Notícias
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Vereador Juninho do Sindicato quer regularização de imóveis por meio de programa municipal
Por indicação do vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato), foi aprovado um pedido ao Executivo no sentido de arcar com os custos decorrentes da regularização dos imóveis das pessoas com menor poder aquisitivo, dentro do Programa Municipal "Regulariza Frutal".
Juninho elogiou a criação do programa já que visa a regularização de imóveis adquiridos irregularmente durante muitos anos, beneficiando pessoas que não têm condições de arcar com as despesas como escrituração e registro.
Para ele, é preciso criar um programa municipal a fim de custear os emolumentos cartorários e propiciar isenção das taxas municipais para a famílias com renda até dois salários mínimos.
“Entendemos que o Município deve arcar com as custas, obviamente dentro da legalidade, fazendo-se um cadastro dessas pessoas, após a devida triagem de suas condições financeiras, que seria, por exemplo, renda familiar de até dois salários mínimos. Esta seria uma grande ação social”, justifica.
Vereadora Juliene pede nova ambulância para transporte de pacientes da hemodiálise
A vereadora Juliene Sabino da Silva fez um pedido para se destinar uma nova ambulância para o transporte dos pacientes que necessitam se submeter a sessões de hemodiálise, em unidade anexo ao Hospital Municipal Frei Gabriel.
Ele ressalta a necessidade deste veículo, tendo em vista que as pessoas que se submetem periodicamente a sessões de hemodiálise vêm sofrendo com o veículo que serve atualmente a este transporte, considerando o estado bastante precário da antiga ambulância.
“Acredito que esta providência amenizaria um pouco o sofrimento das pessoas, que por força de uma implacável doença são obrigadas a se submeterem a permanentes sessões de hemodiálise, tratando-se de uma medida justa e necessária”, arremata.
Vereadora Juliene pede nova ambulância para transporte de pacientes da hemodiálise
A vereadora Juliene Sabino da Silva fez um pedido para se destinar uma nova ambulância para o transporte dos pacientes que necessitam se submeter a sessões de hemodiálise, em unidade anexo ao Hospital Municipal Frei Gabriel.
Ele ressalta a necessidade deste veículo, tendo em vista que as pessoas que se submetem periodicamente a sessões de hemodiálise vêm sofrendo com o veículo que serve atualmente a este transporte, considerando o estado bastante precário da antiga ambulância.
“Acredito que esta providência amenizaria um pouco o sofrimento das pessoas, que por força de uma implacável doença são obrigadas a se submeterem a permanentes sessões de hemodiálise, tratando-se de uma medida justa e necessária”, arremata.
Vereador Rapinha sugere troca de lâmpadas do Parque dos Lagos
A troca de toda a iluminação do Parque dos Lagos Leda Campos Borges por lâmpadas de LED integra indicação apresentada pelo vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) e aprovada na última reunião da Câmara.
Para ele, esta medida é necessária não só por se tratar da melhoria da iluminação como também para oferecer mais segurança à integridade dos usuários, já que é um local bastante frequentado.
Rapinha destaca ainda que as lâmpadas de LED geram mais economia de energia elétrica e possuem menos substâncias agressivas à natureza, além de durarem mais tempo, gerando menos descartes do produto no lixo.
“Devido essas vantagens e eficiência, as lâmpadas de LED acabam sendo uma escolha excelente e um bom investimento, além da parte da segurança das pessoas. Se instaladas, certamente iluminarão bem melhor o nosso belíssimo Parque dos Lagos”, declara.
Vereadora Irma reivindica “kit maternidade” para gestantes em vulnerabilidade social
A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de uma indicação em que reivindica a distribuição de “kits maternidade” para as gestantes em situação de vulnerabilidade social, incluídas no cadastro dos programas sociais do Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
Ela justifica que muitas famílias têm enfrentado dificuldades financeiras, principalmente em razão da pandemia, o que acentuou as desigualdades sociais.
Irma esclarece que a ideia é auxiliar as mães nos primeiros meses com o bebê, podendo o kit ser entregue na própria maternidade onde é feito o parto. Conforme ressalta, esse programa poderá alcançar o objetivo através do apoio e empenho do Cras, Saúde da Mulher e Secretaria de Assistência Social.
O kit descrito por ela contém cueiro, mantas, cobertor, culote, macacão longo e curto, meias, sapatinhos de linha ou de lã, toalha, casaquinho, capuz, fralda descartável ou de tecido, lenço umedecido, pomada anti assadura e uma banheira.
“As crianças são importantes, mas, nos primeiros dias de vida, o bebê está completamente vulnerável. Por isso, o kit é essencial para as gestantes e recém-nascidos, que também precisam de um acompanhamento contínuo de pediatras”, acrescenta.
Vereador Sinomar indica construção de travessia elevada na Marechal Deodoro
O vereador Sinomar Borges indicou, na reunião desta segunda-feira (2), a construção de uma travessia elevada com faixa de pedestres na Avenida Marechal Deodoro, em frente ao Supermercado Cazolli. Ele explica que a rua possui um declive acentuado o que acaba ocorrendo um trânsito de veículos em alta velocidade. Nas proximidades do supermercado, há um intenso movimento de pessoas diariamente e, por isso, deve-se tomar essa providência a fim de garantir a segurança dos pedestres. “A travessia elevada irá diminuir a velocidade dos veículos, amenizando o perigo de acidentes”, justifica.
Vereador Tõe da Veia solicita redutor de velocidade em rua do Francisco Moron
A instalação de dois obstáculos redutores de velocidade com a devida sinalização de alerta na Rua Aldo Aparecido de Souza, próximos aos números 85 e 205, no Residencial Francisco Moron foi uma indicação do vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia).
Ele argumenta que o objetivo é diminuir a alta velocidade com que os condutores de carros e motos transitam pela rua e minimizar problemas futuros de acidentes.
Tõe da Veia ressalta que é preciso que todas as normas sejam observadas como a devida pintura refletiva e placas de alertas para que os motoristas fiquem de sobreaviso e as lombadas sirvam para diminuir a velocidade dos veículos sem causar danos ou acidentes.
Vereadora Maíza cobra cumprimento de lei que garante prioridade médica no atendimento de idosos
Na última sessão da Câmara, a vereadora Maíza Signorelli Nunes solicitou uma representação à promotora de Justiça Daniela Campos de Abreu Serra, que é responsável pelos direitos dos idosos.
Seu pedido é para que o Ministério Público interfira junto a Sociedade Médica de Frutal (SMF) no sentido de fazer cumprir a lei municipal que estabelece a obrigatoriedade do atendimento preferencial a idosos nos consultórios médicos, clínicas e laboratórios da cidade.
A lei de número 6.432 foi criada em 23 de maio de 2019 e enviada à SMF para que fossem tomadas as devidas providências, no sentido de dar ciência à classe médica, entretanto, tal medida não tem sido cumprida.
“São constantes as reclamações de idosos de vários consultórios médicos e clínicas de Frutal que não proporcionam o atendimento prioritário destas pessoas. A lei assegura ainda prioridade especial aos maiores de 80 anos, mesmo em relação aos demais idosos”, conclui.
Vereador Zizi pede calçada em rua dos bairros Frutal II e III e Francisco Moron
O vereador José Adão da Silva (Zizi) foi autor de indicação em que destaca a necessidade de construir com urgência a calçada do lado esquerdo da rua que liga os bairros Frutal II, Francisco Moron e Frutal III, sentido centro-bairro.
Conforme ele explica, os pedestres são obrigados a transitarem na rua, onde é asfalto, sendo que há espaço de construir calçada, do lado esquerdo. A falta desta calçada coloca pessoas em risco de atropelamento, principalmente idosos e crianças que são os mais vulneráveis.
Buraco
O vereador Zizi também pediu providências a respeito de um buraco existente no cruzamento das ruas Cassemiro de Abreu e São Paulo. O vereador conta que o buraco naquela localidade está aberto há muito tempo, prejudicando o trânsito de veículos e colocando em risco as pessoas que por ali transitam, além de causar danos aos veículos.
Vereadora Irma quer divulgação sobre médicos de plantão, especialidades e horários de atendimento
A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha, na qual ela pede para fazer uma divulgação diária nos painéis na recepção ou sala de acesso das unidades básicas de saúde (UBS´s) dos nomes dos médicos, especialidades e horários em que estão atendendo os pacientes.
De acordo com ela, vários munícipes agendam suas consultas e exames nas UBS´s; porém, há casos de emergência em que os pacientes precisam de um atendimento rápido, encaminhando-se inicialmente para as unidades de saúde mais próximas e que pode ocorrer a falta de um médico de plantão ou que não haja senhas disponíveis para a consulta.
“Atravessamos um período de grandes dificuldades, vários munícipes relatam a falta de médicos na UBS, e em algumas aparecem médicos apenas duas vezes por semana”, relata.
Para Irma, ao adotar esse procedimento, a Administração estará dando mais transparência para os usuários da saúde, através das informações fundamentais, além de um atendimento de maior qualidade.
Vereador Juninho do Sindicato reivindica cuidados pediátricos especiais no HFG
O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) reivindicou que seja implantado no Hospital Frei Gabriel e na Divisão de Enfermagem Pediátrica, as unidades assistenciais de saúde como “Pronto Socorro Infantil”, “Clínica Pediátrica” e “Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal”.
Ele esclarece a necessidade destas unidades alegando que as crianças são mais suscetíveis de contraírem doenças contagiosas e se tiverem atendimento em espaços compartilhados com adultos, isso poderá expô-las a um maior risco à saúde.
Conforme explica, a Divisão de Enfermagem Pediátrica deverá ter como foco central o cuidado na criança e sua família, incentivando e valorizando a participação da família na assistência durante todo período de internação, com o objetivo de aliviar o estresse e o sofrimento da criança, advindos da experiência de adoecimento e hospitalização.
“Essa medida teria como objetivo prestar assistência a crianças e suas famílias, em situações de emergência e agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida e exigem tratamento imediato”, encerra.
Vereador Rapinha indica cuidados para Aparecida de Minas e povoados
O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) indicou ao Poder Executivo a designação de garis para efetuar a varrição de ruas no distrito de Aparecida de Minas e povoados, com urgência.
Ele comenta que falta de garis tem gerado insatisfação dos habitantes, principalmente as donas-de-casa, que reclamam da sujeira nas ruas do distrito.
No mesmo documento, ele pediu para desativar a cisterna e ligar a água direto do encanamento, instalando torneiras e que é preciso fazer uma boa limpeza no local e que haja água encanada para isso.
Rapinha também relata o problema de iluminação no cemitério de Aparecida de Minas. Ele explica que essa iluminação deficiente dificulta a realização de sepultamentos no período noturno, o que é feito com o uso de celulares, velas ou lanternas.
“Estamos atendendo a vários pedidos que recebemos de munícipes que deseja sepultar e reverenciar os seus mortos com um mínimo de conforto”, conta.
Na indicação, Rapinha também requer o envio de coletor de lixo e aguar a estrada boiadeira em Aparecida de Minas e a designação de um médico clínico geral para atender os moradores daquele distrito todos os dias.
“Todas estas solicitações são importantes para o nosso distrito, que espera contar com a boa vontade do Executivo Municipal neste sentido”, finaliza.
Vereador Jhonathan Lavador solicita manutenção em ruas do Jardim do Bosque
O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) foi autor de indicação em que pede que sejam tapados os buracos existentes na Rua Chico Xavier, com Rua Quinze, no Jardim do Bosque.
Ele pede urgência máxima neste atendimento, alegando é para sanar os problemas que os buracos têm gerado no trânsito de veículos e pedestres.
Segundo Jhonathan, há muitos buracos naquela localidade e os motoristas e transeuntes reclamam constantemente devido aos transtornos e riscos de acidentes que ocorrem todos os dias.
Presidente Edivalder Cheiroso participa da inauguração do Laboratório de Biologia Molecular da Uemg Frutal
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) inaugurou, na quarta-feira (23), na unidade de Frutal, o primeiro laboratório de biologia molecular público da cidade. A estrutura tem capacidade para diagnóstico da covid-19, em tempo real, e fornecerá testes para os 12 municípios da microrregião. O espaço foi equipado com recursos provenientes de atuação do Ministério Público de Minas Gerais e do Governo de Minas Gerais.
A solenidade de inauguração foi transmitida, ao vivo, às 16h30, pelas redes sociais da Uemg e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a reitora da universidade Lavínia Rosa Rodrigues, o diretor da unidade Allynson Fujita, o prefeito Bruno Augusto, a promotora Daniela Campos, o juiz André Botasso e o presidente da Câmara de Frutal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso).
Os demais vereadores não tiveram presentes, em obediência aos protocolos sanitários que orientam evitarem aglomerações por conta da pandemia. Contudo, eles também reconhecem a importância do laboratório e reafirmam seus compromissos com a unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Laboratório de Biologia Molecular
De acordo com o subcoordenador do laboratório, professor Wellington Silva Gomes, as técnicas que serão utilizadas em Frutal são as mais eficientes para detectar a doença ainda em seu estágio inicial. Os testes para detecção do vírus Sars-Cov-2, causador da covid-19, será feito por meio da técnica “Real time PCR” ou PCR em Tempo Real (RT-PCR) em amostras coletadas pelas unidades de saúde dos municípios.
“Apesar da disponibilidade de testes rápidos, o diagnóstico por meio da RT-PCR é considerado o método mais eficiente para se detectar o vírus no início de sua infecção, contrastando com os testes rápidos que necessitam de um tempo maior para se detectar a infecção,” explica Gomes.
Ainda segundo o professor, o diagnóstico inicial vai auxiliar nas políticas de contenção da pandemia, evitando o avanço da doença. “A detecção precoce do paciente infectado permite a condução deste ao isolamento e, consequentemente, contribui para a redução da transmissão” acrescenta.
Além dos testes diagnósticos para covid-19, há previsão para que o laboratório faça pesquisas para o desenvolvimento e melhorias de protocolos para a extração e detecção do Sars-Cov-2. “Poderemos traçar, ainda, padrões epidemiológicos a partir dos resultados coletados”, complementa o subcoordenador do laboratório.
Outras frentes
Futuramente, a infraestrutura do laboratório será utilizada para o diagnóstico de outras doenças como as arboviroses (dengue, zika, febre amarela, chikungunya e mayaro, por exemplo). Atendendo aos objetivos acadêmicos, o laboratório também será usado para a formação de pesquisadores dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrados e doutorados), além de estágios de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, tais como, ciências agrárias, biológicas e da saúde.
Para o diretor da Unidade Frutal e coordenador do projeto, professor Allynson Takehiro Fujita, “a inauguração do laboratório abre oportunidades de aproximar a universidade da população, com a possibilidade de realização de trabalhos nas áreas de desenvolvimento regional associado ao agronegócio e à área ambiental", observa. Além de estreitar laços com a comunidade local, acrescenta Fujita, a estrutura mostra "que a Uemg trabalha junto com gestores municipais e estaduais na resolução de problemas sociais, tais como o enfrentamento da covid-19” destaca.
Câmara renova convênio para manutenção do sistema de câmeras OCR no Município
A Câmara de Frutal renovou o convênio para manutenção de câmeras de monitoramento com tecnologia OCR (Optical Character Recognition ou Leitores Ópticos de Caracteres), instaladas em vários pontos da cidade. O anúncio foi feito pelo presidente do Legislativo, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso).
Na quinta-feira (24), juntamente com outras autoridades do município, ele participou de uma reunião em que o assunto foi debatido no salão do Juri, do Fórum de Frutal. O encontro foi organizado pelo juiz Gustavo Moreira e contou com representantes da área de segurança pública e da sociedade civil.
A tecnologia OCR é de alta precisão e pode identificar fabricantes, modelos, placas de veículos e outros detalhes que incluam caracteres, mesmo sendo conduzidos em altas velocidades. Esta ferramenta tem contribuído significativamente para reduzir os índices de criminalidade em diversas regiões do país, especialmente em Minas Gerais.
O vereador Edivalder Cheiroso destaca que a instalação das câmeras OCR contribuiu com o trabalho da Segurança Pública em Frutal. “Parcerias como esta são fundamentais para proporcionar segurança à população. O videomonitoramento é uma importante ferramenta que, aliada ao policiamento ostensivo e ao trabalho de inteligência, traz resultados bastante positivos para nossa comunidade”, ressaltou.
Vereador Edivalder Cheiroso indica mão única em trecho de rua no Centro
O vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, indicou a necessidade de que o trânsito da Rua Capitão Felizardo Fontoura, entre a Avenida Euvaldo Lodi e a Rua Castro Alves, passe a ser mão única. “Esta providência deve ser tomada pelo Departamento Municipal de Trânsito, considerando que nesse trecho apontado já houve acidentes, tanto no cruzamento com a Rua Castro Alves, mas principalmente no cruzamento com a Euvaldo Lodi”, relatou.
Cumprimento de lei que impede circulação de ciclistas no Calçadão é defendido pelo vereador Tõe da Véia
O vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) colocou em debate, nesta semana, na Câmara de Frutal, um antigo problema da cidade. O tráfego de veículos, principalmente ciclistas, no Calçadão de Frutal. Através de indicação, encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, ele pediu a designação de guardas para atuarem no local, visando o efetivo cumprimento da Lei nº 5.809, de 18 de maio de 2011.
De acordo com ele, é preciso colocar guarda para fiscalizar e impedir a circulação de bicicletas e veículos similares naquele local. “Julgamos que não é compatível o trânsito de ciclistas com a circulação de pedestres na área do Calçadão, pois isto põe em risco a segurança dos transeuntes”, afirmou.
O vereador lembra que a lei deixa claro o impedimento da entrada, tráfego, estacionamento e a simples passagem de veículos motorizados ou não, incluindo bicicletas no Calçadão, mesmo que apenas empurradas pelos ciclistas. “Na verdade, há muito tempo que muitas pessoas se queixam do incômodo provocado pelo trânsito de bicicletas no Calçadão de nossa cidade”, comentou.
No Calçadão, conforme destaca Tõe da Véia, as pessoas andam distraídas, com atenção nas vitrines das lojas, e os ciclistas – uma boa parte agindo de maneira imprudente e sempre com pressa – acabam atropelando aqueles que fazem suas compras ou mesmo passeiam naquele local.
“Mesmo que empurradas as bicicletas incomodam, pois estas acabam sempre atrapalhando a locomoção dos transeuntes. Também o estacionamento das bicicletas ao longo das guias do Calçadão atrapalha, pois toma às vezes uma grande extensão das calçadas impedindo os transeuntes do acesso das ruas para as lojas”, destacou.
O vereador Tõe da Véia ressalta que a fiscalização do trânsito de bicicletas naquele logradouro vai permitir aos transeuntes maior comodidade e menos riscos de acidentes, lembrando sempre que a finalidade do Calçadão é proporcionar segurança e conforto aos clientes do comércio local, os quais não devem trafegar pelo espaço público com seus veículos, deixando-os fora do perímetro previsto em lei.
Cumprimento de lei que impede circulação de ciclistas no Calçadão é defendido pelo vereador Tõe da Véia
O vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) colocou em debate, nesta semana, na Câmara de Frutal, um antigo problema da cidade. O tráfego de veículos, principalmente ciclistas, no Calçadão de Frutal. Através de indicação, encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, ele pediu a designação de guardas para atuarem no local, visando o efetivo cumprimento da Lei nº 5.809, de 18 de maio de 2011.
De acordo com ele, é preciso colocar guarda para fiscalizar e impedir a circulação de bicicletas e veículos similares naquele local. “Julgamos que não é compatível o trânsito de ciclistas com a circulação de pedestres na área do Calçadão, pois isto põe em risco a segurança dos transeuntes”, afirmou.
O vereador lembra que a lei deixa claro o impedimento da entrada, tráfego, estacionamento e a simples passagem de veículos motorizados ou não, incluindo bicicletas no Calçadão, mesmo que apenas empurradas pelos ciclistas. “Na verdade, há muito tempo que muitas pessoas se queixam do incômodo provocado pelo trânsito de bicicletas no Calçadão de nossa cidade”, comentou.
No Calçadão, conforme destaca Tõe da Véia, as pessoas andam distraídas, com atenção nas vitrines das lojas, e os ciclistas – uma boa parte agindo de maneira imprudente e sempre com pressa – acabam atropelando aqueles que fazem suas compras ou mesmo passeiam naquele local.
“Mesmo que empurradas as bicicletas incomodam, pois estas acabam sempre atrapalhando a locomoção dos transeuntes. Também o estacionamento das bicicletas ao longo das guias do Calçadão atrapalha, pois toma às vezes uma grande extensão das calçadas impedindo os transeuntes do acesso das ruas para as lojas”, destacou.
O vereador Tõe da Véia ressalta que a fiscalização do trânsito de bicicletas naquele logradouro vai permitir aos transeuntes maior comodidade e menos riscos de acidentes, lembrando sempre que a finalidade do Calçadão é proporcionar segurança e conforto aos clientes do comércio local, os quais não devem trafegar pelo espaço público com seus veículos, deixando-os fora do perímetro previsto em lei.
Cumprimento de lei que impede circulação de ciclistas no Calçadão é defendido pelo vereador Tõe da Véia
O vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) colocou em debate, nesta semana, na Câmara de Frutal, um antigo problema da cidade. O tráfego de veículos, principalmente ciclistas, no Calçadão de Frutal. Através de indicação, encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, ele pediu a designação de guardas para atuarem no local, visando o efetivo cumprimento da Lei nº 5.809, de 18 de maio de 2011.
De acordo com ele, é preciso colocar guarda para fiscalizar e impedir a circulação de bicicletas e veículos similares naquele local. “Julgamos que não é compatível o trânsito de ciclistas com a circulação de pedestres na área do Calçadão, pois isto põe em risco a segurança dos transeuntes”, afirmou.
O vereador lembra que a lei deixa claro o impedimento da entrada, tráfego, estacionamento e a simples passagem de veículos motorizados ou não, incluindo bicicletas no Calçadão, mesmo que apenas empurradas pelos ciclistas. “Na verdade, há muito tempo que muitas pessoas se queixam do incômodo provocado pelo trânsito de bicicletas no Calçadão de nossa cidade”, comentou.
No Calçadão, conforme destaca Tõe da Véia, as pessoas andam distraídas, com atenção nas vitrines das lojas, e os ciclistas – uma boa parte agindo de maneira imprudente e sempre com pressa – acabam atropelando aqueles que fazem suas compras ou mesmo passeiam naquele local.
“Mesmo que empurradas as bicicletas incomodam, pois estas acabam sempre atrapalhando a locomoção dos transeuntes. Também o estacionamento das bicicletas ao longo das guias do Calçadão atrapalha, pois toma às vezes uma grande extensão das calçadas impedindo os transeuntes do acesso das ruas para as lojas”, destacou.
O vereador Tõe da Véia ressalta que a fiscalização do trânsito de bicicletas naquele logradouro vai permitir aos transeuntes maior comodidade e menos riscos de acidentes, lembrando sempre que a finalidade do Calçadão é proporcionar segurança e conforto aos clientes do comércio local, os quais não devem trafegar pelo espaço público com seus veículos, deixando-os fora do perímetro previsto em lei.
Vereador Juninho do Sindicato recomenda vacinação dos trabalhadores de indústrias
O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) recomendou a vacinação contra a Covid-19 dos funcionários das usinas Bunge e Cerradão, e da Cervejaria Cidade Imperial, considerando o risco de contaminação a que estes trabalhadores se expõem diariamente. A solicitação foi feita através de indicação, aprovada por unanimidade na segunda-feira (21).
“É preciso incluir esses funcionários das usinas na priorização do plano de imunização contra a Covid-19, a exemplo do que foi feito na cidade de Itapagipe, bem como os da cervejaria, considerando que tais indústrias têm tido um grande número de infectados, e assim, se todos forem devidamente vacinados, seguramente isso contribuirá para cair o índice da pandemia em nosso Município”, afirmou Juninho do Sindicato.
Vereador Alexandre propõe vacinação de instrutores de auto escolas de Frutal
O vereador Alexandre Braz propôs nesta semana, através de indicação encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação dos instrutores e diretores geral e de ensino das auto escolas de Frutal, tendo em vista que os centros de formação de condutores dedicam-se exclusivamente na aprendizagem teórica-técnica e de prática veicular exigida para obtenção do documento de habilitação,
De acordo com ele, a medida se justifica considerando o grave e iminente risco de contágio a que estes profissionais estão submetidos, ao permanecerem em locais fechados ensinando o conteúdo teórico-técnica e o constante contato com inúmeros condutores na prática veicular. Frutal possui 32 profissionais registrados em seus quatro centros de formação de condutores.
“Primeiramente, devemos esclarecer que os centros de formação de condutores apresentam-se como pessoa jurídica exclusivamente constituída e dedicada na formação teórica-técnica e de prática veicular exigida para obtenção do documento de habilitação (Resolução 789/2020 – CONTRAN) e que devido as atividades exercidas deve obrigatoriamente ser organizado como uma instituição de ensino, conforme exigência estabelecida pelo artigo 48, inciso I, da Resolução Federal acima citada”, explicou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais – SIPROCFC/MG, Alessandro Geraldo Dias, é preciso que, em respeito ao principio constitucional da igualdade e isonomia, Frutal reconheça os instrutores de trânsito, bem como dos diretores geral e de ensino, determinando a sua inclusão na categoria de grupo prioritário (trabalhadores educacionais), permitindo sua vacinação juntamente com os demais profissionais da mesma área de atuação.
Vereadora Gislene aponta ruas que necessitam de recapeamento
Através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a vereadora Gislene Maria da Silva apontou ruas que necessitam com urgência de recapeamento. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (21).
Segundo ela, as vias que constam no documento estão entre aquelas com trechos em estado mais crítico. “Moradores, motoristas, transeuntes têm reclamado incessantemente dos buracos, que têm trazido inúmeros transtornos e riscos de acidentes”, justificou.
Confira a seguir, a listagem das ruas indicadas pela vereadora: Rua Tobias Barreto, Rua José Galina, Rua João Lacerda, Rua Bias Fortes, Rua Pedro Rodrigues da Silveira, Rua João Lacerda, Rua Valentim de Queiroz, Rua Orlando Pinto da Cruz e Avenida Goiás.
Vereadora Irma sugere criação do programa “Farmácia em Casa”
A vereadora Irma Rezende Rocha sugeriu a Secretaria Municipal de Saúde, através de indicação aprovada na reunião de segunda-feira (21), a criação do programa "Farmácia em Casa", com a finalidade de levar medicamentos até as residências dos pacientes idosos ou com comorbidades, evitando a ida destes até a unidade de saúde.
“Julgamos que Frutal, a exemplo da cidade de Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas, poderia criar esse programa social, aproximando a saúde da população e promovendo a geração de emprego e renda para os mototaxistas, taxistas ou mesmo motoristas de aplicativos”, afirmou.
Irma diz que como o próprio nome sugere, tal ação social visa levar os medicamentos até as residências das pessoas mais vulneráveis, evitando aglomerações e mantendo o isolamento social, com a entrega dos medicamentos nas residências de pessoas que têm algum tipo de comorbidade ou mais de 60 anos.
“O funcionamento desta farmácia deve iniciar-se dentro da Unidade de Saúde, onde o médico prescreve a receita e o farmacêutico faz o cadastro no sistema, anotando as dosagens e todas as prescrições necessárias, já separando os medicamentos do paciente. Após, os medicamentos deverão ser empacotados, colocados em isopor personalizado com a marca do projeto "Farmácia em Casa" e entregue a pessoa que cuidará da distribuição”, explicou.
De acordo com a vereadora Irma, esta também seria uma forma de garantir uma fonte de renda aos profissionais que atuam na área de transporte de passageiros e mercadorias, que muito sofreram e ainda sofrem por conta da pandemia no novo coronavírus (covid-19), além de proporcionar um grande benefício às pessoas idosas ou que têm alguma comorbidade.
“Evidentemente, trata-se de uma sugestão que poderia ser aperfeiçoada pela Secretaria Municipal da Saúde, a qual sabemos está sempre procurando aprimorar os serviços públicos dessa área em benefício da nossa população”, finalizou.
Vereador Jhonathan Lavador quer travessias elevadas em áreas comerciais
O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) pretende garantir a construção de travessias elevadas com faixa de pedestre em pontos comerciais com grande fluxo de pessoas, visando proporcionar mais segurança aos transeuntes. “Esta medida será bastante oportuna e bem-vinda, pois visa proporcionar uma maior segurança às pessoas que se dirigem aos comércios, onde o movimento diário justifica instalar uma travessia elevada com faixa de pedestre”, relatou.
Vereador Sinomar requer aquisição de ônibus para transporte de universitários
Na segunda-feira (21), o vereador Sinomar Borges foi autor de um pedido de representação junto ao deputado federal Lucas de Vasconcelos Gonzalez, em que pede a liberação de recursos para a aquisição de um ônibus a ser destinado ao transporte dos alunos de Frutal que estudam em São José do Rio Preto.
De acordo com Sinomar, a liberação de um ônibus para o transporte de estudantes universitários a São José do Rio Preto é medida necessária e extremamente importante, haja vista a demanda existente, pois muitas pessoas necessitam de se deslocar até aquela cidade para fazerem um curso superior, sendo necessário que o Poder Público os apoie e incentive.
“Esse veículo deve ser devidamente adequado, visando possibilitar o fácil acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, especialmente os cadeirantes”, encerra.