Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Irma Rezende questiona lei sobre poluição sonora

A Câmara de Frutal aprovou um requerimento de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha destinada a Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura para encaminhar informações ao Legislativo sobre a poluição sonora e ambiental no município.
Na indicação, ela questiona como tem sido a fiscalização do nível sonoro dos carros de propagandas, motos com canos de escapamento adulterados e volume do som abusivo em residências.
Irma indaga ainda como e a quem recorrer para denunciar abusos relacionados a poluição sonora e se a chamada “lei do silêncio” está atingindo os seus objetivos, além da penalidade para quem a infligir.
A vereadora enfatiza o problema de saúde pública que o ruído urbano afeta as pessoas, pois conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde) ocupa o segundo lugar entre os problemas ambientais causadores de doenças no mundo, por gerar estresse, psicose, perda auditiva e problemas de ordem neurológica.
Irma Rocha lembra que, desde 2010, foi instituída a “lei do silêncio” no município com o objetivo de preservar a saúde e sossego público e, assim, melhorar a qualidade de vida da população e o meio ambiente na cidade.
“É preciso conscientizar as pessoas sobre a necessidade do controle de condutas que ocasionem a perturbação do sossego da população por emissão de som, pois há aquelas que não respeitam a tranquilidade dos outros, seja na própria casa, sem se preocupar com os vizinhos, seja abusando na altura do som emitido em veículos e, por isso, há a necessidade de campanhas de conscientização, e de uma efetiva fiscalização e cobrança de multas, se preciso for”, arremata.

Vereadoras frutalenses querem implantação de programa de combate a violência contra a mulher

A Câmara aprovou um pedido assinado por quatro vereadoras de Frutal, na qual solicitam que o município institua o programa de cooperação e o código sinal vermelho contra a violência.
Elas relatam que o código “sinal vermelho” foi instituído como forma de pedido de socorro pelo qual a vítima pode dizer: “sinal vermelho” ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca no centro, na forma de um “X”, feita com caneta, batom, ou outro material acessível, se possível na cor vermelha, a ser mostrada com a mão aberta, para a clara comunicação do pedido.
Ao identificar o pedido, atendentes de repartições públicas ou instituições privadas coletam o nome da vítima, endereço ou telefone e liga para os números de emergência da Polícia Militar (190) ou da Central de Atendimento à Mulher (180).
O projeto institui ao Poder Executivo promover ações junto a órgãos como Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, a fim de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, viabilizando protocolos de assistência e segurança às mulheres a partir do momento que tenha sido efetuado o pedido de socorro.
“Os tempos de pandemia têm evidenciado o problema da violência doméstica com sua intensificação em diversas regiões do Brasil. É nos municípios que as coisas acontecem na prática. As propostas e ações de combate a violência doméstica tem surgido em diversos segmentos sociais no Brasil e em outros países, sendo que em Frutal não temos nos omitido nesta luta”, declaram.
São autoras da indicação, as vereadoras Juliene Sabino da Silva, Irma Rezende Rocha, Gislene Maria da Silva e Maíza Signorelli Nunes.

Vereadores sugerem destinação de recursos para compra de viatura para a Patrulha Rural

Vereadores apresentaram nesta semana uma indicação ao presidente da Câmara Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) em que defendem a necessidade da devolução à Prefeitura dos recursos que não forem utilizados pelo Legislativo, objetivando que estes sejam utilizados para a aquisição de uma viatura policial. O intuito, segundo eles, é viabilizar a compra de um veículo apropriado para estradas de terra visando o reforço da Patrulha Rural de Frutal.
A sugestão foi apresentada em conjunto pelos vereadores Alex Freitas, Alexandre Braz, Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira), Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante), Juliene Sabino da Silva, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Sinomar Borges.
“Para fazer face às despesas administrativas da Câmara Municipal, mensalmente é requisitada ao Executivo a importância de R$ 723.777,87 (Setecentos e vinte e três mil, setecentos e setenta e sete reais e oitenta e sete centavos), referente ao duodécimo dos recursos correspondentes as dotações orçamentárias que o Poder Legislativo tem direito, conforme determina o inciso XXI, do artigo 80 da Lei Orgânica do Município. Acontece que temos ciência de que para as despesas mensais da Câmara não é necessário este valor total, e assim a Casa tem recursos em caixa que não foram utilizados”, escreveram.
Na proposição, os vereadores explicam que com a devolução de parte do duodécimo pela Câmara Municipal, o veículo será adquirido pela Prefeitura e repassado para a Polícia Militar, através da Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública). “A aquisição de uma viatura para reforço da Patrulha Rural de Frutal é extremamente importante. Esperamos contar com a sensibilidade da presidência para a imediata devolução dos recursos excedentes ao Executivo Municipal”, justificaram.

Vereador Zizi cobra retorno dos atendimentos odontológicos

O vereador José Adão da Silva cobrou o retorno dos atendimentos odontológicos no povoado de Vila Barroso (Chatão). O pedido foi feito através de requerimento encaminhado ao Governo Municipal. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (9).
“Algumas pessoas sempre nos questionam a respeito, considerando haver uma grande demanda de pessoas que necessitam deste serviço. Como soubemos que já estão liberados os atendimentos odontológicos, gastaríamos de obter esta informação, para que possamos repassá-la aos moradores”, afirmou.

Vereadora Maíza recomenda Tapa Buracos no bairro Nossa Senhora do Carmo

A vereadora Maíza Signorelli Nunes manifestou ao prefeito Bruno Augusto, através de indicação aprovada na reunião da Câmara de segunda-feira (9), a necessidade de efetuar uma operação tapa buracos nas ruas do bairro Nossa Senhora do Carmo.
“As ruas do citado bairro estão de uma maneira geral necessitando de uma operação tapa buracos, para sanar os problemas de dirigibilidade, fazendo com que os moradores, bem como os motoristas e transeuntes reclamem incessantemente pelos transtornos e riscos de acidentes a todos”, explicou.
Segundo ela, um dos pontos mais críticos esta situado na esquina das ruas Treze de Maio e Belo Horizonte. “O problema no local está aumentando a cada dia. Ali, há um buraco que faz com que quase todos os carros que passam por ali caiam, necessitando que uma medida urgente seja tomada”. destacou.

Vereador Jhonathan pede instalação de lombada na Avenida Rio de Janeiro

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) pediu ao Governo Municipal a instalação de um obstáculo redutor de velocidade, nos moldes estabelecido pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Avenida Rio de Janeiro, em frente ao INSS. “A medida deve ser tomada, devido ao intenso trânsito de veículos que transitam em alta velocidade pelo local, trazendo o risco de acidentes. Esta é uma reivindicação dos moradores, que esperamos seja atendida com urgência”, destacou.

Vereadores reivindicam bomba d’água para o Cemitério de São Mateus

Os vereadores Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) e Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira) encaminharam ao prefeito Bruno Augusto, indicação manifestando a necessidade do Governo Municipal adquirir uma bomba d'água para o Cemitério de São Mateus.
Na proposição, eles também solicitaram a construção de calçada no entorno do local. “São medidas de fácil execução e extremamente necessárias para a comunidade daquela região. Esperamos que o Executivo Municipal determine o atendimento a este nosso pedido ao setor competente”, manifestaram.

Vereador Tõe da Veia solicita replantio de palmeiras em ruas da cidade

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia) em que este solicita o replantio de palmeiras que morreram ao longo dos canteiros centrais da Avenida José de Alencar e da Avenida Lauriston Souza.
Ele sugere que seja feito quando se iniciar o próximo período chuvoso e que também sejam tomados os cuidados de manutenção para que estas cresçam saudáveis embelezando os logradouros.
“Como as avenidas José de Alencar e Lauriston Souza são importantes logradouros da nossa cidade, julgamos que estas merecem receber este cuidado de paisagismo, o que certamente melhorará o seu visual”, justifica ele.
Tõe da Veia relata que diversas pessoas têm cobrado esta providência e cuidado, considerando que a beleza daqueles canteiros centrais depende de uma vegetação, de preferência palmeiras. Porém, ele enfatiza que é fundamental que se providencie a devida manutenção, para que não haja desperdício de dinheiro público.

Vereadores pedem atenção para limpeza no Córrego do Brejinho

A necessidade de limpeza no Córrego do Brejinho, em especial no trecho entre as ruas do Carmo, Silviano Brandão e João Pinheiro e também aos fundos da Escola Municipal Vicente de Paulo, foi apontada em indicação conjunta dos vereadores Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) e Irma Rezende Rocha.
A proposição foi defendida na reunião da Câmara Municipal de Frutal da segunda-feira (9), após os vereadores perceberem que devido à estiagem e ao baixo volume de água no local, o córrego está se tornando um criadouro de pernilongos e mosquito da dengue.
“Devido à estiagem prolongada na região e em nossa cidade, o referido córrego está com sua vazão de água muito menor, praticamente quase seco.
Em virtude disso, ali se formaram pequenas poças com água parada, criando assim um ambiente totalmente propício à proliferação do famigerado Aedes aegypti, o mosquito da dengue e de outras doenças igualmente perigosas, causando imensos transtornos e riscos para os moradores de toda a redondeza”, justificaram na indicação.
Jarbinhas e Irma reforçaram a urgência de ações nesse espaço, com retirada de entulhos e uma limpeza geral de tudo que tem atrapalhado o escoamento natural do córrego, evitando também que, no período das chuvas, tornem-se pontos de alagamento devido à quantidade de sujeira acumulada durante os últimos meses.

Vereadores sugerem ao Executivo análise de projeto de preservação ambiental feito por moradores do Granville Casablanca

Quatro vereadores assinaram uma indicação em que pedem que seja feita uma análise do projeto de reserva verde na APP do Córrego Ribeirão Frutal, desenvolvido pelos moradores do bairro Granville Casablanca.
No projeto, os moradores solicitam a catalogação das espécies, limpeza e policiamento dessa área de preservação ambiental, principalmente ao longo da Rua das Adálias.
Conforme a lei orgânica, o Poder Público deve implantar medidas corretivas e preventivas para recuperação e manutenção dos recursos hídricos; preservar a cobertura vegetal de proteção das encostas, nascentes e cursos d’água, bem como estimular o plantio de árvores às suas margens, inclusive mediante incentivos fiscais.
É função ainda do Poder Executivo, implantar parques naturais; promover programas educativos ao produtor rural quanto ao uso de agrotóxicos e prevenir e controlar a poluição, a erosão, o assoreamento e outras formas de degradação ambiental.
Os vereadores explicam que as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) são locais que sustentam a diversidade biológica e garantem a sustentabilidade da utilização dos recursos naturais, com a intenção ambiental de preservar a paisagem, a biodiversidade, os recursos hídricos, o equilíbrio geológico, favorecer a evolução da flora e fauna, preservar o solo e assegurar o conforto da população humana.
Eles justificam que o projeto busca a rearborização de uma parte da área urbana do município com árvores do bioma da área de transição entre o cerrado e a Mata Atlântica, área que sofreu um acelerado processo de desmatamento devido à expansão urbana e da agropecuária.
Moradores do bairro Granville Casablanca relataram que muitas árvores dessa área foram plantadas por eles próprios, mesmo sabendo ser responsabilidade da Copasa a recuperação da mata ciliar, já que o Ribeirão Frutal é fonte de captação da água para o município.
“É necessário que um biólogo faça a identificação das espécies e que seja colocada uma placa de identificação, pois muitas pessoas não conhecem essas espécies, cada vez menos presentes em nossas formações florestais. É importante que a prefeitura disponibilize um funcionário para fazer uma limpeza periódica e também uma fiscalização para evitar descarte de lixo e de animais mortos bem próximos do leito do Ribeirão Frutal”, destacaram.
Assinaram a indicação os vereadores Irma Rezende Rocha, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) e Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas).

Vereador Rapinha recomenda sinalização dos pontos de ônibus coletivos da cidade

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) apresentou na reunião da Câmara desta segunda-feira (9), indicação recomendando a colocação de placas indicativas em todos os pontos de ônibus da cidade, disponibilizando também nestes locais os trajetos e horários de passagem dos coletivos para que todos tenham conhecimento.
“É necessário que a população tenha real conhecimento dos pontos de ônibus circulares que existem na cidade, e para que isso ocorra é preciso que a Prefeitura coloque mastros com placas indicativas dos pontos, com outras placas contendo os horários e trajetos”, justificou.
Conforme Rapinha, as pessoas têm ficado muito tempo nos pontos de ônibus circular e às vezes este nem passa, causando transtornos e inconformismo aos usuários deste transporte.
“Existindo nos pontos de transporte coletivo os horários devidamente programados, as pessoas terão a exata ciência de quando teriam o seu transporte, facilitando sobremaneira a vida cotidiana dos usuários, principalmente dos idosos, que ficam à espera, às vezes inutilmente”, manifestou.

Vereadores solicitam recursos para ampliar asfaltamento de vias no Jardim Brasil

Vereadores da Câmara de Frutal encaminharam representação ao deputado federal José Vítor solicitando o apoio dele para viabilização de R$ 1,5 milhão para asfaltamento da Avenida Juquinha Pouco, importante via de ligação dos bairros Jardim Brasil e Universe Residence Plaza com a Avenida Juscelino Kubitschek (JK).
O pedido foi feito pelos parlamentares dias após o anúncio de ação conjunta entre o deputado estadual Arnaldo Silva Júnior e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, na liberação de R$1,5 milhão para pavimentação de várias ruas e avenidas do Jarbim Brasil.
No documento, encaminhado ao deputado José Vítor, os vereadores justificaram a importância da destinação de recursos federais para a obra. “Moradores da localidade, principalmente os que ainda convivem com o barro e poeira, aguardam ansiosos pelo asfaltamento destas vias”, afirmaram.
A proposição foi assinada pelos vereadores Sinomar Borges, Alex Freitas, Alexandre Braz, Fernando Barcelos (Quineira), Gislene Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas), Juliene Sabino, Maíza Signorelli Nunes e Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho).

Vereador Edivalder Cheiroso propõe reversão de área para construção de moradias

O vereador Edivalder Fernandes da Silva propôs através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a reversão ao patrimônio público de um terreno localizado entre as ruas Itapagipe, Senador Gomes da Silva e Nova Ponte, no bairro Jardim das Laranjeiras, destinando-a, na sequência, para a construção de um novo conjunto habitacional.

“Trata-se de uma área que foi doada pela Prefeitura para a construção de prédios de apartamentos. No entanto, não foi utilizado todo o terreno ficando uma parte ociosa, já há muitos anos, onde só cresce mato, servindo apenas para acúmulo de lixo e depósito de entulhos”, explicou.

Conforme opina Edivalder, assim que for revertido ao patrimônio público, o terreno poderá ser utilizado para a construção de um conjunto habitacional, auxiliando na diminuição do déficit habitacional que hoje ainda existe na cidade.

Vereador Rapinha solicita esforços para acelerar vacinação contra a Covid

Por meio de representação encaminhada ao governador Romeu Zema, o vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) solicitou esforços para envio de mais doses da vacina contra a Covid-19 para os municípios mineiros, visando que a vacinação efetivamente seja acelerada, a exemplo do Estado de São Paulo. “O cronograma paulista está bem mais avançado”.

“Estamos todos em risco enquanto a população não for vacinada, havendo também a possibilidade real da criação de novas variantes do coronavírus, segundo os especialistas, e ainda, enquanto durar essa pandemia a economia não voltará ao normal, o que vem prejudicando a população como um todo, especialmente os mais pobres”, acrescentou.

No documento, Rapinha diz esperar que Governo de Minas envide esforços no sentido de conseguir acelerar o cronograma da vacinação contra a Covid-19. “É preciso agir para que não haja mais vítimas dessa terrível doença e para que possamos todos retornar a uma vida normal, com empregos e com a economia em estabilidade”, manifestou.

Vereador Jhonathan quer regulamentação de lei que proíbe queimadas em área urbana

O vereador Jhonathan Siqueira Martins apresentou uma indicação na qual ele enfatiza a necessidade de regulamentar a lei que proíbe a realização de queimadas ou incineração nos imóveis públicos ou particulares dentro do perímetro urbano ou logradouros públicos.

Conforme ele destaca, a lei foi criada como medidas de prevenção para evitar que o meio ambiente e a saúde pública sejam afetados. Além dos danos à saúde causados pela fumaça, o fogo pode colocar em risco a segurança das pessoas.

Jhonathan lembra que muitos moradores têm o hábito de limpar terreno e eliminar o lixo acumulado no quintal da casa, por meio das queimadas. Por isso, ele solicita que a lei seja regulamentada e possa ser cumprida.

Na opinião do vereador, o combate às queimadas é uma medida preventiva contra várias doenças e danos ao meio ambiente, pois é prejudicial à fauna, flora e mananciais.

“Nosso objetivo é combater atitudes incoerentes como a limpeza de terrenos e eliminação de lixo doméstico, através de queimadas, que trazem grandes prejuízos ao meio ambiente. Com a lei regulamentada, a Prefeitura poderá fiscalizar e estipular multa aos infratores”, encerra.

Vereador Juninho do Sindicato indaga a respeito de produtos de segurança para retorno às aulas presenciais

O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) pediu o envio de requerimento ao prefeito e a secretária de educação para que respondam a alguns questionamentos.

Ele indaga os motivos pela qual a Prefeitura não arcará com a aquisição dos produtos necessários ao atendimento de protocolos de segurança ao retorno das aulas presenciais que deve ocorrer no mês de agosto.

Conforme relaciona, os itens são tintas para demarcação de chão, fitas para marcar distanciamento, dispenser de álcool, lixeiras com pedal, IPIs de segurança, aventais para cantineiras.

Juninho questiona se os professores da rede municipal de ensino terão que arcar com essas despesas ou solicitar ajuda da população. O vereador conta que chegou ao seu conhecimento que a aquisição destes produtos está sendo solicitada às escolas.

“As escolas não têm condições, haja vista que não possuem verba em caixa, o que normalmente era conseguida por meio de eventos e festividades para angariar recursos e isso não ocorre mais devido a pandemia. Tampouco os professores poderão arcar com essas despesas, nem há condições de solicitar à população, considerando a grave crise na economia. Por isso, gostaríamos de saber qual motivo a Prefeitura não pode arcar com esses gastos necessários à segurança do retorno das aulas presenciais”, conclui.

Vereador Zizi pede explicações à Copasa sobre captação de água no município

Na última reunião da Câmara, foi aprovada uma representação de autoria do vereador José Adão da Silva (Zizi), direcionada à Copasa, na qual solicita informações a respeito do volume de água captado no Ribeirão Frutal, que abastece a cidade.

Ele questiona ainda se há nova captação emergencial executada no córrego Vertente Grande e do poço profundo do Aquífero Guarani.

No requerimento, ele questiona ainda se o total da distribuição de água é suficiente para o abastecimento da população e qual medida será tomada em caráter emergencial se o abastecimento de água não for suficiente.

“Precisamos saber se a Copasa tem trabalhado em investimentos para a implantação e ampliação de novas fontes de produção, considerando que é preciso garantir com segurança o suprimento da demanda de abastecimento da cidade. As pessoas nos cobram a respeito, considerando o momento que sabemos ser de escassez”, justifica.

Vereadora Irma cobra informações sobre municipalização do ensino fundamental

Também de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha um requerimento destinado ao prefeito Bruno Augusto em que solicita que sejam encaminhadas ao Legislativo, informações sobre a municipalização das séries iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais, através do projeto “Mãos Dadas”, do governador Zema.

Irma questiona a participação do prefeito em reuniões para análise e discussão do projeto e qual o posicionamento e adesão que deve partir do Poder Executivo frutalense.

No requerimento, a vereadora questiona se para tomar essa decisão, haverá diálogo com a comunidade escolar e parecer do Ministério Público; além do destino dos servidores efetivos e designados das escolas municipalizadas.

Neste projeto – que teve adesão de 100 dos 850 municípios mineiros –, o governador Zema tem intenção de acelerar o processo de municipalização das escolas estaduais que ofertam turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), atualmente 320 mil alunos nessas séries estão sob responsabilidade do governo estadual. O projeto de lei tem sido muito discutido pelos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em audiências públicas e pelo sindicato dos professores.

Para o projeto ser aprovado, bastará que as prefeituras assinem um termo de adesão, eliminando a necessidade de que um projeto de lei autorizando o ingresso no “Mãos Dadas” seja aprovado pelas câmaras municipais.

O governo também sinaliza com o repasse de R$ 592 milhões para os municípios que aderirem ao projeto investirem na ampliação das salas, construção de novas escolas, reformas e aquisição de mobiliário. Porém, a concretização desse repasse, em 2021 e nos próximos anos, vai depender da “disponibilidade financeira e orçamentária” do orçamento estadual.

Em relação aos professores efetivos, o projeto de lei afirma que os efetivos continuarão com os direitos, garantidos pelo Estado. A grande preocupação é a falta de informações mais esclarecedoras sobre o que vai acontecer com os professores designados, que hoje dão aulas para alunos das séries iniciais das escolas estaduais, citando como exemplo a Escola Geralda Carvalho de Souza, que hoje possui 49 servidores, sendo 10 efetivos e 39 designados.

“O projeto é fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Constituição Federal de 1988, mas cabe ao prefeito tomar essa importante decisão, que esperamos continuar sendo pautada nos princípios da justiça, da transparência e na da busca do bem comum”, finaliza.

Vereador Jarbinhas sugere que Prefeitura forneça cestas básicas a todos servidores municipais

Visando melhorias para o funcionalismo público de Frutal, o vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) sugeriu ao prefeito Bruno Augusto que passe a fornecer, mensalmente, uma cesta básica para cada trabalhador da Prefeitura de Frutal, independente de cargo ou nível salarial. Essa seria uma forma auxiliar na alimentação das famílias dos trabalhadores do município, em especial pelo longo período sem reajuste no ticket alimentação desses trabalhadores.

“Julgamos que esta seria mais uma forma do Executivo auxiliar os esforçados servidores da Prefeitura, nestes tempos difíceis em que ora vivemos, tratando-se, na verdade, de fornecer-lhes um acréscimo no ticket alimentação, considerando o baixo valor deste”, finalizou Jarbinhas.

CONQUISTA - Anunciados R$ 1,5 milhão para asfaltamento de ruas em Frutal

Ação conjunta do deputado estadual Arnaldo Silva Júnior com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, resultou na liberação de R$1,5 milhão para asfaltamento em Frutal. A verba deverá ser destinada para o bairro Jardim Brasil e foi conquistada pelo deputado Arnaldo atendendo a pedido da Câmara de Vereadores de Frutal.
O anúncio do recurso foi feito na tarde desta terça-feira (3) no gabinete da presidência do Senado Federal em reunião entre Arnaldo, o senador Alexandre Silveira (que na ocasião representou o presidente Rodrigo Pacheco) e os vereadores Edivalder Cheiroso, Jarbinhas Despachante, Juliene Sabino, Gislene Silva, Alex Freitas, Zizi, Tõe da Véia e Sinomar Borges, que representaram os 15 parlamentares frutalenses.
Para o presidente da Câmara de Frutal, Edivalder Cheiroso, o anúncio foi de extrema importância para Frutal e para o bairro Jardim Brasil. “Quero agradecer ao deputado Arnaldo, ao senador Rodrigo Pacheco e ao senador Alexandre Silveira por esse grande anúncio. É sem dúvida nenhuma de grande importância para o nosso município”, destacou Cheiroso.
Os recursos são frutos de emendas parlamentares e devem chegar ainda este ano para o município de Frutal, que deverá executar a obra. Também ontem foi sacramentada a destinação de recursos para a implantação do Centro de Telemedicina do hospital Hélio Angotti em Frutal, que deverá atender gratuitamente a população.

Câmara aprova denominação de UBS do povoado de Boa Esperança

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação assinada por dez vereadores que sugere que a Unidade Básica de Saúde do povoado de Boa Esperança, passe a se denominar UBS “Vicente Rocha”.
Esta seria uma homenagem a Moacir Cabral (que era conhecido por Vicente Rocha) por ter prestado relevantes serviços àquela comunidade. Falecido em 2012, ele foi líder de movimentos, destacando-se especialmente na criação da unidade de saúde de Boa Esperança.
De acordo com os autores, durante os anos de vida, Vicente se destacou por sua luta em favor do povoado; por isso, era bastante estimado por todos os moradores, sendo merecedor deste tributo póstumo pretendido.
Os autores da indicação foram Alexandre Braz, Alex Reis de Freitas, Fernando Barcelos, Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo Filho, Juliene Sabino, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior e Sinomar Borges.


Em representação, vereadores propõem construção de escola padrão do FNDE no Jardim do Bosque

Um grupo de vereadores assinou representação em conjunto em que pedem esforços do deputado federal Igor Timo junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – para a construção de uma escola de ensino fundamental em Frutal.
A proposta é construir a escola no bairro Jardim do Bosque, uma vez que lá já existe uma área institucional reservada para abrigar uma nova escola. Pelo projeto padrão, seria uma escola de ensino fundamental, com 12 salas de aula.
“Temos ciência de que, na habilitação para a ação de construção de escolas de educação infantil, podem ser adotados os projetos padrão fornecidos pelo FNDE, cujos parâmetros técnicos de implantação são predefinidos pela autarquia, em consonância com as diretrizes da Secretaria de Educação Básica do MEC. Diante disso, pedimos a interferência e o apoio do parlamentar, para conseguirmos a construção desse estabelecimento escolar em nossa cidade”, ressaltam.
A matéria teve autoria de Alex Freitas, Alexandre Braz, Fernando Barcelos, Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo Filho, Juliene Sabino, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior e Sinomar Borges.

Vereador Edivalder Cheiroso quer aumento no orçamento para área de cultura, esporte e lazer

A Câmara aprovou uma indicação do presidente Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) que sugere que a verba da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Inclusão para o exercício de 2022 seja de 1% do orçamento total do município.
Para ele, é preciso que o Poder Público se comprometa seriamente com o setor esportivo atendendo as necessidades da pasta. Edivalder ressalta que o esporte é reconhecidamente uma prática benéfica ao praticante de qualquer idade, por ocasionar uma boa saúde física e mental.
“O esporte é uma indispensável ferramenta de inclusão social, em que os jovens exercitam não somente o corpo, mas também a mente, obtendo resultados mais expressivos em suas vidas, seja na área profissional, estudantil ou lazer e, assim, melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade como um todo”, finaliza.

Vereador Jarbinhas sugere medidas para evitar impacto da construção de novo presídio em Frutal

O Legislativo aprovou, na última reunião, uma matéria do vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) em que reivindica a intervenção do Poder Executivo junto aos órgãos competentes para a implantação de medidas a fim de evitar o grande impacto social com a instalação de um novo presídio em Frutal.
Segundo ele, para o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, é necessária a tomada de algumas medidas que visam minimizar os impactos sociais causados pela instalação do presídio, que vai desde o aumento da população ‘flutuante’ à necessidade de ampliação do transporte público.
Para Jarbinhas, é preciso ainda determinar uma área verde no entrono do futuro presídio e que seja impedida qualquer tipo de construção civil, evitando proliferações de construções desordenadas e que possam favorecer o aumento da criminalidade na cidade.

Vereadora Gislene tem três pedidos aprovados pela Câmara de Frutal

A vereadora Gislene Maria da Silva apresentou três indicações em que pede melhorias em alguns pontos da cidade, sendo todas as matérias aprovadas pelo Legislativo frutalense.
Em uma delas, Gislene solicita o aumento do canteiro central no final do bairro Nova Goiás, com o objetivo de evitar acidentes na esquina da Rua Pedro Abel de Queiroz com a Avenida Goiás.
Em outra indicação, a vereadora solicita a construção de duas travessias elevadas com faixas de pedestres no cruzamento da Rua Itapagipe com a Avenida Rio de Janeiro.
Segundo ela, esta é uma medida indispensável e urgente que visa a segurança dos pedestres devido ao intenso fluxo de veículos no local, principalmente em horários de pico e fará com que os motoristas obedeçam às leis de trânsito e respeitem a circulação das pessoas.
Na terceira indicação, Gislene requer a construção de uma rotatória e sinalização vertical e horizontal no final da Avenida Brasília, na entrada do bairro Frutal III e outro na Rua Paulo Gomes Miranda.
Conforme explica, essa rotatória é necessária por ser um local de grande fluxo de veículos e bastante perigoso. Ela acredita ainda que a rotatória na rua Paulo Gomes é oportuna por ser saída da cidade e próxima ao viaduto, sendo um local perigoso pela grande movimentação de veículos e pedestres.

 

EDITAL SUSPENSO - ANEXO

-------------------------------------- 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo