Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Alex Freitas quer distribuição de ração para lares temporários de cães e gatos

O vereador Alex Freitas elaborou uma indicação na qual requisita a criação de um programa de distribuição gratuita de ração de cães e gatos para os lares temporários existentes em Frutal.
Ele enfatiza que os animais abandonados nas ruas é um problema de saúde pública devido as consequências que podem advir desta situação.
Alex lembra que existem lares temporários que são de pessoas que se dispõem a cuidar de cães e gatos, retirando-os dos logradouros e cuidados destes animais com carinho e dedicação.
“Muitos desses lares chegam a cuidar simultaneamente de até 50 animais, que foram abandonados nas ruas de Frutal. Essas pessoas realizam essa ação de forma voluntária, bancando grandes despesas do próprio bolso, por amor à causa animal, necessitando de ajuda, sendo que estão auxiliando o Poder Público na minimização desse grave problema”, conclui.

Representação aprovada questiona ingresso de Frutal no programa “Valora Minas”

A Câmara de Frutal aprovou uma representação assinada por quatro vereadores destinada ao secretário da Saúde do Estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor.
Na representação – de autoria dos vereadores Maiza Signorelli, Jhonathan Lavador, Zizi e Tõe da Veia –, eles solicitam informações a respeito do novo programa de saúde “Valora Minas”. Os vereadores questionam se o município de Frutal foi agraciado com o programa e, se sim, quanto deverá ser destinado ao município.
Conforme os autores ressaltam, o lançamento da nova Política de Atenção Hospital, pelo governo de Minas foi muito comemorado já que tem o objetivo de aplicar R$ 1 bilhão por ano para custear os serviços prestados pelos hospitais ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os vereadores, esse é um marco histórico e uma das principais conquistas da gestão estadual da saúde em prol do povo mineiro. Através do programa, serão repassados recursos financeiros para os estabelecimentos hospitalares a depender de entregas específicas para a população.
Os recursos são repassados mediante cumprimento de metas de indicadores de qualidade e valor entregue para a população.
“Estamos animados com os benefícios que o programa ‘Valora Minas’ proporcionará a toda população, pois é uma política de atenção hospitalar inovadora que prevê um modelo de gestão em saúde baseado em valor, com melhor distribuição e controle dos recursos públicos. Estamos ansiosos em saber se Frutal será agraciada com esse projeto do governo mineiro”, frisam.
O mesmo requerimento foi destinado ao prefeito Bruno Augusto e à secretária da Saúde, Lamonise Maria Alves Ribeiro, questionando ainda qual será a pactuação para esse novo investimento e qual unidade de saúde será beneficiada com a verba que será repassada.

Por meio de projeto, Alex Freitas pede ajuda para entidades assistenciais

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Alex Freitas em que ele sugere a criação do projeto “Rede Solidária” para beneficiar de forma direta casas de sopa e entidades assistenciais do município, que atuam de forma voluntária servindo refeições para famílias de baixa renda.
Através de um projeto de lei enviado pela Prefeitura ao Legislativo, deverá ser feita uma licitação para fornecer a essas casas e entidades, alimentos como arroz, feijão, verduras, legumes, pão francês, leite, macarrão, extrato de tomate, fubá e outros gêneros alimentícios para a distribuição gratuita às famílias de baixa renda.
Alex destaca a grave crise financeira existente no Brasil e no mundo, o que tem aumentado muito o número de famílias que não têm condições de se manter.
“Por isso, essas entidades assistenciais se tornaram, muitas vezes, a única alternativa para centenas de famílias poderem se alimentar em Frutal. O Projeto Rede Solidária vai poder contribuir com essas entidades no fornecimento de parte dos alimentos necessários para desempenharem o trabalho voluntário”, conclui.

Vereadores Irma e Jarbinhas pedem recursos para construção de campo de futebol no Waldemar Marchi

Os vereadores Irma Rezende Rocha e Jarbinhas Despachante enviaram uma representação ao deputado Newton Cardoso, na qual solicitam a liberação de recursos para a construção de um campo de futebol entre os bairros Waldemar Marchi I e II, onde terá um complexo esportivo proposto pelo Poder Executivo.
Eles enfatizam que a prática regular de esportes e atividades físicas gera benefícios ao corpo, à mente e à saúde das pessoas no dia a dia, além de estar relacionado também com a educação, entretenimento e cultura.
Conforme observam os autores, estas atividades esportivas possuem grande potencial para afastar jovens das drogas e da influência do tráfico, criminalidade e da violência, principalmente entre as comunidades carentes, ao oferecer um espaço que promova uma ocupação favorável do tempo ocioso destes cidadãos.
Irma e Jarbinhas ressaltam que o esporte exerce um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes, ensinando-os a lidar com vitórias e derrotas em grupo, bem como conquistas e fracassos pessoais, contribuindo junto com seus estudos escolares, para o desenvolvimento de noções de perseverança, respeito às autoridades, construção do caráter, integridade e honestidade, coragem e trabalho em equipe, entre outros conhecimentos, valores humanos, colaborando com melhorias ao bem-estar comunitário.
Os autores acrescentam que, além dos treinos e competições, esse campo de futebol poderá servir com espaço de convivência e lazer para a comunidade assistir ao desempenho dos atletas.
“O estímulo à prática de esportes é fator inegável de desenvolvimento cultural, de preservação da saúde e de integração social, e que a construção de um campo de futebol, que fará parte de um complexo esportivo, é ansiosamente aguardada pelos desportistas moradores daqueles bairros periféricos”, argumentam.

Vereador Jarbinhas questiona funcionamento de totens equipados com câmeras pelas ruas da cidade

O vereador Jarbinhas Despachante foi autor de um requerimento em que ele solicita informações sobre a previsão de funcionamento dos totens equipados com câmeras de videomonitoramento em Frutal.
Ele questiona qual o custo total das obras e produtos adquiridos para o devido funcionamento desse sistema. Jarbinhas quer saber ainda se foi feito um estudo técnico para a escolha dos locais em que foram instalados e qual o número total de câmeras instaladas.
O vereador comenta que o objetivo desse sistema de vigilância é proporcionar a ideia de segurança e também servir de modelo social, trabalhando em conjunto com o direito penal na busca de diminuir a criminalidade.
“As câmeras vão auxiliar no combate da violência buscando amenizar os atos criminosos sem ferir os direitos dos cidadãos. Como vereadores, temos dever legal de promover a devida fiscalização das obras e serviços públicos, por isso, estamos respondendo aos questionamentos da população sobre essa demanda”, finaliza.

CÂMARA RECEBE ANTEPROJETO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Frutal recebeu nesta quinta-feira (28), da Prefeitura de Frutal, o AnteProjeto do Código Tributário Municipal. O presidente da casa Edivalder Fernandes (Cheiroso) juntamente com os demais vereadores recepcionaram o prefeito Bruno Augusto na sede do Legislativo para apresentar a proposta de lei .
Durante a reunião, representando o Executivo, o advogado Reinaldo Belli afirmou que o objetivo não é aumentar qualquer despesa, nem instituir renúncia de receita Nova, mas incorporar os benefícios fiscais já existentes.
Os vereadores fizeram vários questionamentos sobre o projeto e avaliaram que muitas reuniões precisarão acontecer para sanar as dúvidas, inclusive audiências públicas deverão ser feitas pela Câmara de Vereadores para que os Edis entendam desta complexa matéria. Eles ainda afirmaram que se for o melhor para a cidade e população, serão favoráveis.

Vereadores querem aquisição de veículo para “fumacê” com verba não utilizada pela Câmara

Os vereadores Jhonathan Lavador, Tõe da Veia, Zizi e Rapinha fizeram uma indicação em que pedem para devolver recursos que não forem utilizados pela Câmara Municipal, a fim de que sejam destinados para a aquisição de um veículo especialmente utilizado para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças perigosas.
A ideia é que o chamado "fumacê" seja feito pelas ruas da cidade de Frutal, do distrito de Aparecida de Minas e dos povoados de Vila Barroso, Boa Esperança, Pradolândia, Água Santa e Garimpo do Bandeira.
Conforme esclarecem os vereadores, as despesas mensais da Câmara são sempre menores do que o valor que a Prefeitura repassa ao Legislativo todo mês. Diante disso, o duodécimo dos recursos correspondentes às dotações orçamentárias que o Poder Legislativo tem direito vem sendo acumulado.
“A população pede esta providência de passar um veículo com fumacê pelas ruas do município seja tomada pela Administração, visando a preservação da saúde pública, pois já há surtos de pernilongos, o que pode gerar uma epidemia de dengue e outras doenças transmitidas por este inseto, igual ou mais perigosas para a saúde pública. É grande importância para a saúde das pessoas”, adverte.

Câmara aprova indicação que cria programa “Frutal Juro Zero”

A Câmara aprovou uma indicação formulada por quatro vereadores em que eles reivindicam a criação de um programa denominado “Frutal Juro Zero”, seguindo o exemplo da cidade de Coromandel-MG.
De acordo com informações dos autores, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Sebrae Minas, associação comercial e Câmara daquela cidade e tem como meta ajudar pequenos negócios afetados economicamente pela pandemia.
Por esta iniciativa, o projeto receberá o prêmio “Cidades Inteligentes 2021”, concedido pelo fórum internacional de Cidades Inteligentes de Minas Gerais e foi escolhido entre mais de 200 ideias apresentadas em todo o Estado, na categoria “Empreendedorismo”.
Segundo os vereadores, as empresas poderão contrair empréstimos bancários de R$ 14 mil a R$ 25 mil, sem juros (que serão custeados pelo município em até 36 meses).
“O município sofreu muito nessa pandemia durante o período de ‘lockdown’. Esse projeto vem para ajudar aqueles que passaram por dificuldades. Esta é uma ação pioneira que seguramente será referência para o empreendedorismo no país, pois tem por objetivo resgatar a capacidade administrativo-financeira dos empreendedores afetados”, concluem.
Assinaram o pedido, os vereadores Zizi, Jhonathan Lavador, Maíza Signorelli e Tõe da Veia.

Vereadores cobram melhorias em escolas para retorno das aulas presenciais

Dez vereadores assinaram uma representação ao deputado estadual Arnaldo Silva e uma indicação ao prefeito Bruno Augusto em que solicitam esforços para a liberação de verbas. A finalidade dos recursos é possibilitar a reforma e a melhoria estrutural de todas as escolas de Frutal, distrito de Aparecida de Minas e povoados de Boa Esperança, Água Santa, Pradolândia, Vila Barroso e Garimpo do Bandeira.
Eles argumentam que as escolas necessitam destas melhorias físicas e de manutenção para permitir um retorno seguro dos alunos. Segundo ele, muitas escolas ainda não oferecem condições adequadas, por falta de mais salas, ventilação, pias para lavar as mãos, aumento nos refeitórios e outras medidas com o objetivo de evitar aglomerações.
“É um momento de reabertura das escolas, especialmente devido aos consideráveis prejuízos ao ensino à distância. A educação precisa ser prioridade da sociedade; por isso, a necessidade de investimentos para o cumprimento dos protocolos”, destacam.
Assinaram o documento, os vereadores Sinomar Borges, Alexandre Braz, Gislene da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbinhas Despachante, Alex Freitas, Maíza Signorelli, Juliene Sabino, Fernando da Quineira e Juninho do Sindicato.

Homenagens para integrantes das equipes de Vacinação contra a Covid em Frutal

A Câmara Municipal de Frutal homenageou durante a reunião de segunda-feira (25), os profissionais da Secretaria de Saúde pelo trabalho de imunização realizado no município e que é considerado referência no Estado. A Moção de Aplauso foi apresentada pelo vereador Alex Freitas e aprovada por unanimidade.
Em nome dos mais de 100 profissionais que foram agraciados com o Diploma, receberam no plenário a homenagem, a secretária municipal de Saúde, Lamonise Ribeiro, a diretora da Vigilância em Saúde, Patrícia Xavier, a enfermeira da UBS “Dr. Sandoval Henrique de Sá”, Jovana Ferreira e a assessora de comunicação da Secretaria, jornalista Zilma de Oliveira.
“Apresentamos essa Moção de Aplauso como forma de reconhecer o trabalho e o esforço incansáveis da equipe da Secretaria de Saúde, que não parou um momento sequer desde o início da vacinação no município. É graças a esta dedicação que o resultado está bastante positivo porque o Ambulatório Covid já está funcionando em escala menor de atendimento assim com o Hospital Frei Gabriel e os números da doença não param de cair. Todo bom trabalho merece ser reconhecido, ele deve ser feito com muito carinho, dedicação porque lida com vidas, é o que temos observado em Frutal! Parabéns a todos!”

Vereadora Irma pede equipamentos de ginástica para CAPS-AD

A vereadora Irma Rezende Rocha expediu representação aos deputados Raul Belém e Arnaldo Silva, solicitando seus esforços para a liberação de equipamentos de ginástica para o CAPS-AD, para utilização dos usuários de drogas que são atendidos pelo órgão.
Ela informa que apesar do espaço não ser muito grande, é possível montar alguns equipamentos que serão de grande utilidade no processo de reabilitação daquelas pessoas, já que estas atividades corporais são terapêuticas e de muita valia no tratamento de usuários de álcool e drogas.
“Estes equipamentos irão contribuir grandemente para a reinserção social destas pessoas. Elas favorecem as relações sociais e a qualidade de vida das pessoas e, ainda, apresentam benefícios como o controle de ansiedade, depressão e auxiliam na redução de danos, permitindo a orientação educacional e social, tanto para o tratamento como para a prevenção do consumo de álcool e drogas ilícitas” conclui.

Vereadores solicitam construção de creche em Aparecida de Minas

Os vereadores Sinomar Borges, Alexandre Braz, Gislene Maria e Juliene Sabino fizeram uma representação ao deputado federal Zé Vitor, solicitando liberação de recursos especialmente para a construção de uma creche no distrito de Aparecida de Minas.
Eles enfatizam que a creche irá beneficiar os filhos e filhas das mulheres carentes do distrito, que trabalham fora e não têm onde deixar as crianças, tampouco condições financeiras de contratarem pessoas para cuidar dos menores, dando-lhes condições de trabalharem de forma tranquila, com seus filhos abrigados em local seguro.

Através de indicações, vereadores sugerem melhorias no Velório Municipal

Os vereadores Fernando da Quineira, Alexandre Braz, Alex Freitas e Zizi apresentaram nesta semana indicações com sugestões para melhorias no Velório Municipal de Frutal. As proposições foram aprovadas por unanimidade na reunião de segunda-feira (25).
Para Fernando, Alexandre e Alex é preciso trocar o piso do Velório. Segundo eles, não há como limpar mais o piso, pois já foram utilizados vários produtos, porém, devido ao estado precário, não se consegue mais surtir efeito positivo, necessitando de ser trocado.
Já o vereador Zizi, que também manifesta preocupação com o local, diz que é preciso arrumar com urgência o teto de gesso do espaço, pois isso proporcionará conforto e melhores condições à população para reverenciar e despedir de seus entes queridos.

Vereador Edivalder quer construção de “Cidade da Criança” como área de lazer

O Legislativo frutalense aprovou uma indicação do vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) – presidente da Câmara Municipal, em que ele pede que seja criada em Frutal uma “Cidade da Criança”.
A ideia é que seja destinado um grande espaço contendo playground grande com vários brinquedos e atividades para as crianças, onde as famílias possam usufruir de momentos de lazer.
“A gente gostaria que fosse construído um espaço com qualidade, destinado ao lazer infantil, onde as famílias possam usufruir de momentos de lazer. Será uma ótima opção com playground e brinquedos para as crianças se divertirem ao ar livre em uma área extensa, se transformando em uma alternativa barata e excelente para os pais levarem seus filhos”, argumenta.

Vereador Juninho do Sindicato reivindica antecipação de pagamento de perueiros

O vereador Juninho do Sindicato apresentou uma indicação na qual pede a antecipação do pagamento dos perueiros como vem ocorrendo com os servidores da Prefeitura.
Ele elogia essa medida adotada pela Administração por demonstrar a preocupação do prefeito para com as necessidades dos funcionários principalmente pelos tempos difíceis de pandemia que a população enfrenta.
Porém, Juninho acredita que os responsáveis pelo transporte escolar do município também merecem atenção, podendo receber seus pagamentos na sexta-feira quando o vencimento cair em fim de semana, beneficiando toda a classe.

Vereador Sinomar quer reparo em rua e troca de tampa de bueiro

Na reunião da Câmara desta semana, o vereador Sinomar Borges fez duas indicações. Em uma deles, ele pede o reparo do asfalto da Rua Belo Horizonte com urgência, já que a pavimentação está bastante deteriorada.
Sinomar relata que é necessário promover serviços de manutenção para evitar transtornos aos moradores e motoristas e maiores danos, considerando que as chuvas podem agravar o problema.
Na outra indicação, ele pede a troca da tampa do bueiro localizado na Rua Quintino Bocaiúva, em frente ao número 217. O vereador conta que a tampa quebrou e precisa ser substituído para evitar acidentes e que acabe por entupir o bueiro.

Vereador Jhonathan Lavador defende podas preventivas em árvores em Frutal

A realização de uma poda preventiva das árvores mais velhas existentes na cidade foi uma indicação feita pelo vereador Jhonathan Lavador que foi aprovada por unanimidade pela Câmara.
Ele comenta que ocorreram quedas de árvores em decorrência de um temporal recente, diante disso acredita que esta é uma medida preventiva para evitar danos materiais e até acidentes. “É preciso que o setor competente da Prefeitura faça uma análise do estado das árvores e faça a poda para evitar os danos”, declara.
Jhonathan foi autor ainda de uma indicação em que pede a troca do braço da luminária do poste situado na Rua Fioravanti Franzi, 425, que foi danificado em virtude de um temporal ocorrido em Frutal. Com a reposição, a iluminação pública não ficará prejudicada.

Vereadora Irma solicita informações sobre castração de animais de rua

A vereadora Irma Rezende elaborou um requerimento ao prefeito e às secretarias de Saúde, de Assistência Social e ao Centro de Zoonoses, em que solicita informações sobre a castração de cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda, cadastradas no Sistema Único.
Ela questiona se após a cirurgia, os animais recebem os cuidados e medicamentos necessários ao pós-operatório e quando e como será desenvolvida a campanha de vacinação para os animais soltos nas ruas.
Irma observa que existe uma lei estadual que estabelece normas para a castração em massa dos animais de rua, visando o controle populacional de cães e gatos.
Ela frisa que a esterilização cirúrgica é a única forma eficiente e segura para diminuir o problema dos animais em situação de risco, negligência ou abandono pelas ruas da cidade, sendo que o número de animais de rua tem crescido muito e eles são vitimados por doenças e maus tratos.
Para a vereadora, é imprescindível que o Centro de Zoonoses estenda a campanha de vacinação para os animais de rua, em regime de urgência.
“Precisamos de ações que promovam a proteção, prevenção, punição a maus-tratos e abandono de animais domésticos. Também são necessárias a identificação e o controle populacional de cães e gatos e a conscientização da sociedade sobre estas questões. A omissão quanto ao cumprimento da lei resulta na superlotação em abrigos de ONGs, de casas de protetores dos animais e nos Centro de Zoonoses”, conclui Irma Rezende.

Vereador Rapinha solicita recapeamento e sinalização de ruas

Através de indicação aprovada nesta semana, o vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) pediu ao Governo Municipal o recapeamento e a sinalização das ruas Campina Verde e Araxá, no bairro Ipê Amarelo. Segundo ele, ambas as vias necessitam de melhorias.
“A Rua Campina Verde está com a pavimentação bastante deteriorada existindo inúmeros buracos, que podem causar acidentes com danos em veículos e riscos às pessoas, além de incômodos diversos, necessitando que seja promovido o seu recapeamento”, explicou.
Já na Rua Araxá – que também necessita de recapeamento, em sua justificativa o vereador Rapinha destaca outro problema: a falta de sinalização. “É preciso instalar com urgência placas de orientação e de advertência, tanto na horizontal como na vertical”, ressaltou.

Vereadora Gislene recomenda contratação de fonoaudióloga

A vereadora Gislene Silva recomendou ao prefeito Bruno Augusto, através de indicação aprovada nesta semana, a necessidade de contratação de mais uma fonoaudióloga para o Setor de Fonoaudiologia, localizado junto à UBS – Unidade Básica de Saúde “Osvaldo Morelli”, no bairro Princesa Isabel.
Segundo Gislene, além de atenderem na unidade de saúde, as profissionais também atuam nas escolas e comunidades rurais do município. “Por conta do afastamento das crianças das escolas, aumentaram os casos de déficit de atenção, hiperatividade, gagueira e distúrbios de fala”, relatou.
“A demanda está alta. Apesar do setor já contar com três profissionais, uma está de licença maternidade. Desde a volta das aulas presenciais, o movimento aumentou de forma significativa e a tendência é que triplique nos próximos dias, por isso apresentamos essa proposição”, ressaltou.

Vereadores pedem a Polícia Civil destinação de médico veterinário para Frutal

Os vereadores Juninho do Sindicato e Tõe da Véia encaminharam nesta semana representação ao Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, delegado Joaquim Francisco Neto e Silva, solicitando que uma das quatro vagas de médico veterinário previstas para o concurso da Polícia Civil seja destinada para Frutal, objetivando atender a cidade e os municípios do pontal do Triângulo Mineiro.
“Com a publicação do Edital de Concurso com vagas para médicos veterinários na Polícia Civil de Minas, julgamos extremamente importante destinar pelo menos uma vaga desse cargo para Frutal, que poderá então contar com um profissional qualificado, verificando crimes como maus-tratos, fraudes em alimentos, entre outras atividades que necessitam de um médico veterinário como perito”, justificaram.

Vereador Jhonathan pede passagem de “veículo fumacê” em locais públicos

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) encaminhou ao prefeito Bruno Augusto indicação solicitando que o “veículo fumacê" seja acionado para circular defronte aos estabelecimentos públicos, com urgência, visando o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças igualmente perigosas.
“Apesar de estarmos todos concentrados na pandemia do Covid-19, não podemos nos esquecer de outras doenças que também causam muitos transtornos”, afirmou.
O vereador Jhonathan ressalta que a dengue, a febre chikungunya e a febre zika trazem também gravíssimas consequências à saúde pública. “São doenças que podem até mesmo causar mortes. Os estabelecimentos públicos estão de uma maneira geral necessitando desta medida”, destacou.

Vereadora Irma questiona sobre alimentação saudável a pacientes do SUS

A vereadora Irma Rezende Rocha elaborou um requerimento destinado ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria de Assistência Social na qual pede informações.
Ela questiona se a Secretaria da Assistência Social tem disponibilizado alimentos recomendados pelos nutricionistas aos pacientes em condições de vulnerabilidade atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e como está sendo feita a distribuição de leite para as famílias carentes, já que é indispensável para o desenvolvimento saudável das crianças.
Irma Rezende também pergunta sobre o atendimento de alguns pacientes em tratamento por obesidade ou outras enfermidades, pois estes têm reclamado que não estão recebendo produtos hortigranjeiros suficientes indicados pelas nutricionistas.
Conforme a vereadora observa, as nutricionistas do SUS promovem práticas alimentares saudáveis e acompanhando doenças relacionadas à alimentação e à nutrição de crianças, jovens e adultos, assistidos pela Secretaria de Assistência Social.
Ela comenta que o objetivo da Secretaria é garantir a proteção social aos cidadãos, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
A vereadora acrescenta ainda que existe a chamada Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional que consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
“A oferta de alimentos deve ser realizada na perspectiva do direito de cidadania e do direito humano à alimentação, princípio estruturante da política de segurança alimentar e nutricional, assegurando o DHAA (Direito Humano à Alimentação Adequada)”, finaliza.

Vereador Sinomar quer reparo em rua e troca de tampa de bueiro

Na reunião da Câmara desta semana, o vereador Sinomar Borges fez duas indicações. Em uma deles, ele pede o reparo do asfalto da Rua Belo Horizonte com urgência, já que a pavimentação está bastante deteriorada.
Sinomar relata que é necessário promover serviços de manutenção para evitar transtornos aos moradores e motoristas e maiores danos, considerando que as chuvas podem agravar o problema.
Na outra indicação, ele pede a troca da tampa do bueiro localizado na Rua Quintino Bocaiúva, em frente ao número 217. O vereador conta que a tampa quebrou e precisa ser substituído para evitar acidentes e que acabe por entupir o bueiro.

Vereador Alexandre Braz solicita tapa buracos e consertos no viaduto da BR-364

Vereador Alexandre Braz solicita tapa buracos e consertos no viaduto da BR-364
A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Alexandre Braz em que solicita uma operação tapa buraco e refazer toda a sinalização horizontal e vertical nas vias de acessos ao viaduto Conrado Heitor de Queiroz, na BR 364.
Ele observa que o asfalto está em estado precário com grandes buracos, o que pode provocar um acidente trágico a qualquer momento.
Alexandre relata que já enviou uma representação ao superintendente regional no Estado de Minas Gerais SER/DNIT, Gustavo Frederico Boerger, e ao responsável pelo escritório regional do DNIT de Minas Gerais, Luiz Gustavo Oliveira Marcacine, e foi notificado por estes representantes que a manutenção do viaduto é de responsabilidade da Prefeitura de Frutal.
Conforme o vereador, há um fluxo enorme e constante de veículos, caminhões e carretas e, por isso, essa precariedade pode resultar em acidentes graves, uma vez que os buracos ficam maiores cada dia que passa.

 

EDITAL SUSPENSO - ANEXO

-------------------------------------- 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo