Notícias
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗠 𝗗𝗔 𝗥𝗘𝗔𝗕𝗘𝗥𝗧𝗨𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗣𝗥𝗢𝗝𝗘𝗧𝗢 𝗩𝗜𝗩𝗘𝗥 𝗕𝗘𝗠
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗜́𝗭𝗔 𝗤𝗨𝗘𝗥 𝗠𝗢𝗡𝗜𝗧𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗡𝗢 𝗧𝗥𝗔𝗡𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗘 𝗗𝗘 𝗖𝗥𝗜𝗔𝗡𝗖̧𝗔𝗦 𝗗𝗜𝗔𝗚𝗡𝗢𝗦𝗧𝗜𝗖𝗔𝗗𝗔𝗦 𝗖𝗢𝗠 𝗔𝗨𝗧𝗜𝗦𝗠𝗢
A vereadora Maíza Signorelli quer monitores para o transporte escolar de crianças diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo, residentes no povoado do Garimpo do Bandeira. O pedido foi feito através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto. Na proposição, aprovada por unanimidade pelos vereadores na reunião de segunda-feira (25), ela justificou a reivindicação.
“Considerando que há crianças com autismo que utilizaram o transporte, algumas mães têm deixado seus afazeres para acompanhar os filhos. O TEA impacta no desenvolvimento da pessoa, podendo interferir na forma como ela percebe o mundo ao redor e interage com os outros, ocasionando desafios de comunicação (verbal ou não) e comportamentais. É essencial que monitores designados para este acompanhamento”.
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗖𝗔𝗠𝗜𝗡𝗛𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗔 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗟𝗜𝗫𝗢
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗘𝗗𝗜𝗩𝗔𝗟𝗗𝗘𝗥 𝗖𝗛𝗘𝗜𝗥𝗢𝗦𝗢 𝗣𝗥𝗢𝗣𝗢̃𝗘 𝗣𝗔𝗦𝗦𝗔𝗥𝗘𝗟𝗔 𝗘𝗟𝗘𝗩𝗔𝗗𝗔 𝗡𝗔 𝗔𝗩𝗘𝗡𝗜𝗗𝗔 𝗘𝗨𝗩𝗔𝗟𝗗𝗢 𝗟𝗢𝗗𝗜
O vereador Edivalder Cheiroso propôs ao prefeito Bruno Augusto, através de indicação aprovada pela Câmara Municipal na segunda-feira (25), a construção de uma passarela elevada com faixa de pedestre no cruzamento da Avenida Euvaldo Lodi com a Rua Silvio Romero, no Centro.
“Devido ao grande fluxo existente no local, em função do Supermercado JB III e da Escola Alonso de Morais, o número de pessoas atravessando a referida avenida é muito intenso, podendo, se não for tomada alguma providência, vir a ocorrerem acidentes”, alertou.
De acordo com Edivalder, a medida visa a diminuição da velocidade dos veículos e proporcionar maior segurança às pessoas que necessitam atravessar o cruzamento. “A travessia elevada com a faixa para pedestres seguramente fará com que os carros parem e obedeçam o trânsito dos pedestres”, ressaltou.
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔 𝗡𝗢𝗠𝗘 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗔 𝗨𝗕𝗦 𝗗𝗢 𝗖𝗛𝗔𝗧𝗔̃𝗢
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗜́𝗭𝗔 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗜𝗡𝗙𝗘𝗖𝗧𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗡𝗢 𝗖𝗧𝗔
A vereadora Maíza Signorelli teve requerimento aprovado na reunião do dia 25 solicitando ao prefeito Bruno Augusto informação se há médico infectologista atendendo no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
Maíza disse que vem sendo questionada a respeito, e que os vereadores necessitam dessa informação para que possam responder aos representados com absoluta segurança.
“O atendimento de um infectologista no CTA é de vital importância,”, frisou a vereadora.
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗦𝗘𝗥𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝗩𝗘𝗜́𝗖𝗨𝗟𝗢𝗦
O vereador Rapinha apontou a necessidade de se determinar que os veículos do pátio da Prefeitura, e todos os outros veículos de uso do poder público municipal, como os da área da saúde, que necessitem de reparo, que sejam consertados. A indicação foi aprovada na reunião de 25 de abril.
Rapinha justificou que muitos veículos de propriedade da Prefeitura estão necessitando urgentemente de reparos, para que possam servir às suas finalidades em benefício da população frutalense.
“Por isso, esperamos que o Executivo Municipal determine esta providência o mais rápido possível, para que esses veículos como: caminhões, ônibus, patrola, retroescavadeira, trator, ambulância e outros, fiquem à disposição dos setores a que pertencem em perfeitas condições de uso.”, ressalta o vereador.
𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗥𝗘𝗖𝗔𝗣𝗘𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝗧𝗥𝗘𝗖𝗛𝗢 𝗗𝗔 𝗥𝗨𝗔 𝗣𝗟𝗔𝗡𝗨𝗥𝗔
O vereador Zizi cobrou, por meio de indicação ao prefeito Bruno Augusto, o recapeamento de trecho da Rua Planura, entre a Rua 21 de abril e a Av. Euvaldo Lodi.
Para o vereador, é necessário que seja promovido o recapeamento ao longo desse trecho apontado, pois os moradores, motoristas e transeuntes têm reclamado incessantemente dos buracos ali existentes.
“As falhas e buracos no asfalto têm trazido inúmeros transtornos e riscos de acidentes a todos.”, ressalta Zizi.
A indicação foi aprovada na reunião do dia 25.
𝗗𝗜𝗣𝗟𝗢𝗠𝗔 𝗛𝗢𝗡𝗢𝗥𝗜́𝗙𝗜𝗖𝗢 “𝗗𝗘𝗦𝗧𝗔𝗤𝗨𝗘 𝗠𝗨𝗟𝗛𝗘𝗥” 𝗘́ 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘𝗚𝗨𝗘 𝗣𝗘𝗟𝗔 𝗖𝗔̂𝗠𝗔𝗥𝗔 𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗜𝗣𝗔𝗟
Em solenidade especial realizada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (25) aconteceu a entrega do Diploma Honorífico “Destaque Mulher”. Ao todo, 13 mulheres foram homenageadas. Duas outras, em razão de viagem e licença saúde, não puderam estar presentes e receberão seus diplomas em outra oportunidade.
O Diploma Honorífico “Destaque Mulher” é concedido pela Câmara Municipal às mulheres que fazem diferença no Município. Cada vereador (a) ficou responsável por indicar uma homenageada, escolhidas entre várias outras mulheres destaques nas mais diversas áreas da comunidade. Um sorteio definiu a área de cada parlamentar.
O Decreto Legislativo Nº 434 de 15 de Março de 2022, foi assinado por todos os vereadores e vereadoras e, obviamente, aprovado por unanimidade. A homenagem tem como referência o Dia Internacional das Mulheres. Confira abaixo, a relação das mulheres homenageadas pela Câmara Municipal, suas respectivas áreas de atuação, assim como os nomes dos (as) autores (as) de cada uma das indicações.
Educação
Patrícia Mara Almeida Garcia
Indicação: Vereador Alexandre Braz
Saúde
Francisca Mara Pereira da Mata
Indicação: Vereador Edivalder Cheiroso
Política
Sonia Soares de Oliveira Vieira
Indicação: Vereador Tõe da Véia
Comunidade
Júlia Roberta Neves
Indicação: Vereador Rapinha
Administração Pública
Regina Carmélia de Oliveira
Indicação: Vereadora Maíza Signorelli
Filantropia
Umbelina Cacilda Souza Silva (Dona Doquinha)
Indicação: Vereador Jarbinhas Despachante
Justiça e Defesa do Direito
Valléria Fonseca Santana
Indicação: Vereador Jhonathan Lavador
Empreendedorismo
Maria Madalena Santana de Lima
Indicação: Professora Irma
Assistência Social
Rosa Maria Veloso Ribeiro
Indicação: Vereadora Gislene
Imprensa
Celly Terezinha de Paula
Indicação: Vereador jornalista Alex Freitas
Religião
Rosângela Freitas de Souza
Indicação: Vereadora Vaininha
Segurança Pública
Lilian Galina Assunção da Silva
Indicação: Vereadora Juliene Sabino
Clubes de Serviço
Gislene Aparecida Ferreira Torres
Indicação: Vereador Zizi
Ensino Superior
Sinara Lacerda Andrade Caloche
Indicação: Vereador Juninho do Sindicato
Família
Maria Ferreira Leonel
Indicação: Vereador Fernando da Quineira
𝗖𝗛𝗘𝗙𝗘 𝗗𝗔 𝗜𝗡𝗦𝗧𝗥𝗨𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗢 𝗧𝗜𝗥𝗢 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗨𝗧𝗜𝗟𝗜𝗭𝗔 𝗔 “𝗧𝗥𝗜𝗕𝗨𝗡𝗔 𝗟𝗜𝗩𝗥𝗘” 𝗗𝗔 𝗖𝗔̂𝗠𝗔𝗥𝗔
A “Tribuna Livre” da Câmara Municipal recebeu nesta semana o 1º sargento de Infantaria do Exército Brasileiro, Marcos Vinícius Rezende da Silva – chefe de instrução do Tiro de Guerra 11-009 de Frutal. Além de falar sobre o Dia do Exército, comemorado no dia 19 de Abril, o militar fez um balanço das atividades do TG, oportunidade em que apresentou projetos em andamento e mencionou planos para o futuro da unidade.
Conforme o sargento Rezende, o Tiro de Guerra de Frutal conta atualmente com 40 atiradores, que, apesar de pouco tempo de formação, estão se destacando no cumprimento do serviço militar obrigatório. “Nossa unidade do Exército Brasileiro é uma escola de cidadania e está formando líderes para o futuro de Frutal”, destacou o instrutor, ao ressaltar que oito deles inclusive foram aprovados no último vestibular da UEMG.
O Tiro de Guerra de Frutal, situado na Rua Augusto de Lima, no Bairro Nossa Senhora do Carmo, é mantido através de convênio firmado entre o Município e a União. O Exército Brasileiro é o responsável pela instrução e fornecimento do material de emprego militar (fardamento e armas, por exemplo). Já Prefeitura mantém as instalações, disponibiliza servidores e providencia a alimentação dos atiradores.
Em discurso, os vereadores demonstraram enorme satisfação com a visita do sargento Rezende. “Nesta segunda-feira (25) tivemos o privilégio de receber o instrutor do Tiro de Guerra, que falou sobre o Dia do Exército e destacou as atividades em andamento. Frutal é uma cidade privilegiada por contar com uma unidade o TG, estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelo atual comandante”, comentou Edivalder Cheiroso, presidente da Câmara Municipal.
Dia do Exército
No dia 19 de abril comemora-se o Dia do Exército. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.
No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.
As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.
Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.
Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.