Notícias
Ana Cláudia propõe criar título de Amigo dos Animais
A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi apresentou uma proposta por meio do Projeto de Resolução 161, de 9 de outubro de 2019, prevendo a instotuição, no âmbito do município de Frutal, do diploma honorífico Amigo dos Animais|. A honraria, segundo a proposta, institui o diploma honorífico de Amigo dos Animais com o objetivo de homenagear anualmente, três pessoas que promovam ou promoveram ações em benefícios dos animais. Os nomes das pessoas a serem premiadas serão definidos por uma comissão de três vereadores, a ser nomeada pela presidência da Câmara após indicados pelas lideranças das bancadas ou blocos partidários existentes no Poder Legislativo.
A homenagem, conforme o projeto, será concedida mediante Decreto Legislativo aprovado pelo voto de dois terços dos membros da Câmara. A entrega dos diplomas será feita na primeira reunião ordinária após o dia 4 de outubro, data em que se comemora o Dia de São Francisco de Assis, santo reconhecido por seu apreço à natureza e mundialmente conhecido como o patrono dos animais. “Como a data coincide com o aniversário de emancipação política do município, sendo feriado instituído pela Lei Orgânica Municipal, sugerimos que a entrega da homenagem seja efetuada na primeira reunião ordinária após essa data, em fase aberta após o Expediente.”
Ana Cláudia conclui assinalando que se motiva pela convicção da importância do trabalho desenvolvido por pessoas que dedicam grande parte do tempo para proteger e salvar ou enfrentam uma luta diária para conseguir manter o trabalho em prol dos animais. Ela aponta que são vários os diplomas instituídos pela Câmara Municipal para homenagear os munícipes e os cidadãos em geral e que essa proposta além de servir de menção honrosa para aqueles que receberão o prêmio, servirá como estímulo para que possam atuar ainda mais nessa relevante tarefa de promoção de ações em prol dos animais.
Bruno questiona situação da Farmácia Municipal
Na segunda-feira, 14, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo cobrando esclarecimentos sobre várias situações vivenciadas por pacientes na farmácia da Prefeitura. Ele afirmou ter recebido diversas reclamações sobre falta de medicamentos e criticou o modo de gestão no atendimento. Bruno lembrou que já solicitou à administração que seja feito um levantamento das pessoas que têm dificuldades para buscar os remédios, organizando a entrega na residência do cidadão. "As pessoas se deslocam até a farmácia e, muitas das vezes, não encontram o remédio que necessitam.”
Segundo o vereador, a Prefeitura precisa garantir atendimento humanitário, identificar as pessoas com maior dificuldade de locomoção e entregar o remédio em casa. “É triste ver idosos ou crianças aguardando embaixo do sol para receber um medicamento. Isso é humilhante e temos condições de mudar a realidade", disse.
Ao finalizar, o vereador se colocou à disposição do Executivo para buscar soluções que melhorem o atendimento para os munícipes. "Estou à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance para que possamos garantir ações positivas em favor do povo. Não é tanto questão financeira, mas sim de gestão, de humanidade e de sensibilidade para com o próximo", concluiu.
Rapinha quer coordenação do Ibrapp na Tribuna Livre
O Requerimento 143/2019, subscrito pelo vereador Claudimar Basílio da Silva, pediu que a Câmara envie convite ao responsável pelo Ibrapp-Instituto Brasileiro de Politicas Públicas, para fazer uso da Tribuna Livre da Câmara, se possível, na reunião ordinária do dia 21 de outubro de 2019. O objetivo do vereador é que o convidado preste esclarecimentos sobre diversos assuntos, entre eles, a necessidade de se colocar mais médicos, enfermeiros e funcionários no Hospital Municipal Frei Gabriel, sobre a previsão para o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, a situação da folha de pagamento dos funcionários, médicos e enfermeiros, falta de medicamentos e material de trabalho e finalmente informar se o Ibrapp irá continuar a gerir aquele hospital ou não.
Para o vereador, é necessário saber destas informações para atender a alguns questionamentos que vem sendo feitos por meio da população. Rapinha salientou que sempre tem visitado o hospital e constatado que os usuários tem feito muitas reclamações e, por isso, é necessário verificar e buscar as soluções para cada caso. Sobre a questão da administração do hospital, o vereador lembrou que esse comentário ainda não foi confirmado e seria bom que a direção do Instituto confirmasse ou não se vai continuar a gestão do Hospital Frei Gabriel.
Josimar propõe medidas para controle de velocidade
Na última reunião da Câmara, o vereador Josimar Ferreira Campos apontou a necessidade de instalar semáforos na esquina da Rua São Francisco de Sales com a Rua Iturama. De acordo com o ele o principal objetivo da indicação é evitar acidentes, já que têm havido muitas ocorrências onde os veículos colidem ou colocam pedestres e ciclistas em risco. Ao reivindicar essa solução, ele pediu que seja feita sinalização horizontal e vertical no local enquanto esta medida não puder ser tomada.
Ainda justificando seu pedido, Josimar assinalou que esta medida é necessária e bastante urgente, considerando que ali existe um grande volume de tráfego e que, devido à grande quantidade de veículos que passa por este ponto, os moradores destas imediações estão reclamando de acidentes frequentes. Junto à indicação, o vereador pediu que fosse dada ciência desta proposição a Jurandir Souza Moreira, morador da Rua São Paulo.
Maiza cobra solução para escoamento pluvial
Por meio da Indicação 647/2019, a vereadora Maiza Signorelli Nunes fez uma reivindicação em nome dos moradores da Rua Chiquinho da Mata, que fica nas proximidades do Pátio Municipal. Ela reivindicou a instalação de uma boca-de-lobo e que seja feita a ligação do tubo até o barranco do Ribeirão Frutal. Ela apontou o local como sendo na Rua Chiquinho da Mata, em frente ao mata-burro, na estrada que vai para a propriedade do senhor Nassib.
Maiza pediu urgência na realização deste serviço, para evitar que os moradores sejam submetidos a novos transtornos, como os que ocorreram por conta das chuvas em datas passadas. Ela justificou a necessidade de se realizar esse trabalho com urgência, pois a ação é muito necessária para o escoamento das águas pluviais, evitando que sejam formados barrancos e erosões que tragam problemas aos moradores. Uma destas questões é que, dependendo do volume de chuva, as águas causam erosões, prejudicando a entrada de pessoas e veículos nas propriedades.
Câmara e Prefeitura anunciam nova parceria para incrementar saúde e infraestrutura urbana
Mais uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal vai permitir que a população de Frutal possa ser beneficiada na área da saúde e ainda para a complementação da infraestrutura urbana. Pelo acordo, definido no gabinete da Prefeitura, entre a prefeita Maria Cecilia Marchi Borges e o presidente da Câmara, Pedro do Nascimento, além de vários vereadores, o Poder Legislativo fez a destinação de duzentos mil reais para que o Executivo possa trabalhar no sentido de zerar as filas de consultas médicas e ainda montar seu próprio laboratório de próteses dentárias, além de construir sanitários para feirantes na Praça da Abadia, como foi anunciado na semana passada.
A reunião também deixou acertada a destinação de recursos para a compra de maquinário para a Usina de Resíduos da Construção Civil, que é administrada pela Apac de Frutal. No entendimento do vereador Edivalder Fernandes da Silva, a parceria sempre é benéfica para a população, pois, apesar de cada um ter seu viés político, todos visam atender aos anseios da população. “Acredito que esses recursos vão trazer grandes benefícios para a população, começando pela saúde, para concluir as filas de espera. A Câmara e a prefeita estão mostrando que estão unidas em um propósito comum, que é beneficiar o povo, independente de posição política.”
O apoio da Câmara para atender às necessidades da Prefeitura, segundo o vereador Sebastião Custodio Couto Júnior, é muito interessante do ponto de vista dos resultados, pois vai usar valores do duodécimo para a saúde, odontologia, compra de equipamento para a Apac e ainda os banheiros públicos para atender aos feirantes e à população. “Estão todos de parabéns por ajudar a população. Nós trabalhamos para fazer a economia do dinheiro público, fazemos menos viagens, economizamos materiais, a prefeita teve sensibilidade para aplicar os recursos nestes setores e está aí o resultado, que vai ajudar a Prefeitura e a população.”
A vereadora Maiza Signorelli Nunes manifestou seu orgulho por fazer parte da Câmara Municipal de Frutal ao desenvolver uma atitude como essa, que estabeleceu uma parceria importante. Ela assinalou que a Câmara tem de repassar o que sobra no final do ano, mas faz isso agora para que seja possível desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo a fila de consultas, comprando equipamento para a Apac trabalhar com resíduos e montando o laboratório de próteses dentárias. “Temos ainda um ganho maior, que é o banheiro na Praça da Abadia, que sempre temos falado. “Naquele local acontece a feira e muitos eventos importantes sem que haja banheiro público, mas agora isso vai se resolver, atendendo um pedido antigo dos feirantes e das pessoas que participam de eventos ali.”
Essa ação conjunta, na opinião do vereador Claudimar Basílio da Silva, vai trazer bons resultados, pois atende pedidos antigos da população, como no caso das filas para consultas, banheiros públicos, laboratório de prótese e muitas outras conquistas para a população. “Estou feliz por ver que isso vai
reduzir fila oftalmologia que está muito grande, por isso sei que o dinheiro será muito bem usado. Eu acredito em novas parcerias e essa é uma forma de a população ver que o seu dinheiro está sendo bem empregado.”
O investimento de duzentos mil reais, na opinião da vereadora Gleiva Ferreira de Mello, vem para mostrar o valor da classe política. Ela agradeceu ao presidente Pedro Nascimento por se reunir, ouvir, trocar ideias e ajudar a resolver problemas, principalmente na área de Odontologia. “Já fizemos a cirurgia de catarata e zeramos as filas para fazer a segunda cirurgia em novembro e tudo com a colaboração da Câmara. “Eu sempre quis que o presidente fosse pessoa de cabeça aberta, como o Pedrinho é, pois temos de trabalhar todos em conjunto.”
A prefeita Maria Cecília Marchi Borges comentou que o fato de a Câmara abrir mão dos recursos marcou uma data importante, quando o seu gabinete recebeu dez vereadores para tratar do atendimento de grandes demandas. Ela apontou que já há projeto pronto para os sanitários com deputados, mas a emenda não prosperou e agora, com esse acordo, muitos pedidos da população serão atendidos. “Vamos atender à feira, os lanches da praça e pessoas que a utilizam com os banheiros. Fizemos recentemente um acordo importante na parceria para zerar as cirurgias de catarata e agora essa parceria é mais importante ainda, pois é para zerar outras especialidades e eliminar a fila de espera com especialistas.”
Para a prefeita, a palavra mais adequada para esse momento é de gratidão. “Agradeço muito pela parceria e compreensão e também vamos atender a demanda odontologia com as próteses para dar agilidade ao serviço, pois a Prefeitura vai contratar um protético e agilizar os serviços. Temos ainda o recurso para a Apac, que vai completar cerca de duzentos mil. Quero agradecer muito ao presidente, pois esse ato é apenas dele. Com boa vontade, estamos discutindo as necessidades e beneficiando a população com união e trabalhando, olhando de forma fraterna para a nossa população.”
Concluindo os comentários, o presidente Pedro do Nascimento comemorou os resultados desta reunião com a prefeita e os vereadores para anunciar as novas conquistas. Segundo ele, a parceria o deixa feliz porque é mais um trabalho em prol de Frutal. “Não é algo isolado do presidente e sim uma decisão levada a todos os vereadores para que esse repasse fosse feito. Nós apontamos diversas questões, desde as filas de espera, banheiros para os feirantes, laboratórios de próteses e apoio à Apac. No caso das próteses, a economia será de cinco mil reais por mês.”
Pedro disse que é preciso desenvolver ações de interesse da população, pois o vereador é o para-choque, que precisa fazer a indicação e aguardar o atendimento. Ele também disse entender que a prefeita tem se esforçado para atender depois que diminuíram as dificuldades por conta da falta dos repasses do governo. “Se ela nos atender, vai atender a população e isso nos deixa felizes. Eu procuro trabalhar para o bem e espero que a população ganhe com isso. É importante estarmos unidos, pois eu valorizo o trabalho de todos os vereadores, que procuramos trabalhar em prol de Frutal.”
Câmara e Prefeitura acertam parceria para construção de sanitários para a Feira Livre
Uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Frutal vai concretizar o projeto de construção de banheiros para a Feira Livre, atendendo a uma reivindicação dos comerciantes e da população, que cobram essa estrutura desde que foi feita a mudança do local. O presidente da Câmara Municipal, Pedro do Nascimento, juntamente dos vereadores, anunciou que fará a devolução antecipada de recursos do duodécimo da Câmara para que a obra possa ser levada adiante.
De acordo com a prefeita Maria Cecília Marchi Borges, já existe um projeto pronto e que seria executado por meio de emendas parlamentares mas a Câmara, em acordo com a Prefeitura, foi feito o compromisso para que os recursos sejam investidos nos sanitários. “Aqui neste conjunto da Praça da Abadia e Praça Dr. França, nós temos eventos importantes e também a Feira Livre. Os banheiros vêm num momento importante e eu quero agradecer ao presidente Pedro e a todos os vereadores pela devolução destes recursos e nós faremos essas obras em parceria, com respeito, amizade e amor pela cidade.”
O presidente da Câmara avaliou que a reunião teve excelentes resultados e que, por meio desta parceria, será atendida uma importante parcela da população frutalense. “Não podemos exigir que se atenda à necessidade do vereador, mas podemos ajudar a atender nas necessidades da população. Esses recursos que vamos repassar vão ser bem usados para dar mais atenção à saúde e agora para a construção dos banheiros para beneficiar os feirantes e também toda a população que sempre frequenta esta praça.”
Sessão da Câmara homenageia 30 anos da UEMG
Uma sessão especial da Câmara Municipal de Frutal foi realizada na quarta-feira, 9, no Anfiteatro da UEMG, onde foram entregues diversas homenagens a funcionários, estudantes e à direção do Campos Frutal. Na ocasião, foram comemorados os trinta anos da instituição, que veio para Frutal após um longo trabalho, com o empenho de autoridades e setores da comunidade, que trouxeram um campus avançado para a cidade, que logo foi estadualizado e hoje reúne alunos de todas as partes do país.
O diretor da Unidade Frutal, professor Allinson Takehiro Fujita, apontou que a entrega de uma Moção de Congratulação para cada curso, para a direção e para os funcionários significou uma grande dose de satisfação, já que isso mostra reconhecimento do município ao trabalho que vem sendo realizado. “Outros municípios também prestaram homenagens, mas Frutal tem um sabor especial nesta luta, por ter ajudado a democratizar a participação de alunos, servidores e professores no destino da instituição. De Frutal haverá uma evolução para todas as unidades e isso é ganho democrático, para evitar indicações e fazer com que todas as classes participem desse processo de escolha.”
O vice-prefeito Toninho Heitor falou do início da busca do ensino superior para Frutal e sobre a evolução do projeto, concretizado com o apoio de dois deputados. Ele assinalou que a conquista do Campus veio de um trabalho árduo, quando o prédio da UNIUBE foi doado à UEMG pelo reitor Mário Palmério e a comunidade foi em busca da UEMG.
A vereadora Maiza que foi aplaudida ao defender o crescimento do Campus Frutal, afirmou ser necessário efetivar a UEMG como um polo educacional, absorvendo os prédios do antigo Hidroex, que segundo entende, não podem ser privatizados e sim incorporados à UEMG. “O governador precisa entender que a universidade deve se concretizar como um polo educacional, isso aquece a economia, gera emprego, renda e é importante por tudo isso e porque Frutal pode centralizar os estudantes de Frutal e de toda a região, além de todos os pontos do Brasil.”
Para o professor Querino François de Oliveira Vasconcelos, comemorar os trinta anos de fundação da Universidade do Estado de Minas Gerais é acreditar que uma universidade pública é essencialmente para Frutal. “Esse momento deve ser agraciado, vendo alunos e professores promovendo a universidade mesmo apesar de algumas limitações. “É importante que a universidade cresça cada vez mais e que isso aconteça o mais breve possível. A universidade abre a portas para todos os tipos de desenvolvimento dos jovens e daqueles que precisaram abandonar e agora poderão voltar para o seu processo de desenvolvimento pessoal.”
O presidente da Câmara Municipal de Frutal, Pedro do Nascimento, comentou que essa solenidade para a entrega das moções na sede da universidade traz satisfação, porque as homenagens são para mostrar que a Câmara reconhece a capacidade da universidade para o crescimento da cidade e, por isso, é importante valorizar professores, funcionários e alunos. “A Câmara já promoveu uma audiência pública e está acompanhando por se importar muito com a UEMG. É preciso que esse espaço seja ocupado com mais cursos e com o crescimento de nossa universidade, trazendo mais opções e mais crescimento para a nossa Frutal.”
Vereadores buscam pagamento de recursos pendentes
Acompanhados do deputado federal Zé Vitor, os vereadores Bruno Augusto e Antônio Joaquim estiveram na tarde desta quarta-feira, 9, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na oportunidade, eles se reuniram com o secretário de relações governamentais Giacomo Hensel. O objetivo da visita foi buscar, junto ao Governo Federal, o pagamento de recursos suspensos para o município, como, por exemplo a obra de construção da Escola Municipal ‘Belmiro Batista Miranda’, no povoado Garimpo do Bandeira.
A Secretaria de Relações Governamentais tem a função de intermediar o diálogo entre parlamentares e o Governo Federal. Os vereadores consideraram a visita positiva e destacaram que é importante essa ação de apresentar as demandas existentes. Eles agradeceram ao deputado Zé Vitor e vão aguardar o posicionamento do governo, uma vez que a Secretaria de Relações Governamentais irá levar ao Governo Federal as reivindicações apresentadas.
Josimar indica manutenção em estrada no distrito de Aparecida de Minas
A Indicação 627/2019, de autoria do vereador Josimar Ferreira Campos, pede que a Prefeitura determine às secretarias competentes uma ação de manutenção no distrito de Aparecida de Minas. Ele assinala que fez esta indicação ao conhecer a necessidade de que sejam feitas obras de manutenção na estrada do antigo lixão, no sentido de quem vem do centro do distrito em direção à saída, virando-se à esquerda, na Escola Estadual Tancredo Neves.
Ele apontou ainda que é oportuno dar conhecimento desta indicação aos moradores Beatriz Ferreira Gonçalves, Osmar Vieira da Silva, Juarez Roseno da Silva, José de Souza Filho, Francisco Nogueira Borges, Adonias Devasa Junior, e Luzia da Silva Ferreira, todos residentes no distrito de Aparecida de Minas.
Josimar justificou a medida explicando que, em um trecho desta via, localizado na primeira entrada à direita, há aproximadamente um quilômetro que está intransitável e os usuários estão reivindicando que sejam feitos os devidos reparos. “É preciso reformar este trecho, quebrando os barrancos e levantando o leito da via para melhorar a estrada e, assim, facilitar o escoamento da produção.”
Bruno apresenta sugestão para o transporte público
O vereador Bruno Augusto de Jesus Ferreira apontou uma opção para que a Prefeitura possa resolver parte dos problemas que vêm ocorrendo com o transporte público no município, com a finalidade de sanar questões que vem sendo apontadas pela população. Segundo a indicação, existe a necessidade de que a Prefeitura busque parcerias com o setor privado, para que possam ser adquiridos pontos de ônibus dignos, que garantam conforto aos munícipes. Ele evidenciou que busca tal solução, pois essa sugestão se dá pelo fato de que não há pontos de ônibus na área urbana.
Com isso, o assunto tem sido muito comentado e é motivo de indignação das pessoas que usam o transporte público, já que são obrigadas a ficar no relento. Como a Prefeitura alega falta de recursos, essa sugestão para que sejam feitas PPP´s, as Parcerias Público Privadas, seria uma forma de resolver esta necessidade. “A prefeitura pode fazer parceria com empresas que se interessem em colaborar com a cidade e, ao mesmo tempo, divulgar sua marca.”
Para o vereador Bruno, é importante destacar que os pontos de ônibus servirão ao transporte público e também ao escolar, pois as crianças e adolescentes que aguardam o transporte estão sujeitas às mesmas condições, sob sol ou chuva. “Nós achamos isso desumano. Essa situação não pode continuar assim e, se a Prefeitura não tem condições de instalar os devidos pontos de ônibus, seria adequado acatar nossa sugestão. Eu estou me colocando à disposição para buscar esses parceiros,” concluiu.
Ana Cláudia e Gleiva reivindicam prédios do antigo Complexo Hidroex
Por meio da Indicação 620/2019, as Vereadoras Ana Cláudia Brito Marchi e Gleiva Ferreira de Mello expuseram à Administração Municipal a conveniência e necessidade de se envidar esforços junto ao governador do estado, Romeu Zema, pedindo que seja analisada a possibilidade de que a sede do antigo Hidroex seja repassada ao município de Frutal, que ali poderia dar a destinação do local para servir como sede administrativa da Prefeitura Municipal de Frutal, incluindo-se também um espaço para funcionamento da Câmara Municipal.
Ao apresentar a sua justificativa, as vereadora argumentaram que, com a extinção do Hidroex, aquele imóvel está sem nenhuma utilidade, o que faz com que sofra deterioração a cada dia com a ação do tempo e pelo abandono, bem como pela falta de manutenção adequada. Conforme as duas vereadoras, esta seria uma grande medida, que será aprovada pela população, que se mostra indignada com o descaso com estes prédios, considerando o alto investimento em recursos públicos.
Elas destacam que, caso o imóvel seja repassado ao município, seria devidamente reformado e aproveitado para abrigar a sede administrativa da Prefeitura Municipal, mas podendo comportar seguramente todas as secretarias e seus departamentos que podem ficar juntos e desta forma, evitar pagamento de aluguéis e outros custos. Elas evidenciam ainda que o prédio possui condição também de abrigar a Câmara Municipal, evitando gastos maiores e assim gerando grande economia, que pode ser empregada em obras e em outras áreas da administração.
Liosório pede reposição de iluminação em praça
O vereador Liosório Antonio da Silva, por meio da Indicação 613/2019, solicitou que a Prefeitura determine uma correção em um problema que afeta a Praça Afrânio de Paula e Silva. Ele apontou a necessidade de instalar um novo poste com uma lâmpada na praça na esquina das Rua Afrânio Peixoto e Rua dos Inconfidentes, com urgência. De acordo com ele, o local possui uma boa frequência de pessoas em seus momentos de descanso, mas isso tem sido prejudicado pela falta de iluminação.
Como justificativa, ele explicou que um poste que existia neste ponto quebrou e não foi reposto, fazendo com que o local fique bastante escuro. Segundo a proposição, isso atrapalha o lazer das pessoas naquela praça, considerando que traz intranquilidade e insegurança aos frequentadores. Na opinião do vereador, a instalação de mais um poste com a devida luminária certamente vai oferecer um local seguro para os frequentadores.
Tõe da Véia propõe melhorias no Velório Municipal
A Indicação 612/2019, de autoria do vereador Antonio Joaquim da Silva, indicou à Prefeitura a necessidade de promover uma pintura do Cemitério Municipal e uma operação de limpeza antes do próximo Dia de Finados. O vereador acredita que estas duas medidas são adequadas à ocasião, que é uma data onde milhares de pessoas vão visitar os túmulos de parentes e pessoas queridas.
Como justificativa, Antonio aponta que estas os dois locais serão visitados por muitas pessoas e devem ter um melhor aspecto a partir destes cuidados.
Rapinha quer mutirão de oftamologistas
O vereador Claudimar Basílio da Silva propôs que a administração municipal se empenhe em avaliar a necessidade de dar oportunidade aos oftalmologistas de Frutal para que seja realizado um mutirão de consultas para pessoas carentes do município. O objetivo, segundo ele, é zerar a fila de espera que ele estimou em aproximadamente 2.800 pessoas. O vereador evidenciou ainda a necessidade de fornecer óculos para os frutalenses que não puderem pagar pela aquisição.
Para justificar o pedido, o vereador falou da necessidade de dar prioridade aos profissionais da área da saúde de Frutal. “Sabemos que serão realizadas várias consultas por oftalmologistas, em mutirão, para zerar a grande fila de espera que há. É preciso também que o Executivo forneça óculos para as pessoas carentes que não têm como pagar para adquiri-los.”
Bruno quer prestação de contas da Área Azul publicada no Portal de Transparência
O vereador Bruno Augusto expediu proposição à prefeita Maria Cecília Borges solicitando que o Poder Executivo entre em entendimento com a administração da Área Azul com a finalidade de requerer um relatório mensal do dinheiro arrecadado, assim como das despesas e investimentos realizados. No ofício, o vereador solicita ainda que a prestação de contas seja publicada no Portal de Transparência, para que fique acessível a todos os munícipes. Bruno justificou que, por usarem o espaço público, essa prestação de contas também deve ser pública.
"Sabemos que a Área Azul gera empregos e auxilia em projetos sociais, porém essa cobrança é feita sobre o uso do espaço público. Justamente por esse motivo, a população precisa ter acesso às movimentações financeiras e o Portal de Transparência é a melhor alternativa", disse o vereador.
Josimar e Zizi solicitam abrigo
Os vereadores Josimar Ferreira Campos e José Adão da Silva assinaram em conjunto uma indicação solicitando providenciar a instalação de um abrigo no ponto do circular ao lado da Igreja Matriz. A proposição pede que esta obra seja realizada com urgência, considerando que muitas pessoas estão reclamando do clima, especialmente que, no período das chuva, não há como as pessoas ficarem no ponto para tomar o ônibus.
Na justificativa, os vereadores assinalaram que a construção deste abrigo naquele ponto de ônibus vai cumprir a finalidade de proteger as pessoas. “É bom para a proteção, principalmente dos idosos, estudantes e outros passageiros, enquanto estes permanecem à espera de transporte.” Para os dois vereadores, é fundamental oferecer a proteção contra os rigores dos raios solares ou das chuvas, possibilitando um razoável conforto durante esse tempo em que se aguarda o veículo de transporte.
Gleiva e Ana Cláudia sugerem homenagem
A Indicação 592/2019, de autoria das vereadoras Gleiva Ferreira de Mello e Ana Cláudia Brito Marchi apontou a necessidade de denominar a Farmácia Municipal ou o Complexo Municipal de Saúde, que será construído na quadra ao lado do Hospital Municipal Frei Gabriel com o nome de ‘Sonia Regina Macedo’, conforme currículo encaminhado em anexo, que é necessário à confecção do projeto de lei.
Segundo a justificativa das vereadoras, a enfermeira Sonia Regina Macedo de Oliveira Mariano da Costa ou Soninha, como era chamada, faleceu precocemente, em 15 de outubro e 2018, deixando órfãos não apenas seus filhos, mas também seus pacientes. Segundo as vereadoras, a enfermeira Sonia praticamente adotava os pacientes, o que fez com que ela se tornasse muito querida. “Ela foi muito dedicada aos pacientes, aos quais sempre doou sua competência e também carinho e cuidados, merecendo assim ser lembrada pelo belíssimo trabalho que desenvolveu na área de Saúde do município”, aponta o texto da proposição.
Josimar requer informações sobre pavimentação
O vereador Josimar Ferreira Campos solicitou, por meio do Requerimento 135/2019, que a Administração Municipal preste informações a respeito do processo que vai promover o asfaltamento das ruas Deroci Marques de Paula, Elísio Martins e Fioravanti Franzi, além da Avenida Conquista e muitas outras. Ele argumentou que muitos dos locais já foram preparados com essa finalidade, mas ainda não receberam a pavimentação, o que pode trazer problemas se houver muita demora. “Se o asfalto demorar a chegar, tem a questão das chuvas que podem estragar o serviço, exigindo que se faça a preparação novamente, o que significa que pode haver mais demora.”
Josimar alerta que a principal preocupação é com o clima, que está alternando entre o calor e as chuvas, como sempre ocorre no final do ano. “Como está chegando o próximo período de chuvas, se estas ruas não forem asfaltadas certamente se perderá o que nelas já foi feito. Isso traz prejuízos aos cofres públicos se o trabalho tiver de ser refeito. É preciso agilizar, pois existe um cronograma de trabalho que não pode ser atrasado. Além disso, a cobrança da população nestes pontos é muito grande e todos questionam sobre quando as suas ruas vão receber esse benefício.”
Ana Cláudia indica criação de projeto de apoio
Por iniciativa da vereadora Ana Cláudia Brito Marchi, a Prefeitura de Frutal recebeu a sugestão para criar um projeto que dê apoio a famílias carentes para que estas tenham um acompanhamento quando lidarem com perda de familiares. Ela pediu que seja instituído no município um projeto de acompanhamento por meio de psicólogos para as famílias carentes que perdem em ente querido, como um parente muito próximo ou filho, por exemplo.
De acordo com a vereadora, essa atitude de apoio deve ser tomada nem que seja apenas por meio do telefone, dando acompanhamento a essas pessoas por algum tempo, trazendo assim um conforto maior às mesmas.
Como justificativa, Ana Cláudia explica que essa assistência pode ser dada por meio de profissionais que já atuam em determinados setores da administração municipal. “Isso poderia ser efetuado pelos próprios profissionais do Hospital Municipal Frei Gabriel, trazendo um tratamento mais humanizado aos nossos munícipes carentes que sofrem uma grande perda”, comentou a vereadora.
Ana Cláudia indica criação de projeto de apoio
Por iniciativa da vereadora Ana Cláudia Brito Marchi, a Prefeitura de Frutal recebeu a sugestão para criar um projeto que dê apoio a famílias carentes para que estas tenham um acompanhamento quando lidarem com perda de familiares. Ela pediu que seja instituído no município um projeto de acompanhamento por meio de psicólogos para as famílias carentes que perdem em ente querido, como um parente muito próximo ou filho, por exemplo.
De acordo com a vereadora, essa atitude de apoio deve ser tomada nem que seja apenas por meio do telefone, dando acompanhamento a essas pessoas por algum tempo, trazendo assim um conforto maior às mesmas.
Como justificativa, Ana Cláudia explica que essa assistência pode ser dada por meio de profissionais que já atuam em determinados setores da administração municipal. “Isso poderia ser efetuado pelos próprios profissionais do Hospital Municipal Frei Gabriel, trazendo um tratamento mais humanizado aos nossos munícipes carentes que sofrem uma grande perda”, comentou a vereadora.
Edivalder solicita limpeza em terreno
O vereador Edivalder Fernandes da Silva encaminhou ao Poder Executivo a Indicação 598/2019, pedindo que sejam tomadas medidas quanto a um terreno na área urbana que tem incomodado moradores da Rua Senador Gomes da Silva. De acordo com ele, existe a necessidade de efetuar com urgência a limpeza do terreno localizado nesta rua, nas proximidades do número 1.127 e ao lado da Escola Tales de Miletto.
O vereador apresentou como justificativa que o referido terreno está bastante sujo, quase que totalmente coberto pelo mato, o que faz com que a vizinhança reclame disso e ainda aponte que o local certamente está acumulando água, o que vem provocando o aumento do número de mosquitos. Edivalder alerta que, entre estes insetos, pode estar o perigoso Aedes aegypti, que é transmissor da famigerada doença dengue e ainda, da febre chikungunya e da febre zika.
Odinaldo pede interdição para favorecer feirantes
A Indicação 603/2019, do vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos, pede que a Prefeitura tome providencias para atender aos feirantes quanto à necessidade de se instalar placas determinando o período de estacionamento na área onde ocorre a Feira Livre. O vereador explica que é necessário proibir que se estacione nas imediações das zero horas de domingo até as 14h00 horas, para evitar transtornos de motoristas com os feirantes. De acordo com ele, é comum que pessoas estacionem seus veículos nos locais onde os feirantes montam as suas barracas, o que causa desentendimentos e transtornos diversos.
Em sua justificativa, Odinaldo apontou que esta medida é extremamente urgente e importante, pois tem a intenção de acabar com os transtornos que têm ocorrido no local da Feira Livre. “Quando os feirantes vão montar as suas barracas nas madrugadas dos domingos, eles encontram carros estacionados nesta área e isso impede que eles possam desenvolver o seu trabalho para aguardar seus clientes. É difícil ter de esperar um veículo sair do local para trabalhar e muitos deles cegam muito cedo ao local.”
Odinaldo pede interdição para favorecer feirantes
A Indicação 603/2019, do vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos, pede que a Prefeitura tome providencias para atender aos feirantes quanto à necessidade de se instalar placas determinando o período de estacionamento na área onde ocorre a Feira Livre. O vereador explica que é necessário proibir que se estacione nas imediações das zero horas de domingo até as 14h00 horas, para evitar transtornos de motoristas com os feirantes. De acordo com ele, é comum que pessoas estacionem seus veículos nos locais onde os feirantes montam as suas barracas, o que causa desentendimentos e transtornos diversos.
Em sua justificativa, Odinaldo apontou que esta medida é extremamente urgente e importante, pois tem a intenção de acabar com os transtornos que têm ocorrido no local da Feira Livre. “Quando os feirantes vão montar as suas barracas nas madrugadas dos domingos, eles encontram carros estacionados nesta área e isso impede que eles possam desenvolver o seu trabalho para aguardar seus clientes. É difícil ter de esperar um veículo sair do local para trabalhar e muitos deles cegam muito cedo ao local.”
Câmara solicita reajustes para perueiros
A Indicação 610/2019, assinada por catorze dos quinze vereadores da Câmara de Frutal, assinalou a necessidade de voltar a dar um adicional de 20% aos perueiros que fazem o transporte de professores da rede municipal de ensino. Os vereadores Sebastião Custódio Couto Jr, Pedro do Nascimento, Gleiva Ferreira de Mello, Claudimar Basílio da Silva, Querino François de Oliveira Vasconcelos, Maíza Signorelli Nunes, Ana Cláudia Brito Marchi, Odinaldo Jacinto de Barcelos, Edivalder Fernandes da Silva, José Adão da Silva, Josímar Ferreira Campos, Joziel Nunes Rodrigues, Liosório Antonio da Silva e Antonio Joaquim da Silva argumentaram que antes esse adicional lhes era concedido, mas atualmente está suspenso.
Na justificativa apresentada, os vereadores apontam que esses transportadores não levam estudantes e sim os educadores, razão pela qual fazem trajetos menores e de menor remuneração. A concessão deste adicional em 20% certamente melhoraria a condição de trabalho dos profissionais, já que estes estão sujeitos a aumentos constantes dos preços de combustíveis, peças e manutenção. “Como temos ciência de que a situação Prefeitura está se normalizando e sendo poucos perueiros que fazem este transporte, solicitamos à prefeita que volte a lhes conceder este benefício.”