Notícias
Câmara aprova pedido de revisão da taxa de esgoto no município
Vereadora Irma sugere projetos para ocupação de áreas públicas que atendam a comunidade
Vereador Rapinha cobra limpeza de ruas e substituição de lâmpadas no povoado Pradolândia
Vereadores reivindicam recursos para reforma da Casa de Saúde “Paulo Musa”
Vereador Juninho pede reforma da Creche “Paula Heitor de Assunção”
Vereadores de Frutal reivindicam construção de trevo na BR-153
Vereadora Juliene Sabino recomenda que Prefeitura instale placas que delimitam bairros da cidade
Vereador Edivalder Cheiroso sai em defesa dos transportadores de trabalhadores rurais
Vereadora Maíza quer informações sobre casas de programas sociais em situação irregular
Vereador Jhonathan Lavador defende criação de hortas comunitárias
Vereador Juninho do Sindicato reivindica limpeza em terreno do antigo DER
Vereadores Edivalder Cheiroso e Rapinha buscam informações sobre a farmácia do Centro de Atendimento à Covid
Vereadora Irma Rezende propõe distribuição de kits de higiene bucal e atendimento odontológico para pacientes com Covid-19
Através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a vereadora Irma Rezende Rocha, reivindicou atendimento odontológico para pacientes testados positivo para Covid-19 e a distribuição de kits de higiene bucal para famílias carentes de Frutal. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (10).
Na indicação, além da distribuição de kits de higiene bucal para as famílias em situação de vulnerabilidade, a vereadora Irma pede que alunos das escolas municipais, creches e da Apae, também sejam atendidos, considerando ser essa uma recomendação dos profissionais da área.
Sobre a prestação de atendimento odontológico aos pacientes em condição de tratamento da Covid e pós-Covid, internados ou em acompanhamento domiciliar ou recuperados, a vereadora diz seguir protocolos de cuidados e de higiene oral do Conselho Federal de Odontologia.
Conforme explica Irma, com base em publicação do CFO, o vírus da Covid entra pela via aérea, passa pela cavidade bucal onde tem uma carga viral muito grande e, se não tomar muito cuidado com as bactérias e micro-organismos, acaba indo para o pulmão e provocando uma pneumonia que pode trazer um agravo grande ao paciente e até o óbito. “Com o protocolo de higiene oral, há uma diminuição da quantidade de pneumonias em até 60%”, destacou.
Quanto aos kits de higiene bucal, a vereadora diz que cada um deve conter uma escova de dente, um fio dental, um creme dental com flúor e, se possível, um enxague bucal. “Como não há aulas presenciais, eles podem ser entregues em sistema drive-trhu, organizados pelas escolas, com projetos desenvolvidos pelos professores sobre a importância da higienização oral. A coordenação ficaria por conta da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou.
Vereador Jarbinhas pede abertura de banheiros públicos todos os dias da semana
O vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) destacou por meio de indicação a necessidade de que os sanitários públicos da Praça Nossa Senhora da Abadia fiquem abertos todos os dias da semana e não somente nos dias de feira-livre.
Para ele, é inexplicável que exista o banheiro público, mas que só é aberto aos domingos, não podendo atender a comunidade durante outros dias da semana.
“A gente entende que deve atender as necessidades das pessoas todos os dias e que seja mantido sempre limpo e bem cuidado, através de zeladores. O local é próximo a Prefeitura, Câmara e fórum, além de diversos estabelecimentos comerciais, portanto com grande fluxo de pessoas. Por ser um espaço público, deve ser disponibilizado a todas as pessoas que por ali transitam no dia a dia”, enfatiza.
Vereadora Juliene Sabino quer veículo de apoio para o CREAS
A vereadora Juliene Sabino encaminhou nesta semana indicação ao prefeito Bruno Augusto solicitando a destinação de um veículo para o CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social. Segundo ela, o órgão necessita de um carro de apoio por ser uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
“A unidade do CREAS deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, afirma.
A vereadora Juliene acrescenta que além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no Município, o CREAS também oferece informações, orientação jurídica, auxílio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
O público atendido é formado principalmente por famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras”, explicou.