bem-Vindas”.
A ideia é que a Prefeitura – através da Secretaria de Assistência Social e apoio da Secretaria de Saúde – crie um projeto que consista em um ensaio fotográfico para mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade, assistidas pelos programas sociais do município e registradas no Cadastro Único.
Irma ressalta que o programa tem cunho social destinado a famílias carentes e que possam participar de forma gratuita. Os ensaios ocorreriam em um estúdio ou em locais da cidade, para registrar para essas mães à espera dos filhos.
Conforme sugestão da autora, as mulheres a serem fotografadas poderiam levar roupas de nenê, acessórios com o nome escolhido e até imagens de exames, para incrementar o ensaio. Também a ideia é que façam uma boa maquiagem, unhas e cabelos arrumados e outros itens essenciais para o dia em que será promovida a beleza da gravidez.
“Acredito que é muito importante fazer o registro da gravidez destas mulheres, podendo proporcionar a elas boas lembranças e estimular o vínculo familiar, além de registrar todo amor e alegria que o momento proporciona. Também é um sonho em que muitas gestantes carentes não têm condições financeiras para custear um ensaio fotográfico. É um momento único na vida delas e que certamente irá elevar a autoestima delas”, disse Irma.
𝗧𝗼̃𝗲 𝗱𝗮 𝗩𝗲́𝗶𝗮 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗹𝗼𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮 𝗿𝘂𝗮 𝗡𝗼𝘃𝗮 𝗣𝗼𝗻𝘁𝗲
O vereador Tõe da Véia teve indicação aprovada na última reunião da Câmara em que pede a instalação, com urgência, de 2 (dois) obstáculos redutores de velocidade, nos moldes estabelecidos pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Rua Nova Ponte, sendo um nas imediações do nº 180 e o outro nas imediações do nº 327.
O vereador ressaltou que uma das causas principais dos acidentes de trânsito, especialmente os mais graves, é o excesso de velocidade praticado por condutores. Com a finalidade de diminuir e minimizar a gravidade dos acidentes que ocorrem nas vias urbanas faz-se necessário o controle dos limites de velocidade.
Assim, é necessário buscar medidas operacionais que possam proporcionar maior segurança ao longo da travessia urbana, devendo estabelecer-se uma redução da velocidade operacional do tráfego, através de dispositivos aferidores de velocidade, ou redutores de velocidade, como lombadas.
“Apresentamos esta proposição, considerando o elevado fluxo de veículos naquela rua, onde cotidianamente são presenciadas imprudências, excesso de velocidade e demais transtornos na via, trazendo riscos de acidentes. Assim, julgamos que esta é medida imperiosa.”, frisou Tõe da Véia.