Notícias
Bruno propõe incluir produção de alimento orgânico no currículo escolar
O vereador Bruno Augusto expediu na terça-feira (29) indicação à prefeita Maria Cecília, propondo que seja incluída nas instituições educacionais do município, dentre as atividades escolares, uma matéria exclusiva de produção de alimentos orgânicos. Ele destacou que, no Brasil, existem mais de 300 tipos de agrotóxicos utilizados nas lavouras e este número tem aumentado expressivamente. Por esse motivo, o vereador enfatizou que é de extrema importância que as crianças aprendam sobre alimentação saudável desde o início. Ele então sugeriu que a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, faça um estudo com objetivo de ver a viabilidade de se implantar essa matéria, com atividades teóricas e práticas.
“Iremos avançar muito. Tenho certeza que Frutal será reconhecida nacionalmente, uma vez que a produção de alimentos orgânicos é uma de maior destaque no país. Minha proposta é que seja criada uma horta em cada instituição de ensino e que os alunos possam aprender sobre o cultivo, produção e benefícios, por meio de atividades teóricas e práticas, ” disse.
Odinaldo e Pedrinho vão a palestra sobre segurança rural
Os vereadores Pedro do Nascimento e Odinaldo Jacinto de Barcelos estiveram em uma reunião na comunidade da Quineira, na região de São Mateus, onde a PM abordou diversos assuntos relacionados à segurança pública do homem que mora no campo. A palestra foi proferida pelo tenente Victor e assessorada pelo cabo Lélio e soldado Leonel, da Quarta Companhia Independente de Polícia Militar.
Os vereadores Pedro do Nascimento e Odinaldo Jacinto de Barcelos estiveram presentes e puderam fornecer algumas informações que conseguiam durante participação no lançamento do projeto ‘Mais Segurança no Campo’, que aconteceu no dia 24 de outubro, em Uberaba. O projeto é uma parceria da Quinta Região da Polícia Militar com o Conser-Conselho de Segurança Rural, que irá auxiliar no georreferenciamento das propriedades rurais.
Esse processo de cadastrar as coordenadas geográficas de cada propriedade, para agilizar a chegada da Polícia Militar a locais de ocorrência após o acionamento foi desenvolvido pela primeira vez em Frutal, sob supervisão do então comandante da PM local, Arnaldo Pereira Junior.
Veja a matéria sobre Uberaba em https://www.frutal.mg.leg.br/institucional/noticias/vereadores-conhecem-projeto-de-seguranca-da-zona-rural
Professor Querino requer informações sobre códigos impressos em holerites de servidores
Por meio do Requerimento 151/2019, o vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos solicitou à Prefeitura, dentro do prazo legal, o encaminhamento de informações a respeito de códigos que são estampados nos holerites de servidores públicos. Pelo documento, ele quer saber quais são os significados de todos os códigos constantes dos holerites dos servidores e agentes políticos da Prefeitura e também em que lei constam esses códigos.
Em sua justificativa, ele aponta que alguns servidores ficam em dúvida quanto aos códigos impressos nos holerites e citou como exemplo, P101, P204, P235, P066, P167, P195, P368, P493 e P217. Segundo ele, os códigos constam em seus holerites publicados no Portal da Transparência do site da Prefeitura. e estão tendo dúvidas em relação aos seus significados, razão que embasa este requerimento.
Edivalder quer recapeamento na Rua Frei Teodósio
Proposta apresentada pelo vereador Edivalder Fernandes da Silva por meio da Indicação 673/2019, solicita a atenção da administração municipal para a necessidade de promover uma obra de recapeamento na Rua Frei Teodósio, no trecho compreendido desde a Avenida José de Alencar até a Rua Arédio Santana de Andrade. O vereador alega que as vias estão oferecendo condições precárias de trânsito, por conta da quantidade de buracos e pela má qualidade da pavimentação, que está comprometida após anos de operação tapa-buracos.
Ao apresentar a sua justificativa, Edivalder chamou a atenção para a qualidade da via, que tem muitas imperfeições e pontos em que o condutor encontra dificuldades para transitar pela mão de direção comum. Ele aponta que é preciso tapar os buracos existentes na Rua Frei Teodósio, desde a Avenida José de Alencar até a Rua Arédio Santana de Andrade, para evitar transtornos e prejuízos aos proprietários de veículos. “A maneira adequada é mesmo um recapeamento, o que deve ser feito urgente, para atender os moradores.”
Rapinha quer ação para agilizar transferências
O vereador Claudimar Basílio da Silva apresentou uma indicação à prefeita Maria Cecilia Marchi Borges solicitando que ela faça cobranças ao Instituto que administra o Hospital Frei Gabriel, o Ibrapp, para que seja dada atenção à necessidade de cobrar do órgão para que tome as devidas providências, em caráter de urgência, em relação aos pacientes que ficam na fila do SUS Fácil. O objetivo é facilitar a situação de todos aqueles que necessitam ser transferidos com maior rapidez.
Como justificativa, o vereador assinala que, na semana anterior, faleceram mais duas pessoas que estavam aguardando serem transferidas para Uberaba. Ele reitera que essa situação é inadmissível e, desta forma, é preciso que a prefeita cobre do Ibrapp que tome tais providencias ou que procure uma solução para este problema.
Rapinha quer ação para agilizar transferências
O vereador Claudimar Basílio da Silva apresentou uma indicação à prefeita Maria Cecilia Marchi Borges solicitando que ela faça cobranças ao Instituto que administra o Hospital Frei Gabriel, o Ibrapp, para que seja dada atenção à necessidade de cobrar do órgão para que tome as devidas providências, em caráter de urgência, em relação aos pacientes que ficam na fila do SUS Fácil. O objetivo é facilitar a sutuação de todos aqueles que necessitam ser transferidos com maior rapidez.
Como justificativa, o vereador assinala que, na semana anterior, faleceram mais duas pessoas que estavam aguardando serem transferidas para Uberaba. Ele reitera que essa situação é inadmissível e, desta forma, é preciso que a prefeita cobre do Ibrapp que tome tais providencias ou que procure uma solução para este problema.
Tõe da Véia quer reforma em ponto de ônibus
Em proposição apresentada por meio da Indicação 682/2019, o vereador Antonio Joaquim da Silva expôs a necessidade de reformar com urgência o ponto de ônibus circular que fica localizado na Rua Sebastião Batista de Queiroz, nas proximidades do número 40, no bairro Caju. Para o vereador, esta estrutura atende bem aos moradores do bairro e de locais vizinhos, mas se encontra em mau estado de conservação, o que causa transtornos aos usuários de transporte público.
Antonio justificou o pedido assinalando que a cobertura do referido ponto de ônibus está quebrada e o banco se encontra com avarias, sendo necessária a reforma. De acordo com ele, essa medida vem de encontro aos interesses dos moradores, pois lhes proporcionará conforto e proteção. Ele aponta que essa proteção é necessárias especialmente para idosos e estudantes, que não podem ficar à espera transporte sujeitos aos raios solares ou das chuvas.
Ana Cláudia quer unidade do Cras no Waldemar Marchi
A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi apresentou indicação onde expõe a necessidade de uma unidade do Centro de Referencias em Assistência Social-Cras no bairro Waldemar Marchi. Ela solicitou que o órgão seja implantado na casa que hoje abriga o Projeto ‘Delfina Luiza do Carmo’, solicitando que o local seja transformado em um Cras para atender as famílias do bairro com cursos de artesanato, quando a casa for desocupada.
Ela aponta que o Cras-Centro de Referência em Assistência Social, é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. O órgão atende as pessoas sob vulnerabilidade e risco social, sendo bastante oportuno e necessário que o local que hoje abriga o Projeto Delfina Luiza do Carmo seja assim transformado quando a casa for desocupada, atendendo àquele bairro periférico.
Vereador Juninho pede limpeza no Parque dos Lagos
A Indicação 681/2019, assinada pelo vereador Sebastião Custódio Couto Júnior, aponta a necessidade de se cientificar a secretária municipal da pasta de Meio Ambiente, Mônica Alves, para tomar providências imediatas quanto à limpeza e manutenção das nascentes dos lagos do Parque Municipal dos Lagos ‘Leda Campos Borges’. Ele alerta ainda para a necessidade de se fazer a manutenção nos lagos, prevendo que tais medidas devem ser tomadas antes que estes lagos comecem a se encher com a chegada das chuvas.
Segundo o vereador, os locais das nascentes estão bastante sujos e esta situação somente irá piorar com as chuvas, prejudicando o meio ambiente. De acordo com a indicação, a sujeira poderá impedir a água de brotar nas nascentes, por conta do acúmulo de materiais que podem chegar com as chuvas e sufocar a saída de água. Ele alerta que esta providência deve ser tomada sem demora, pela Secretaria Municipal responsável pela área, que é a do Meio Ambiente.
Tõe da Véia quer reforma em ponto de ônibus
Em proposição apresentada por meio da Indicação 682/2019, o vereador Antonio Joaquim da Silva expôs a necessidade de reformar com urgência o ponto de ônibus circular que fica localizado na Rua Sebastião Batista de Queiroz, nas proximidades do número 40, no bairro Caju. Para o vereador, esta estrutura atende bem aos moradores do bairro e de locais vizinhos, mas se encontra em mau estado de conservação, o que causa transtornos aos usuários de transporte público.
Antonio justificou o pedido assinalando que a cobertura do referido ponto de ônibus está quebrada e o banco se encontra com avarias, sendo necessária a reforma. De acordo com ele, essa medida vem de encontro aos interesses dos moradores, pois lhes proporcionará conforto e proteção. Ele aponta que essa proteção é necessárias especialmente para idosos e estudantes, que não podem ficar à espera transporte sujeitos aos raios solares ou das chuvas.
Pedrinho solicita manutenção de vias públicas
O vereador Pedro do Nascimento apresentou indicações apontando a necessidade de promover reparos em três trechos de vias urbanas. Ele indicou a necessidade de promover o recapeamento da Rua Santos Dumont, entre as ruas do Carmo e Raul Soares, com urgência, bem como o recapeamento da Rua Araguari, entre a Avenida JK até a Rua Raimundo Correia, como forma de atender aos pedidos constantes de oradores destes pontos d cidade.
Pedro justifica Pedro justifica os pedidos apontando que a obra de recapeamento é necessária nestes dois pontos para evitar mais transtornos e prejuízos aos proprietários de veículos.
Outro ponto que mereceu atenção foi a questão dos buracos existentes na Avenida Brasília com a Rua Castro Alves, que devem também receber atenção urgente. O vereador enviou fotografias junto a esta indicação assinalando o estado em que as vias se encontram, fazendo com que seja necessário promover reparos com urgência.
Vereadores conhecem projeto de segurança da zona rural
Os vereadores Pedro do Nascimento, presidente da Câmara de Frutal e Odinaldo Jacinto Barcelos participaram na quinta-feira, 24, em Uberaba, do lançamento do projeto Mais Segurança no Campo, que foi apresentado no auditório da 5ª Risp-Região Integrada de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. A iniciativa é uma parceria da Risp com o Conser-Conselho de Segurança Rural de Uberaba, com o objetivo de auxiliar no georreferenciamento das propriedades rurais cadastradas por meio das coordenadas geográficas de cada propriedade.
Este trabalho de orientação permite agilizar a chegada da Polícia Militar a locais de ocorrência após o acionamento. Na ocasião, Pedro e Odinaldo se reuniram com o secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mário Alves, a quem apresentaram algumas reivindicações, como, por exemplo, a destinação de uma caminhonete para a Patrulha Rural da Polícia Militar em Frutal e empenho para que seja retirado da área central o presídio local, com a construção de um novo prédio em área já cedida pelo município com esta finalidade.
De acordo com o vereador Pedro, o general Mário Alves ouviu atentamente os pedidos e se colocou à disposição para atendê-los. “Sabemos da situação financeira do estado, que ainda é considerada crítica, mas não podemos deixar de buscar melhorias para a população de Frutal”, declarou o presidente da Câmara. “Estamos atentos e focados em atender nossa comunidade, incluindo os moradores da zona rural”, completou Odinaldo.
Vereadores pedem guarda-corpo em ponte
A Indicação 662/2019, de autoria dos vereadores Josimar Ferreira Campos, Maíza Signorelli Nunes e José Adão da Silva, apontou a necessidade de se instalar um guarda-corpo ou ‘guard-rail’ de concreto na ponte sobre o Ribeirão Frutal, que é conhecida como ponte da Copasa ou ponte que dá acesso à Unidade Frutal da UEMG. O pedido é para que a instalação deste dispositivo seja feita com urgência, pois o trânsito de veículos e pessoas no local é intenso, especialmente à noite, quando alunos do Campus Frutal passam pelo trecho para ir e retornar da faculdade.
Os vereadores apontam que essa ponte sofreu uma reforma recentemente, mas não foi instalado o ‘guard-rail’ de concreto, para dar maior segurança aos usuários. O texto da indicação reforça a necessidade de instalar esse dispositivo para aumentar o grau de segurança na travessia. “Acontece que o fluxo de veículos, motos e até mesmo pedestres é bastante intenso e sem esta proteção corre-se o risco de acontecerem acidentes. E, antes que isso venha a ocorrer, solicitamos esta providência.”
Professor Querino propõe estudo sobre a nascente de Água Santa
O vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos, por meio da Indicação 665/2019, propôs que a Prefeitura desenvolva uma ação de conservação ambiental com vistas a preservar a nascente do povoado de Água Santa. Ele pediu que a indicação fosse feita à prefeita e à secretária municipal do Meio ambiente, Mônica Alves, onde apontou a necessidade de que a Administração entre em entendimentos com a Unidade Frutal da UEMG, no sentido de efetuar uma parceria para a execução de uma pesquisa no local.
Pela proposição, Querino quer dar atenção em especial à área de recarga da nascente existente na sede do povoado de Água Santa. Ele justifica o pedido afirmando que a região vizinha a tal localidade está se transformando, cada vez mais, em terras para cultivo de cana, o que pode trazer prejuízos para o ambiente e até secar a nascente. “A continuar assim, logo não haverá mais a recarga da nascente, podendo esta secar por completo. Ali é um patrimônio do município, que tem de ser preservado e a UEMG tem condições de fazer o que propomos, que é um amplo estudo em relação à necessidade de se manter aquela nascente ativa.”
Pedrinho indica recapeamento de ruas
O vereador Pedro do Nascimento indicou a necessidade de atenção a dois trechos de ruas da cidade que estão necessitando de recuperação. Ele apontou a necessidade de fazer o recapeamento de um trecho da Rua Frei Teodósio, que fica entre a Rua Treze de Maio e a Rua Casemiro de Abreu e ainda que o mesmo trabalho seja desenvolvido na Rua Duque de Caxias, desde a Rua Osvaldo Cruz até à Rua Raul Soares. Segundo o vereador, os dois trechos estão com a pavimentação seriamente comprometida e somente tapar os buracos não resolve a situação.
Ao apresentar as suas justificativas, ele afirmou que a Rua Frei Teodósio está com muitos buracos na localização citada, necessitando fazer uma correção para evitar transtornos e prejuízos aos proprietários de veículos.
Os buracos que ali existem na pavimentação estão prejudicando o fluxo normal do trânsito, trazendo também riscos de acidentes e danos aos veículos, necessitando que seja promovido o recapeamento daquela rua, com urgência.
Quanto à rua Duque de Caxias, ele aponta que o trecho necessita mesmo de recapeamento e que esta medida deve ser tomada de forma urgente, para atender aos moradores e usuários da via.
Rapinha requer Casa de Apoio em Uberaba
O Requerimento 148/2019, do vereador Claudimar Basílio da Silva, o Rapinha, solicita que a Prefeitura encaminhe informações a respeito da instalação de uma Casa de Apoio na cidade de Uberaba, para oferecer auxilio a frutalenses que vão àquela cidade para tratamento de saúde. Ele pediu para ser informado sobre quando a Prefeitura instalará essa Casa de Apoio em Uberaba, para que os pacientes em tratamento possam usufruir de alguns benefícios, como, por exemplo, usar um sanitário e se alimentar, além de ter um local para esperar pelo retorno do ônibus.
O vereador assinala que sabe da existência de uma casa que acolhe os pacientes de Frutal e também de várias cidades, mas esta residência fica em local bastante distante do hospital e do ônibus. “Gostaríamos de saber quando e se a Prefeitura irá arrumar uma casa especialmente para os pacientes de nossa cidade, próxima ao hospital e perto de onde fica o ônibus que os transportam.”
Rapinha cita que a instalação de uma Casa de Apoio desta forma irá beneficiar muito os pacientes, pois grande parte deles fica nas ruas e sem ter onde descansar ou se alimentar até que os ônibus saiam de volta a Frutal.
Vereadores reivindicam segurança para o Calçadão
Três vereadores assinaram a Representação 83/2019, endereçada ao comandante da Quarta Companhia Independente da Polícia Militar, major Ivanildo Gomes dos Santos, pedindo atenção especial quanto à segurança pública na área do Calçadão. A proposição assinada pelo vereador Josimar Ferreira Campos e acompanhada por Maíza Signorelli Nunes e José Adão da Silva, solicita que seja desenvolvido policiamento constante e ostensivo no Calçadão das ruas Prudente de Morais e Cônego Marinho, além da Praça Rui Barbosa, principalmente no período diurno, onde acontecem diversos fatos desagradáveis para os usuários do local.
A representação menciona que alguns dos casos mais comuns são a circulação indevida de veículos motorizados e também de tração animal pelo Calçadão e ainda o desrespeito dos ciclistas às leis que impedem a passagem de bicicletas pelo passeio, que é destinado exclusivamente a pedestres. Como
justificativa, eles assinalaram que trata-se de atender a uma reivindicação dos comerciantes e moradores das imediações do Calçadão. Os vereadores argumentam que uma maior fiscalização do Calçadão, com um policiamento mais ostensivo deve proporcionar maior segurança ao cidadão consumidor e aos lojistas, que pagam impostos e contribuem para o desenvolvimento e progresso da cidade.
Ana Cláudia reivindica área para convivência de idosos
A Representação 84/2019, de autoria da vereadora Ana Cláudia Brito Marchi, pede envio de correspondência ao deputado estadual Raul Belém, solicitando seus esforços junto ao Governo Estadual para a reversão ao patrimônio público municipal da área onde funcionava o Departamento de Estradas de Rodagem-25ª Região do DER. A área, que fica no bairro Alto Boa Vista, se encontra praticamente ociosa e, de acordo com a vereadora, pode ser aproveitada para a construção de um Centro de Convivência de Idosos.
Ana justifica a representação afirmando que não se pode conceber que uma grande área como aquela, de propriedade do estado e localizada em ponto privilegiado da cidade, atravanque o progresso e impeça o uso do local. Ela ainda cita que os moradores das imediações, temem ficar à mercê de prováveis focos do mosquito transmissor da dengue. Para a vereadora esta área, se revertida ao patrimônio da municipalidade, deveria ser destinada a uma parcela importante da população, que é a Terceira Idade. “A construção de um Centro de Convivência de Idosos tem um enorme alcance social, por isso esperamos que o digno deputado, entenda o valor desta medida e envide esforços para que esta providência seja tomada.”
Zizi lidera proposta para construção de presídio
Uma proposição assinada pelo vereador José Adão da Silva. que foi seguida pelos vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior e Josimar Ferreira Campos, pede que seja expedida representação ao secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo, pedindo que desenvolva esforços para que seja seja construído um novo presídio em Frutal. e acordo com a proposição, o objetivo principal é a desativação da atual cadeia, que, além de ser um prédio já inadequado para essa função, abriga detentos em uma área que fica em pleno centro da cidade.
Como justificativa, os vereadores alegam que não sabem se há atualmente alguma ação para que seja efetivamente construído o novo presídio de Frutal, mas reitera a necessidade de desativação da atual cadeia, que está situada em pleno centro da cidade. Segundo o pedido de representação, a Prefeitura já doou o terreno especialmente para esta finalidade, necessitando ser liberada a verba para a concretização da obra. ‘Há alguns anos, com a visita do então secretário sdjunto de Segurança Pública, ficamos confiantes de que os recursos para a construção de um novo presídio seriam logo liberados. Como nada disso ainda aconteceu, necessitamos ser informados sobre a atual situação desta obra, ansiosamente aguardada.’
A proposição cita que a superlotação da cadeia é preocupante, bem como a sua localização em pleno centro da cidade, trazendo riscos de rebeliões, balas perdidas em caso de fuga de presos e outros problemas que tem incomodado os moradores vizinhos. Da mesma maneira, a falta de comodidade dos presos e guardas do presídio é motivo para a construção de um novo prédio. “Podemos mesmo afirmar que a atual cadeia de Frutal há muito tempo é um barril de pólvora, prestes a explodir. E as consequências poderão ser trágicas.”
Bruno questiona qualidade de recapeamento e falta de sinalização
Na reunião de segunda-feira, 21, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o serviço de recapeamento recentemente executado no centro da cidade. O parlamentar quer saber sobre os valores gastos, qual a origem do dinheiro e que empresa foi responsável pelo serviço, assim como o procedimento adotado para sua contratação, bem como cópia do projeto de engenharia.
Ele destacou que, poucos dias após as obras, o asfalto já está danificado, sendo evidente a baixa qualidade do material utilizado. "Ao fiscalizar in loco, constatamos que a pavimentação se encontra danificada, devido às manobras dos veículos ou estacionamento de motos. O asfalto literalmente sai na mão, parece mais uma massa mole, uma borracha flexível. Por esse motivo, quero essas informações, para que possamos apurar e ver se houve ou não alguma irregularidade no serviço executado", disse Bruno.
Na oportunidade, o vereador ainda expediu outra proposição à Prefeitura, pedindo que a sinalização nas vias que são recapeadas ou pavimentadas, seja feita em no máximo 48 horas após o serviço, pois, desta forma, o asfalto estará em condições favoráveis. Além disso, Bruno alertou que uma via sem a sinalização adequada, coloca em risco pedestres e motoristas. "Minha solicitação é que, assim que for recapeada ou pavimentada uma via, já em seguida seja feita a sinalização horizontal e vertical. Isso é questão de organização, para fazer um, tem que deixar o outro no jeito," finalizou.
Zizi lidera proposta para construção de presídio
Uma proposição assinada pelo vereador José Adão da Silva. que foi seguida pelos vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior e Josimar Ferreira Campos, pede que seja expedida representação ao secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo, pedindo que desenvolva esforços para que seja seja construído um novo presídio em Frutal. e acordo com a proposição, o objetivo principal é a desativação da atual cadeia, que, além de ser um prédio já inadequado para essa função, abriga detentos em uma área que fica em pleno centro da cidade.
Como justificativa, os vereadores alegam que não sabem se há atualmente alguma ação para que seja efetivamente construído o novo presídio de Frutal, mas reitera a necessidade de desativação da atual cadeia, que está situada em pleno centro da cidade. Segundo o pedido de representação, a Prefeitura já doou o terreno especialmente para esta finalidade, necessitando ser liberada a verba para a concretização da obra. ‘Há alguns anos, com a visita do então secretário sdjunto de Segurança Pública, ficamos confiantes de que os recursos para a construção de um novo presídio seriam logo liberados. Como nada disso ainda aconteceu, necessitamos ser informados sobre a atual situação desta obra, ansiosamente aguardada.’
A proposição cita que a superlotação da cadeia é preocupante, bem como a sua localização em pleno centro da cidade, trazendo riscos de rebeliões, balas perdidas em caso de fuga de presos e outros problemas que tem incomodado os moradores vizinhos. Da mesma maneira, a falta de comodidade dos presos e guardas do presídio é motivo para a construção de um novo prédio. “Podemos mesmo afirmar que a atual cadeia de Frutal há muito tempo é um barril de pólvora, prestes a explodir. E as consequências poderão ser trágicas.”
Bruno questiona qualidade de recapeamento e falta de sinalização
Na reunião de segunda-feira, 21, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o serviço de recapeamento recentemente executado no centro da cidade. O parlamentar quer saber sobre os valores gastos, qual a origem do dinheiro e que empresa foi responsável pelo serviço, assim como o procedimento adotado para sua contratação, bem como cópia do projeto de engenharia.
Ele destacou que, poucos dias após as obras, o asfalto já está danificado, sendo evidente a baixa qualidade do material utilizado. "Ao fiscalizar in loco, constatamos que a pavimentação se encontra danificada, devido às manobras dos veículos ou estacionamento de motos. O asfalto literalmente sai na mão, parece mais uma massa mole, uma borracha flexível. Por esse motivo, quero essas informações, para que possamos apurar e ver se houve ou não alguma irregularidade no serviço executado", disse Bruno.
Na oportunidade, o vereador ainda expediu outra proposição à Prefeitura, pedindo que a sinalização nas vias que são recapeadas ou pavimentadas, seja feita em no máximo 48 horas após o serviço, pois, desta forma, o asfalto estará em condições favoráveis. Além disso, Bruno alertou que uma via sem a sinalização adequada, coloca em risco pedestres e motoristas. "Minha solicitação é que, assim que for recapeada ou pavimentada uma via, já em seguida seja feita a sinalização horizontal e vertical. Isso é questão de organização, para fazer um, tem que deixar o outro no jeito," finalizou.
Bruno questiona situação da Farmácia Municipal
Na segunda-feira, 14, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo cobrando esclarecimentos sobre várias situações vivenciadas por pacientes na farmácia da Prefeitura. Ele afirmou ter recebido diversas reclamações sobre falta de medicamentos e criticou o modo de gestão no atendimento. Bruno lembrou que já solicitou à administração que seja feito um levantamento das pessoas que têm dificuldades para buscar os remédios, organizando a entrega na residência do cidadão. "As pessoas se deslocam até a farmácia e, muitas das vezes, não encontram o remédio que necessitam.”
Segundo o vereador, a Prefeitura precisa garantir atendimento humanitário, identificar as pessoas com maior dificuldade de locomoção e entregar o remédio em casa. “É triste ver idosos ou crianças aguardando embaixo do sol para receber um medicamento. Isso é humilhante e temos condições de mudar a realidade", disse.
Ao finalizar, o vereador se colocou à disposição do Executivo para buscar soluções que melhorem o atendimento para os munícipes. "Estou à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance para que possamos garantir ações positivas em favor do povo. Não é tanto questão financeira, mas sim de gestão, de humanidade e de sensibilidade para com o próximo", concluiu.
Bruno questiona situação da Farmácia Municipal
Na segunda-feira, 14, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo cobrando esclarecimentos sobre várias situações vivenciadas por pacientes na farmácia da Prefeitura. Ele afirmou ter recebido diversas reclamações sobre falta de medicamentos e criticou o modo de gestão no atendimento. Bruno lembrou que já solicitou à administração que seja feito um levantamento das pessoas que têm dificuldades para buscar os remédios, organizando a entrega na residência do cidadão. "As pessoas se deslocam até a farmácia e, muitas das vezes, não encontram o remédio que necessitam.”
Segundo o vereador, a Prefeitura precisa garantir atendimento humanitário, identificar as pessoas com maior dificuldade de locomoção e entregar o remédio em casa. “É triste ver idosos ou crianças aguardando embaixo do sol para receber um medicamento. Isso é humilhante e temos condições de mudar a realidade", disse.
Ao finalizar, o vereador se colocou à disposição do Executivo para buscar soluções que melhorem o atendimento para os munícipes. "Estou à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance para que possamos garantir ações positivas em favor do povo. Não é tanto questão financeira, mas sim de gestão, de humanidade e de sensibilidade para com o próximo", concluiu.
Pedrinho cobra atendimento à infraestrutura da cidade
Num trabalho que buscou soluções para diversas questões de infraestrutura da cidade, o vereador Pedro do Nascimento pediu à administração municipal que tome uma série de medidas no sentido de atender a reivindicações da população. Ele apontou a necessidade de trocar a tampa de um bueiro localizado na rua Santos Dumont com a Rua João Pinheiro, com urgência. Pedro explicou que essa troca é necessária, pois o bueiro, que está com uma parte quebrada, coloca em risco as pessoas e veículos, bem como aumenta a oportunidade do mesmo entupir e causar alagamento.
Outra necessidade apontada por ele é sobre um buraco localizado na Rua Nova Ponte com a Rua Ituiutaba, que necessita ser tapado com urgência. “No local já ocorreu até um acidente com um motoqueiro, necessitando assim que sejam promovidos os reparos necessários, antes que algo pior ali aconteça.”
Pedro reivindicou ainda que seja tapado um buraco na Rua Itapagipe, com as ruas Senador Gomes e Capinópolis, com urgência, além de instalar canaletas para escoamento de água. Ele justificou a indicação apresentando fotografia mostrado que, neste local, há um grande buraco e também que a água escorre sem parar, o que requer urgência nestas providências.