Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Gislene propõe canal "on-line" exclusivo para agendamento de transporte de pacientes

"Não bastasse o ônus do deslocamento, a aglomeração no centro de agendamento é visível e extremamente perigoso nesses tempos de transmissão da Covid-19"
A vereadora Gislene Maria da Silva apresentou indicação para que a Prefeitura crie um canal "on-line" exclusivo para solicitação de agendamento do transporte de pacientes para consultas e exames nos municípios de referência fora de Frutal. A proposição, defendida e aprovada na noite de ontem no plenário da Câmara, destaca que essa solução visa facilitar a vida de idosos, pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção que, atualmente, precisam se dirigir até à central de agendamento para conseguir garantir o seu transporte.
De acordo com a vereadora Gislene, vários são os motivos para que o agendamento possa ser feito "on-line", com tecnologias acessíveis a praticamente a todos. Entre eles, o fato de obrigar pessoas a se deslocarem pela cidade no momento de Pandemia, gerando aglomerações desnecessárias e colocando em risco os pacientes de se infectarem com a Covid-19.
“Inúmeros pacientes idosos, com dificuldade de locomoção ou com comorbidades, precisam se deslocar para agendar seu transporte para consultas e exames nas referências, fora do município de Frutal. Muitos deles possuem dificuldade de locomoção, inviabilizando seu deslocamento até o centro de agendamento e tendo custos financeiros com esse deslocamento. Não bastasse o ônus do deslocamento, a aglomeração no centro de agendamento é visível e extremamente perigoso nesses tempos de transmissão da Covid-19”, explicou em plenário.
Gislene acrescentou ainda que é preciso que a saúde possa promover essas ações para facilitar e agilizar o acesso dos pacientes a esse serviço, buscando novas ações para prestar serviços de saúde mais humanizado à população.

Vereadora Irma recomenda atenção especial para gestantes durante o período da pandemia

"É preciso ressaltar que as gestantes são grupo de risco, podendo haver casos de internação em UTI, com a necessidade de ventilação mecânica. "
Demostrando preocupação em relação a Covid, a vereadora Irma Rezende Rocha pediu informações ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria Municipal de Saúde. Um requerimento de sua autoria foi aprovado na reunião da Câmara de segunda-feira (15).
No ofício, ela questiona quais os procedimentos estão sendo adotados em Frutal quanto a inclusão de gestantes em programa de atendimento diferenciado, visando a realização de exames para diagnóstico da Covid e suas variantes. Além disso, ela quer saber quais os cuidados aplicados às gestantes, como grupo de risco, em caso de internação hospitalar.
De acordo com a vereadora, o índice de mortalidade no Brasil envolvendo gestantes é considerado elevado e, por isso, as grávidas precisam ter o direito a assistência diferenciada.
“Achamos que são necessários cuidados especiais a serem aplicados às lactantes e também em casos assintomáticos. É preciso ressaltar que as gestantes são grupo de risco, podendo haver casos de internação em UTI, com a necessidade de ventilação mecânica. É preciso garantir a integridade física e psicológica da gestante e da criança”, justifica.

Vereador Jhonathan quer levantamento sobre tratamento precoce para Covid-19

O fornecimento de remédios para o tratamento precoce deste mal é importante e esperamos que a Secretaria Municipal de Saúde atue entrando em contato com cidades que aderiram a este tratamento.
Outro vereador que se mostra preocupado em relação ao vírus da Covid é Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador). Em uma indicação, ele reivindica que seja efetuado um levantamento a respeito do tratamento precoce para a Covid.
Jhonathan solicitou que se entre em contato com as cidades que aderiram a este tratamento para saber se tiveram resultados positivos. E fazer um levantamento técnico e científico a respeito desse tratamento, além de redobrar a fiscalização para com as pessoas que testaram positivo, objetivando que se mantenham em isolamento.
“O fornecimento de remédios para o tratamento precoce deste mal é importante e esperamos que a Secretaria Municipal de Saúde atue entrando em contato com cidades que aderiram a este tratamento, para saber se tiveram resultados positivos, bem como que efetue um levantamento técnico e científico a respeito desse tratamento”, frisam.
“Também – acrescenta – é preciso que o isolamento social das pessoas que testaram positivo não seja descumprido, pois isso aumenta o risco de transmissão para outras pessoas. Não se pode infringir as determinações do Poder Público e somente com uma fiscalização rigorosa isso pode ser coibido”.

Vereadores propõem regularização fundiária para o município de Frutal

A indicação aponta a necessidade da Prefeitura realizar a regularização fundiária do município de Frutal
Indicação do vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante), que também contou assinatura e apoio do vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato), aponta a necessidade da Prefeitura realizar a regularização fundiária do município de Frutal, proporcionando aos moradores maior segurança jurídica na posse e propriedade de seus imóveis.
Segundo eles, a regularização trata-se de processo de dar legalidade aos terrenos irregulares, situação que tem sido constatada por todo o município. “A regularização transforma as áreas até então irregulares em áreas legalizadas, garantindo o direito social à moradia, acesso a serviços públicos e ainda proporcionando cidadania e qualidade de vida a população beneficiada”.
Os vereadores Jarbinhas e Juninho apontam que são muitos os casos de pessoas que procuram a Prefeitura e a Câmara Municipal para regularizarem a situação de seus terrenos. Muitos já têm benfeitorias e imóveis construídos nessas áreas e correm risco de não conseguirem repassar aos filhos e netos pela falta de uma lei municipal que garanta a propriedade desse patrimônio.
“Além disso, temos muitas outras vantagens e benefícios na regularização, como dar segurança jurídica do imóvel e proteção contra despejos, serviços públicos, comprovação de endereço, possibilita acesso a financiamentos de melhorias desses imóveis, além de garantir acesso à água, luz, educação e saneamento básico, necessários para uma vida digna”, acrescentam.
A indicação foi aprovada por unanimidade na noite de segunda-feira (15), durante a reunião ordinária da Câmara de Frutal.

Vereadores cobram acertos trabalhistas de ex-colaboradores do Hospital Frei Gabriel

Conforme relatam os vereadores, deste que o Ibrapp – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – assumiu a direção do hospital, foram exonerados servidores e alguns depois acabaram recontratados.
Por meio de requerimento assinado em conjunto, os vereadores Alexandre José Braz, Alex Freitas e Juliene Sabino solicitam ao prefeito Bruno Augusto algumas informações a respeito do Hospital Frei Gabriel.
No documento, eles questionam qual a situação atual do processo dos colaboradores do HFG que aguardam o acerto trabalhista, desde que ocorreu a terceirização da instituição. Também perguntam quando e como a Prefeitura pretende resolver o impasse.
Conforme relatam os vereadores, deste que o Ibrapp – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – assumiu a direção do hospital, foram exonerados servidores e alguns depois acabaram recontratados. Porém, quem não teve o contrato renovado não teria recebido seus acertos trabalhistas até a presente data.
“Julgamos que é uma falta de respeito para com essas pessoas e não pode cair no esquecimento. Diante disso, gostaríamos de saber qual a condição atual dessa situação e quais as medidas que o município está tomando, pois é inconcebível que ainda estas pessoas estejam no aguardo do acerto de seus direitos”, manifestaram.

Vereadora Maiza pede criação de núcleo para crianças com dificuldade de aprendizagem

“Hoje não há um núcleo público de atendimento a essas crianças e adolescentes com necessidades especiais, e não podemos deixá-las sem cuidados."
A vereadora Maiza Signorelli Nunes solicitou, por meio de uma indicação, a criação de um núcleo composto por profissionais multidisciplinares como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, para tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldade na aprendizagem, Dislexia, Disgrafia, Discalculia, TDAH (Transtorno de Atenção e Hiperatividade), deficiência intelectual leve, distúrbio especifico de linguagem e Hiperatividade.
Maiza explica que atualmente essas crianças e adolescentes não encontram amparo para tratamento e acompanhamento de acordo com suas necessidades, haja vista que a APAE atende somente casos de deficiência intelectual moderada e grave. “Hoje não há um núcleo público de atendimento a essas crianças e adolescentes com necessidades especiais, e não podemos deixá-las sem cuidados. Então, estamos propondo esta medida para garantir a dignidade e o direito de acesso ao tratamento adequado às necessidades especiais de cada indivíduo”, declara.

Vereador Juninho do Sindicato parabeniza prefeito Bruno pela iniciativa em ceder o Marretão para a Guarda Mirim

Realmente aquele espaço estava abandonado e precisando de uma destinação adequada. A Guarda Mirim poderá, com apoio de todos, proporcionar uma nova vida ao estádio.
A notícia de que o Estádio do Marretão será cedido para responsabilidade da Guarda Mirim de Frutal foi elogiada pelo vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato). Ele, que no início do ano esteve no estádio para registrar as péssimas condições em que aquele espaço se encontrava, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa, que pode recuperar a estrutura física para se tornar um centro de lazer para a população, além de instruir os jovens da GM.
“Realmente aquele espaço estava abandonado e precisando de uma destinação adequada. A Guarda Mirim poderá, com apoio de todos, proporcionar uma nova vida ao estádio. Ali poderão ser realizadas estruturações para pista de caminhada, centros de lazer e esporte, como já adiantado pela equipe da Guarda Mirim. E os jovens aprendizes terão um espaço para instrução e prática de atividades físicas. Sabemos que há muito o que fazer ali, mas tenho certeza de que num futuro próximo os frutos serão colhidos”, destaca.
Juninho do Sindicato aponta ainda que o fato do estádio estar em uma situação muito crítica demandará investimentos e recursos em reformas. Praticamente toda fiação do local já foi furtada, além de várias outras depredações visíveis no local. No entanto, aponta que com a administração da Guarda Mirim será possível a viabilização de recursos, seja estaduais ou federais, além de campanhas de arrecadação e mobilização para que o local possa estar em plenas condições de funcionamento.
“Agora vamos esperar o projeto de lei chegar à Câmara Municipal para que possamos ver as condições dessa cessão do espaço. Mas já adianto que sou favorável à iniciativa e que vamos dar todo apoio para que isso se efetive”, concluiu.

Vereador Sinomar Borges recomenda sanitização de espaços públicos

Em Frutal precisamos tomar medidas para que a situação não chegue a um ponto crítico.
O vereador Sinomar Borges, através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, recomenda que a Prefeitura promova a desinfecção interna e externa dos prédios públicos municipais, principalmente o Hospital Frei Gabriel e Unidades Básicas de Saúde, além de locais com grande presença de pessoas, como o calçadão, bancos e supermercados. “É de conhecimento de todos que o Brasil vive atualmente o pior momento da pandemia do novo coronavírus. E em Frutal precisamos tomar medidas para que a situação não chegue a um ponto crítico. Esse trabalho de desinfecção visa justamente combater e prevenir a disseminação do vírus em nosso município, para que não seja preciso haver aqui a adoção da medida drástica de um lockdown (suspensão de todas atividades)”, explicou.

Câmara e Prefeitura firmam parceria para conclusão da UTI do Hospital Frei Gabriel

Em reunião na tarde desta segunda-feira (15), vereadores comunicaram ao prefeito Bruno Augusto que a Câmara vai repassar R$ 518 mil à Prefeitura para concluir a UTI do Hospital Frei Gabriel. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva.
Conforme a Administração Municipal, as obras de adequações no prédio da Unidade de Terapia Intensiva serão iniciadas amanhã e a previsão é que entre 30 a 40 dias a UTI de Frutal esteja em funcionamento.
O prefeito Bruno Augusto fez questão de agradecer os vereadores pela parceria em favor da população. "Ainda essa semana irei visitar os municípios vizinhos e apresentar a proposta da criação do consórcio regional de saúde. Vamos todos nos unir em favor do desenvolvimento e melhorias na saúde"

Vereadores se reuniram, no gabinete do prefeito Bruno Augusto

Vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram, no gabinete do prefeito Bruno Augusto, para discutir medidas que serão tomadas visando proporcionar atendimento humanizado à população no setor de saúde. O aumento de leitos no Hospital Frei Gabriel, a criação de uma unidade específica para pacientes da Covid-19 e o funcionamento da UTI - Unidade de Terapia Intensiva - também estão entre os temas debatidos. Logo mais, às 20h, acontece mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal. Estes e outros assuntos de interesse coletivo vão estar na pauta. Acompanhe a transmissão!

Pregão Presencial SRP nº 03/2021

A Câmara de Frutal torna público a todos os interessados que, realizar-se à licitação na modalidade Pregão Presencial SRP nº 03/2021, do tipo menor preço por item, para contratação de empresa do ramo atividade "Gênero Alimentício, Matérias ver Limpeza, Produtos de Higienização e Materiais de Copa e Cozinha ".

COMUNICADO

Os vereadores e vereadoras, contudo, continuarão desenvolvendo suas ações de maneira individual, buscando solução para os problemas da população, em especial, àqueles relacionados à saúde e ao social
Devido a deliberação do Comitê Extraordinário Estadual COVID-19 que impôs medidas restritivas da Onda Roxa do Plano Minas Consciente para Frutal e às várias dúvidas pendentes, a Câmara Municipal comunica que suspenderá temporariamente suas atividades, incluindo as reuniões ordinárias.
Os vereadores e vereadoras, contudo, continuarão desenvolvendo suas ações de maneira individual, buscando solução para os problemas da população, em especial, àqueles relacionados à saúde e ao social.
A Câmara Municipal reforça seu compromisso com a comunidade nesse momento de combate à COVID-19.

Vereadora Juliene Sabino presta homenagem às advogadas frutalenses

Em comemoração ao Dia da Mulher, a vereadora Juliene Sabino prestou uma homenagem as advogadas da Comarca. A entrega da "Moção de Aplauso", aprovada pela Câmara Municipal, ocorreu na tarde desta sexta-feira (5), no salão nobre da subseção da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, em Frutal.
As advogadas foram representadas pela presidente da Comissão da OAB Mulher, Lorena Isadora Siqueira. O presidente da OAB Frutal, John Kennedy Mendonça e as secretárias da entidade Sandra e Glauce, também participaram do ato solene.
Após receber a Moção de Aplauso, Lorena fez questão de agradecer o reconhecimento. "É uma honra ser lembrada por uma data tão importante para todas nós mulheres. Ficamos felizes em receber o carinho e o reconhecimento como mulheres e advogadas que somos. Aproveito e desejo a todas as colegas de trabalho um feliz dia da mulher", manifestou.
A vereadora Juliene Sabino, que tem a advocacia como profissão, informou que por causa da pandemia da Covid-19, foi feito apenas um singelo ato solene, mas lembra que a homenagem prestada as advogadas é extensiva para todas mulheres, que mesmo diante de tantas adversidades, vem ampliando seu espaço e protagonismo na sociedade. "Tenho muito orgulho em ser uma das representantes femininas na política de Frutal", ressaltou.

Vereador Sinomar sugere a conclusão do calçamento do bairro São Sebastião

O vereador Sinomar Borges, através de indicação encaminhada nesta semana ao prefeito Bruno Augusto, sugeriu a conclusão do calçamento das ruas do bairro São Sebastião e reparo nas vias em que o serviço já foi efetuado em Aparecida de Minas. “Ainda há alguns trechos pendentes e outros necessitando de reparos”, explicou.
Segundo Sinomar, em visita recente ao distrito, ele conversou com alguns moradores e este foi um dos principais pedidos. “Esta é uma reivindicação dos moradores de Aparecida de Minas, que aguardam com ansiedade que esta providência seja tomada pelo Executivo Municipal, por isso encaminhei a proposição ao prefeito Bruno”, destacou.
GARIMPO DO BANDEIRA
De acordo com o vereador Sinomar Borges, a Prefeitura poderia utilizar o mesmo modelo adotado no bairro São Sebastião, no distrito de Aparecida de Minas, para calçar as ruas do povoado do Garimpo do Bandeira. “O calçamento com lajotas é mais barato e proporciona o mesmo resultado: a satisfação dos moradores, que além de melhores condições para tráfego, testemunham a valorização de suas moradias”, ressaltou.

Vereador Jhonathan recomenda limpeza das ruas do povoado de Água Santa

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) encaminhou nesta semana, indicação ao prefeito Bruno Augusto, recomendando a limpeza das ruas do povoado de Água Santa, como a poda da grama e a retirada de galhos de árvores e lixo. Segundo ele, essas medidas contribuem com turismo religioso existente no local.
Segundo Jhonathan, é necessário promover regularmente a limpeza do local. “Eu estive na comunidade e percebi que há a necessidade de providenciar a realização desses serviços o quanto antes. O povoado de Água Santa é um dos nossos principais atrativos turísticos e atrai romeiros e visitantes o ano todo”, explicou.

Vereadora Irma reivindica iluminação em frente a igreja do povoado do Chatão

Atendendo solicitação dos moradores do povoado de Vila Barroso (Chatão), a vereadora Irma Rezende Rocha, pediu a instalação de iluminação em frente a Igreja Matriz da comunidade. “Essa reivindicação já foi feita várias vezes pelos moradores desse povoado, mas o local permanece às escuras, trazendo muita insegurança”, explicou.
Em sua indicação, Irma fez questão de reconhecer o cuidado que uma das lideranças do Chatão tem com a localidade. “Quero parabenizar o presidente do Povoado de Vila Barroso, Pedro Luiz Pinheiro, pelo grande zelo em relação à praça Joaquim Barroso, que é digna de orgulho para esse povoado e para nós frutalenses”, comentou.
A proposição, aprovada por unanimidade pelos vereadores na reunião da Câmara desta semana, já foi encaminhada ao prefeito Bruno Augusto.
105
Pessoas alcançadas
4
Engajamentos
Turbinar publicação
11
1 compartilhamento
Curtir
Comentar
Compartilhar

Vereadora Gislene pede sanitização de espaços públicos de Frutal

A vereadora Gilsene Maria da Silva apresentou indicação para que a Prefeitura possa realizar a sanitização periódica dos espaços públicos de Frutal, principalmente dos locais mais frequentados, como agências bancárias, hospitais e ambientes de grande circulação de pessoas.
“Nesse período de pandemia, é importante que tomemos as medidas de prevenção necessárias para o controle de transmissão do coronavírus. Os locais públicos precisam ser periodicamente sanitizados, para a proteção da população, aumentando a segurança sanitária de todos”, explica.
A indicação da vereadora foi aprovada por unanimidade e foi encaminhada nesta semana para o prefeito Bruno Augusto.

Vereadores Maiza e Edivalder sugerem a reativação do Projeto Feliz Idade

Os vereadores Maiza Signorelli Nunes e Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) - presidente da Câmara, através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, sugeriram nesta semana a reativação, assim que possível, do Projeto Feliz Idade. Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, ele está suspenso desde o ano passado em razão da pandemia da Covid-19. “Este é um programa essencial, que deve ser reativado logo que o comitê sanitário autorizar atendimento presencial, pois essa é uma iniciativa onde os idosos fazem terapia ocupacional e refeições, mantém convivência com outras pessoas, sendo muitas vezes, a única opção de participação na sociedade, atividade recreativa ou mesmo de lazer”, manifestaram. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na reunião de segunda-feira (1).

Vereador Alexandre Braz propõe mais ação para reduzir a criminalidade em Frutal

Os constantes registros de furtos e roubos em Frutal motivaram o vereador Alexandre Braz a encaminhar representação ao tenente-coronel Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, solicitando ampliação nas rondas ostensivas em todos os bairros da cidade.
De acordo com o vereador Alexandre, a sensação de insegurança tem atormentado a população e a forma mais eficaz de se combater esse problema é com um trabalho mais amplo de combate à criminalidade.
“O alto número de furtos e roubos vem preocupando a comunidade. Acredito que com aumento das rondas ostensivas por parte da Polícia Militar poderemos coibir de forma efetiva a ação desses meliantes que têm atormentando a nossa população”, finaliza.

Vereador Jhonathan propõe agendamento eletrônico para serviços na área de Saúde

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), através de indicação encaminhada a Prefeitura, sugeriu a criação de agendamento eletrônico para marcar consultas e outros procedimentos de rotina nas UBS´s – Unidades Básicas de Saúde e no próprio Hospital Municipal Frei Gabriel. “Minha proposta visa evitar que uma pessoa necessite permanecer horas aguardando para fazer um simples agendamento, causando inclusive aglomeração na porta das entidades de saúde”, explicou.

Vereador Juninho pede que Prefeitura doe EPIs para professores e servidores da educação em Frutal

Preocupado em ofertar melhores condições de proteção contra a Covid-19 para os profissionais da área de educação, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apresentou indicação na reunião da Câmara desta semana para que a Prefeitura faça a doação de materiais de proteção individual para professores e servidores da educação, mesmo os que estejam em trabalho remoto ou presencial. “É muito importante que a Prefeitura auxilie estes profissionais no combate à luta contra a Covid-19”.
Juninho lembra que com a possibilidade da volta às aulas, ainda durante a fase crítica da pandemia, alguns protocolos devem ser seguidos. “O uso de equipamento de proteção, assim como medidas de higiene, são medidas que as escolas devem adotar para evitar contaminação. É obrigação do poder publico fornecimento de todos os dispositivos de proteção individual para os professores, como máscaras, "face shields", luvas, gorros e jalecos”, explicou.
Além disso, segundo o vereador Juninho, as escolas devem realizar a higienização de todos os ambientes e das superfícies que são tocadas por muitas pessoas (grades, mesas de refeitório, carteiras, puxadores de porta e corrimões) antes do início das aulas de cada turno e sempre que necessário. “As escolas também devem manter os ambientes bem ventilados com as janelas e portas aberta e sempre higienizar os banheiros, lavatórios e vestiário”, relatou.
Juninho destaca que vários questionamentos ainda são feitos por toda a comunidade escolar sobre a volta as aulas. “É necessário que todos saibam quais são as condições de segurança do ponto de vista da saúde, as exigências e os protocolos, que devem ser seguidos para o início das aulas, uso dos refeitórios e dos espaços públicos. O mais importante é que tais condições precisam ser entendidas por toda a comunidade escolar para que se tenha retorno minimamente seguro”, ressaltou.

Vereador Edivalder Cheiroso reivindica reajuste nas diárias pagas aos motoristas de ambulância

O presidente da Câmara de Frutal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) sempre demonstrou preocupação com os servidores públicos municipais. Desde seu primeiro mandato, ele tem como uma de suas principais bandeiras o apoio à categoria.
Nesta semana, durante a reunião da Câmara, Edivalder apresentou mais uma indicação visando atender reivindicação destes importantes profissionais. No documento, encaminhado ao prefeito Bruno Augusto, ele pede reajuste no valor das diárias pagas aos motoristas de ambulância.
“É preciso que esta sofrida classe, que são os motoristas das ambulâncias, tenham finalmente um reajuste em suas diárias, considerando a sua grande importância no contexto da área da Saúde do nosso Município”, justificou Edivalder em sua proposição.
Ainda segundo o vereador, “a questão das diárias é de substancial importância, considerando que muitas vezes, nas viagens que fazem – para os mais diversos destinos, eles permanecem por horas fora de casa, sem que a diária cubra suas despesas”, finalizou.

Vereadora Maiza defende uso de verba da Covid para término da UTI do Hospital Frei Gabriel

Um requerimento de autoria da vereadora Maiza Signorelli Nunes defende o uso do recurso destinado a Frutal pelo Governo Federal para conclusão da UTI do Hospital Frei Gabriel. Como o montante tem como finalidade o desenvolvimento de ações de combate a Covid-19, ela entende que o valor possa ser utilizado no término da Unidade de Terapia Intensiva.
No requerimento, aprovado por unanimidade na Câmara, Maiza pergunta ao prefeito Bruno Augusto quanto a Prefeitura ainda tem em conta do recurso destinado pelo Governo Federal e sugere seu uso para a abertura definitiva da UTI. “Esse valor pode ajudar a manter a unidade até que ela seja credenciada e efetivamente mantida pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, esclareceu.

Vereadora Irma indica ampliar número de famílias beneficiadas com cestas básicas

Aumentar a quantidade de famílias carentes beneficiadas com cestas básicas em Frutal. Esse é o objetivo da vereadora Irma Rezende Rocha. Nesta semana, ela encaminhou uma indicação com a proposta para o prefeito Bruno Augusto. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião da Câmara.
Irma lembra que a pandemia acentuou ainda mais a carência das pessoas menos favorecidas. “Sabemos que muitos perderam seus empregos e estão sobrevivendo com suas famílias a duras penas. Trata-se de uma situação gravíssima que deve ser olhada com carinho pelo Poder Público”, manifestou a vereadora.
A vereadora Irma lembra que a própria constituição assegura o direito de auxílio das pessoas carentes. “No artigo sexto está expresso que são direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a previdência social, a moradia, o lazer, a segurança, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados”, comentou.
Irma menciona também que a própria Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) recomenda a distribuição de cestas básicas a todos os cidadãos no combate contra a fome. “Espero que a proposta seja atendida e que mais famílias sejam beneficiadas o quanto antes através da Secretaria Municipal de Assistência Social”.

Vereador Zizi solicita informações sobre vacinas da Covid-19

Diante do aumento dos casos de Covid-19 em Frutal e da necessidade de buscar medidas eficientes para conter o avanço da doença, o vereador José Adão da Silva (Zizi) está preocupado com o ritmo de distribuição das vacinas. “Somente com a vacinação em massa da população será possível vencer essa pandemia”, afirmou.
Com intuito de buscar informações sobre o assunto junto a Prefeitura, nesta semana ele encaminhou um requerimento ao prefeito Bruno Augusto com as seguintes perguntas: “Qual é a previsão de chegada de mais vacinas contra a Covid-19? e Qual o motivo da demora para o recebimento dessas vacinas?”
De acordo com Zizi, o requerimento também tem a finalidade de atender o anseio da comunidade frutalense. “Desejamos obter essas informações, pois a população nos cobra diariamente e não sabemos como informar. Se a culpa é do Governo de Minas ou do Governo Federal, para a morosidade na vacinação da população”, justificou.

 

EDITAL SUSPENSO - ANEXO

-------------------------------------- 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo