Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Josimar reivindica atenção para Boa Esperança

O povoado de Boa Esperança fez parte do trabalho do vereador Josimar Ferreira Campos ao apresentar diversas indicações durante a sessão do dia 9 de setembro. Ele apontou a necessidade de a Prefeitura se organizar para aguar ou entrar em entendimentos com a direção da Usina Cerradão, para que essa ação seja desenvolvida na Avenida Celestino Batista, no povoado de Boa Esperança, pelo menos três vezes por semana.

Josimar salientou que os moradores estão reclamando que os caminhões, tratores e carros da Usina Cerradão passam constantemente por esta avenida, levantando muita poeira. A maior queixa é das donas de casa, que não têm como colocar roupas para secar nos varais. Além do mais, a poeira constante está causando doenças respiratórias nas pessoas idosas e em crianças. Josimar pediu que o morador Ibaldo Alves Ferreira, da Avenida Celestino Batista, seja comunicado desta indicação.

Frutal poderá sediar projeto de sustentabilidade da Suécia

O vereador Bruno Augusto esteve nesta quinta-feira (12) na embaixada da Suécia, em Brasília, acompanhando o deputado federal Zé Vitor. Eles se reuniram com a embaixadora Johanna Brismar Skoog e a diplomata Lisa Qvarfordt. O objetivo do encontro foi conhecer mais sobre o método utilizado pela Suécia no descarte e reaproveitamento do lixo, o que tem destaque mundial. A intenção é implantar esse método no Brasil, sendo que caso se concretize, Frutal sediará um dos projetos piloto. O sistema de reciclagem da Suécia funciona tão bem que, por anos, o país teve de comprar lixo de seus vizinhos para manter suas plantas funcionando. Um exemplo dessa eficiência é o dado de que, desde 2011, menos de 1% do lixo doméstico produzido pelos suecos foi para aterros. Outros exemplos de sustentabilidade da Suécia foram a criação de pesados impostos sobre os combustíveis fósseis, criados em 1991, e a priorização de uso de fontes renováveis de energia, que já fornecem metade da energia consumida pelo país. Para o vereador Bruno essa é uma semente que foi plantada, mas que no futuro poderá colocar Frutal em destaque nacional.

"Louvável essa iniciativa do deputado Zé Vitor e estamos bastante otimistas. Pra mim é um orgulho poder estar presente neste momento e saber que nossa cidade poderá sediar algo de grande representatividade". Disse Bruno.

Gleiva quer informação sobre reajuste do funcionalismo

Por meio do Requerimento 125/2019, a vereadora Gleiva Ferreira de Mello solicitou da Prefeitura de Frutal o encaminhamento de informações sobre a negociação que resultou em um acordo para a revisão da matriz salarial dos servidores da Prefeitura. A vereadora quer saber qual é a previsão para o cumprimento do restante do acordo efetuado pelo Poder Executivo ainda em campanha. De acordo com Gleiva, já foram pagas duas parcelas desse reajuste e restam dois compromissos, sendo um neste ano de 2019 e o outro no ano de 2020.

Como justificativa, a vereadora Gleiva explicou que muitos dos servidores estão procurando saber a respeito do cumprimento deste acordo, razão pela qual as informações são fundamentais para que se possa informá-los com a devida segurança. “Como já estamos em meados do mês de setembro, gostaríamos de saber do Executivo Municipal se há uma previsão. Ainda no período de campanha, foi feito esse acordo de que seriam promovidas quatro revisões na matriz salarial dos servidores da Prefeitura. Sabemos que restam duas parcelas, uma a ser concedida ainda neste ano de 2019 e a outra em 2020.”

Bruno cobra posicionamento da prefeita sobre luta contra a Copasa

Na reunião desta segunda-feira, 9 de setembro, o vereador Bruno Augusto falou do contrato firmado entre Copasa e Prefeitura. Segundo ele, o contrato foi renovado em 2000, pelo então prefeito Luiz Antônio Zanto, que, doze dias antes de deixar o cargo, promoveu o aditivo com a estatal por mais trinta anos. O vereador ainda contou que o prazo começou a valer a partir de 2003, pois a prorrogação foi feita antecipadamente. Bruno destacou também a mobilização dos munícipes, que estão coletando assinaturas em razão dos abusos cometidos pela Copasa.

Ele também enfatizou o trabalho da Câmara Municipal que, recentemente, instaurou uma Comissão de Investigação para apurar os valores e serviços prestados. O vereador afirmou estranhar o silêncio da prefeita municipal, que, até o presente momento, não se manifestou sobre essas ações da população e dos vereadores.

"Não adianta a mobilização da população e Legislativo se, quando for bater o martelo, o Executivo não apoiar. Passou da hora de a prefeita vir a público e se manifestar. Falar se está ao lado do povo ou da Copasa ou então se não vai entrar nessa briga, o que até entendo, pois foi seu esposo que renovou o contrato. Algum posicionamento a prefeita deve tomar e é isso que estou cobrando", disse Bruno.

Rapinha pede mais oftalmologistas no Frei Gabriel

Por meio da Indicação 538/2019, o vereador Claudimar Basílio da Silva, Rapinha. Indicou a necessidade de aumentar com urgência o número de médicos oftalmologistas que atendem no Hospital Municipal Frei Gabriel. O vereador assinala que existe uma grande demanda para esse ramo da Medicina, o que obriga os pacientes a enfrentar filas de espera que podem durar meses antes de conseguirem serem atendidos.
Rapinha argumenta que a cidade cresceu muito e, com isso, a necessidade de que o hospital acompanhe esse desenvolvimento atendendo bem à nova demanda. “A população não pode ficar sofrendo. É imperioso que esta medida seja tomada efetivamente.”
Segundo ele, o Hospital Municipal, que é o local para onde vão as pessoas carentes, presta atendimento a cerca de 150 pacientes por mês nesta especialidade, mas há informações que aproximadamente 2.800 pessoas estejam aguardando uma consulta. Para resolver o problema, ele sugere que sejam disponibilizadas mais consultas nesta área da Saúde, o que pode ser conseguido com mais profissionais disponíveis. “Se continuar da maneira como está, se não houver mais médicos oftalmologistas, termina esse mandato e essas pessoas não conseguirão ser atendidas.”

Josimar requisita informações sobre escola

Por meio do Requerimento 118/2019, o vereador Josimar Ferreira Campos requisitou informações sobre o andamento da obra da Praça ‘Lucineide Araújo Silva’, no bairro Vila Esperança. O vereador quer saber como está o andamento da construção e qual é a previsão para o término da obra, assim como qual é o valor do convênio firmado entre o Governo Federal e o Município de Frutal. Segundo ele, a obra foi conquistada por meio da ação do deputado federal Luiz Tibé e o pedido de informação ainda solicita o envio de documentos indicando o valor que já foi gasto na obra, qual é o saldo do convênio em conta e a justificativa de porquê esta obra está parada.

Para Josimar, as informações serão muito uteis para que a população possa ser esclarecida.”

Odinaldo cobra ação na Praça Elvira Menezes

Por meio da Indicação 529/2019, o vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos pediu a tomada de providências capazes de providenciar com urgência uma limpeza geral e a poda das árvores na Praça Elvira Machado de Menezes, que fica localizada na entrada e saída de Frutal pela MG-255, perto do prédio da antiga Cofrul. Segundo o vereador, a praça se encontra suja e é péssima a impressão de quem chega à cidade por aquela via

Como justificativa ele argumenta que a referida praça, localizada na entrada e saída da cidade, está necessitando de uma limpeza geral para a melhoria de seu aspecto visual, mas precisa também de serviços de poda urgente nas árvores. Ele assinala que elas cresceram demasiadamente e encobriram a iluminação existente, trazendo muita escuridão à noite e fazendo com que as pessoas fiquem à mercê dos perigos provocados por esta situação.

Liosório indica sinalização especial

Após receber alguns pedidos, o vereador Liosório Antonio da Silva apresentou uma indicação ao Poder Executivo solicitando que seja feita uma sinalização nas ruas do povoado Garimpo do Bandeira, especificamente por onde passam os ônibus de linha. De acordo com ele, essa proposição foi apresentada com base na necessidade de pintar faixas com os dizeres “É Proibido Estacionar” para que os condutores possam evitar de deixar seus veículos nestes locais e, com isso, bloquear ou dificultar a passagem dos veículos de passageiros.

Ainda segundo Liosório, a medida se justifica porque estas faixas estão apagadas, o que faz com que motoristas não percebam o problema. “Por não verem a faixa com a proibição de estacionar, os motoristas acabam parando seus carros nesses locais, atrapalhando as manobras dos ônibus de linha.”

Bruno volta a defender investimentos nos povoados

Na reunião de segunda-feira, 2 de setembro, o vereador Bruno Augusto de Jesus Ferreira falou mais uma vez sobre o descaso com os povoados pertencentes ao município. Ele afirmou que essas comunidades rurais não recebem investimentos e, na maioria das vezes, nem sequer o básico. Ele destacou que, desde a gestão passada, reivindica a criação de um orçamento próprio para os povoados, mas até o momento seu pedido não foi atendido pelo Executivo. “Quem reside nos povoados têm o mesmo direito de que reside no perímetro urbano, mas infelizmente nossas comunidades rurais não tem sequer o básico.”
Desta vez, o vereador reivindicou que, pelo menos 10% do orçamento de cada secretaria seja destinada aos povoados, na forma de investimentos. “Venho lutando há anos pela criação do orçamento próprio, mas nunca vimos qualquer empenho do Executivo neste quesito”, disse.
No ofício expedido à prefeita Maria Cecilia, Bruno destacou algumas prioridades, como na Boa Esperança, que tem um fornecimento de água precário. “Já que o Executivo não quer criar o orçamento próprio, que destine pelo menos parte dos orçamentos das secretarias aos povoados, que carecem de ações contundentes. Boa Esperança, por exemplo, tem um fornecimento de água frágil. Na Pradolândia, os moradores necessitam de transporte na área da saúde. Basta conhecer de perto essas comunidades, que é possível constatar o quanto são esquecidas”, finalizou Bruno.

Sargento Nepomuceno recebe Título de Cidadania

O sargento PM Antonio Nepomuceno Júnior se tornou cidadão honorário de Frutal na noite da segunda-feira, 2, quando recebeu a honraria das mãos do vereador Claudimar Basílio da Silva, o Rapinha. Ele propôs a homenagem com base no histórico de Nepomuceno, que, antes de ser policial, trabalhou desde cedo, com a idade de sete anos, como sitiante e depois frentista, motorista, auxiliar de escritório e em outras atividades. Natural de Conceição das Alagoas, o homenageado é filho de Antonio Nepomuceno Neto e Alice Gonçalves Nepomuceno, pai de quatro filhos maiores e casado com Francisca da Silva Macedo, com quem tem a filha Clarissa.

O policial, segundo salientou, foi aprovado para o cargo de soldado da Polícia Militar em 1996, mas conseguiu ingressar no curso apenas em 1998, por conta de uma greve da Polícia Militar de Minas Gerais, concluindo em abril de 1999, sendo designado para Frutal. No mesmo ano, entrou no Curso para Formação de Sargentos, concluído em dezembro de 2000. Em Frutal, já participou do Proerd, atuou no trabalho ostensivo, combatendo todos os tipos de crimes. “Ele ficou conhecido pela maioria dos cidadãos frutalenses. É membro do Lions Clube de Frutal ‘Luiz Alberto do Carmo’ desde 2006 e bacharel em Direito a partir de 2011. Por essa trajetória, o sargento Nepomuceno merece ser mais um filho de Frutal.”
Ao agradecer, o sargento Nepomuceno frisou que a homenagem certamente é uma das mais significativas de toda a sua vida, pois sempre desejou permanecer em Frutal e nunca pediu para ser transferido de cidade. Comentou que recebeu de seus pais a educação e os valores que transferiu aos filhos e apontou sua gratidão a Frutal e a todos os momentos que viveu aqui. “Temos de viver os bons e os mais momentos, para que possamos fazer aquilo em que acreditamos. Creio que, em todos esses anos, pude fazer o melhor na busca de solução para os problemas das pessoas e sou muito grato por hoje ser um filho de Frutal.”

Tem início o mutirão de cirurgias de catarata em Frutal

Teve início nesta terça-feira (3), no Hospital Municipal Frei Gabriel, o quinto mutirão de catarata realizado este ano pela Prefeitura de Frutal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal, que fez o repasse de R$200 mil para o município, permitindo a realização de das cirurgias no município.

Até sexta-feira (6), serão atendidos 259 pacientes entre homens e mulheres, dos quais 76 se referem à cirurgia do segundo olho que está sendo feita pelo médico João Roberto Alvarenga Machado, da cidade de Ribeirão Preto/SP. "Sabemos da importância de se reduzir essa fila de espera pela cirurgia de catarata e fico feliz, enquanto presidente da Câmara, de poder destinar esse recurso para a saúde da nossa população. Todos vereadores apoiaram essa iniciativa e hoje tivemos o início das cirurgias", destaca o presidente Pedrinho do Gás.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Marília Gonçalves, o objetivo é reduzir em até 50% a fila de espera no município. A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, em casos severos pode levar a perda total da visão. Pacientes que passaram pela primeira cirurgia e estão retornando nesta terça-feira elogiaram o atendimento e agradeceram à prefeitura pela qualidade do serviço que tem sido prestado.

Copasa é alvo de investigação especial da Câmara de Frutal

A prestação de serviços da Copasa em Frutal está no alvo de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) instalada pela Câmara Municipal na noite do dia 2 de setembro. O principal objetivo é averiguar os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, em especial após as constantes reclamações da população sobre a empresa estatal.

A Comissão será presidida pelo vereador Edivalder Fernandes “Cheiroso”, tendo como relator vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos e como membro a vereadora Ana Cláudia Brito Marchi. Eles terão 90 dias para conduzir as investigações e apresentar um relatório conclusivo aos vereadores e à população frutalense.

Para se ter uma ideia, boa parte da cidade ficou sem o abastecimento de água nos dias 1 e 2 de setembro e, quando este foi retomado, em alguns bairros a água que saiu pela torneira estava enlameada. Além disso, há reclamações sobre a taxa para tratamento de esgoto, que hoje é de cerca de 97% do valor de consumo de água, tarifa considerada exageradamente alta pelos frutalenses.

Some-se a isso as suspeitas de que a estação experimental de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na região dos bairros Princesa Isabel e Jardim do Bosque, não esteja realizando tratamento adequado dos dejetos que chegam até lá. Denúncias apresentadas por cidadãos e autuações do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) apontam que a ETE não está sendo eficiente e que a água retornada ao Ribeirão Frutal continua contaminada, o que colocaria como irregular a cobrança da tarifa de tratamento por parte da estatal.

Com a instalação da CEI, os vereadores poderão realizar análises nos pontos de captação de água no Ribeirão Frutal, bem como na água que chega aos consumidores e nos pontos de entrada e saída da ETE. A população também deverá ser ouvida e todos os dados consolidados em relatórios que serão discutidos em plenário. Caso sejam encontradas irregularidades, denúncias poderão ser feitas aos órgãos fiscalizadores, como a Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Minas Gerais (ARSAE-MG), Ministério Público, Agência Nacional das Águas (ANA), entre outros.

 

Copasa já foi investigada na região

Investigações por suspeita de falhas nos serviços oferecidos pela Copasa já tem ocorrido em diversas cidades. O exemplo mais recente está no município de Iturama, onde uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) dos vereadores daquela cidade demonstrou que a empresa não estava cumprindo com suas obrigações.

Dentre os problemas identificados naquele município estava a ineficiência do tratamento de esgoto e, após denúncia e sindicância realizada pela ARSAE-MG, a empresa foi obrigada a ressarcir em R$10 milhões os consumidores por cobranças indevidas. Ou seja, a população pagou caro por um serviço que não foi prestado adequadamente, tal como suspeita-se que esteja ocorrendo em Frutal.

Pelo estado há informações de investigações em cidades como Pouso Alegre (Sul de Minas), Carmo do Rio Claro, Ubá, Itajubá, Rio das Velhas, entre outras, já procederam a investigações semelhantes.

 

A estatal teve o contrato de concessão com o município renovado no início dos anos 2000, sendo que detém o direito de realizar o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto até 2033. No entanto, com a CEI da Câmara de Frutal, se as irregularidades forem confirmadas, uma rediscussão desse contrato poderá ocorrer.

Copasa é alvo de investigação especial da Câmara de Frutal

Frutal vai contar com posto da Receita Federal

O vereador Sebastiao Custódio Couto Júnior tem desenvolvido um trabalho desde a decisão do Governo Federal de fechar agências da Receita Federal em todo o país. Com a possibilidade de Frutal perder a agência local, ele tem feito diversas visitas a autoridades desde o mês de abril, com o objetivo de evitar o fechamento, com consultas a deputados e senadores. No entanto, ele foi informado que tal medida é uma decisão do ministro Paulo Guedes e do presidente da República e que não é possível reverter a situação.

A partir da constatação de que não seria possível evitar o fechamento em Frutal, ele manteve a ação com objetivo de encontrar uma solução para Frutal e para os doze municípios vizinhos que são atendidos aqui. “Fomos atrás dos deputados Wellington Prado, Rodrigo Pacheco e do senador Carlos Viana. Mas conseguimos, na tarde de quarta-feira, uma visita da responsável pela Delegacia da Receita Federal de Uberaba, Joyce Frade Machado e do delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira e a chefe da agência de Frutal. Conseguimos com que a Prefeitura mantenha um posto de atendimento, onde os documentos serão protocolados.”
Juninho esclarece que Frutal vai manter o atendimento até o final do ano e que o posto começará suas atividades, com um funcionário cedido pela Prefeitura e local a ser definido a parir de 2 de janeiro de 2020.
O vereador considera que foi uma grande conquista manter esse posto de atendimento com dois funcionários da Receita que darão suporte ao trabalho, já que, segundo ele, não são somente contadores que usam o órgão. De acordo com ele, é preciso agradecer a prefeita em nome da população e a disposição dos delegados de Uberaba, que vão permitir que diversos municípios continuem a ser atendidos, mesmo com Frutal perdendo o status de agência. “Hoje é tudo pela Internet e o protocolo online vai manter o atendimento e futuramente vamos manter uma reunião com as prefeituras da região para informar sobre o posto e seu funcionamento. Frutal não pode perder um órgão como esse e ambas as partes colaboraram muito para que isso fosse possível. Foi uma ação muito boa e temos sempre de lembrar que precisamos progredir, não regredir.”

Ana Cláudia quer informações sobre concessionária

Por meio do Requerimento 110/2019, a vereadora Ana Cláudia Brito Marchi expediu uma solicitação de informações sobre a situação do contrato de concessão dos serviços públicos de manutenção do Terminal Rodoviário “Miguel Morelli,” firmado com a empresa Frucom-Concessões LTDA, questionando ainda se tal contrato ainda se encontra em vigência ou já se encerrou. Ela aponta que o Terminal Rodoviário “Miguel Morelli” deveria ser um dos cartões postais da nossa cidade, já que recebe um número grande de pessoas que transitam pelo local diariamente.

A vereadora argumenta que todos aqueles que por um motivo ou outro chegam ou saem de Frutal via transporte público de passageiros percebe a falta de manutenção da praça onde fica o terminal, que precisa, segundo assinalou, de uma limpeza urgente. Além disso, Ana recomendou a reforma e a manutenção dos sanitários, que estão em estado caótico e sem condições de uso. “Isso é inadmissível, necessitando que, se o contrato ainda estiver em vigor, a prefeita inste a empresa concessionária daquele serviço público, para que esta tome as providências necessárias.”

Odinaldo reivindica operação tapa-buracos

O vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos solicitou que a administração dê especial atenção à necessidade de providenciar com urgência uma operação tapa buracos na Rua Raul Soares. Segundo ele, as condições desta via estão gerando muitas reclamações de moradores, de pessoas que passam com frequência pelos locais mais críticos e mesmo de empresas que fazem entregas em domicílio. 

Como justificativa, ele explica que essa rua possui pontos em estado de deterioração, com a pavimentação bastante afetada, existindo inúmeros buracos que podem causar acidentes e danos em veículos, além do risco de acidentes com as pessoas que transitam a pé, além de outros incômodos diversos. Odinaldo diz que é preciso fazer uma operação tapa buracos ou mesmo o recapeamento sem demora, para que o prejuízo não seja cada vez maior.

Liosório pede controle de velocidade em avenidas

Por meio de duas indicações, o vereador Liosório Antonio da Silva apontou a necessidade de se estabelecer o controle de velocidade em duas avenidas da cidade, devido ao excesso de velocidade dos veículos que criam risco de acidentes. O primeiro ponto solicitado fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, próximo à Avenida Juquinha Ganha Pouco, para onde ele pediu a construção de um obstáculo redutor de velocidade.

Em sua justificativa, ele apontou que este ponto da avenida possui um grande fluxo de veículos e vários deles ficam estacionados em frente ao Posto de Molas, criando dificuldade para que os condutores possam ver o tráfego e seguir em segurança. “Se for instalada uma lombada, evidentemente com a devida sinalização de alerta, o perigo será bem menor.”
O segundo ponto fica na Avenida Rio de Janeiro, próximo ao número 2.144, onde existe um estabelecimento de lava-rápido. Segundo Liosório, ele foi procurado pelo proprietário desta empresa, a quem pediu que fosse dada ciência desta proposição. “Os veículos que passam por ali sempre desenvolvem alta velocidade, trazendo transtornos e grandes riscos de acidentes neste local, que fica entre os bairros Ipê Amarelo e Waldemar Marchi.”

Esportista recebe homenagem da Câmara Municipal

A atleta amadora Elisângela Ribeiro de Almeida Souza recebeu o título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Frutal, que é o reconhecimento oferecido a um cidadão por sua atuação na valorização do nome do município. A homenagem, de autoria do vereador Josimar Ferreira Campos, ocorreu durante a sessão ordinária na noite do dia 26, pelo fato de a atleta representar Frutal e ter destaque nas participações que faz em corridas de diversas cidades.

Segundo Josimar, a frutalense tem vencido muitas competições, levando o nome de Frutal. “Esse título é bem merecido. É extremamente importante e fiquei muito feliz em poder dar esse título”, salientou. Elisângela comentou que foi emocionante receber o prêmio, que fará parte de uma coleção composta por mais de setenta troféus. “Não tenho nem palavras para expressar a minha gratidão por esse título”, enfatizou.
Além disso, a corredora afirmou que o reconhecimento é relevante para incentivar mais pessoas a participar do esporte. “Que seja uma forma de estar incentivando essa moçada a praticar uma atividade física e sair do sedentarismo”, finalizou.

Câmara entrega Moção de Aplauso a Amigos da APAE

A Câmara Municipal de Frutal entregou, por meio vereadora Maiza Signorelli Nunes, várias Moções de Aplauso a pessoas consideradas como Amigos da APAE. O evento ocorreu durante a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e homenageou empresas como o Supermercados JB e a Usina Bunge e outras personalidades da cidade.
Entre as homenageadas, a prefeita Maria Cecília Marchi Borges, relatou a atuação dos órgãos públicos em prol da Apae. “Nossa Apae é referência nacional. Temos uma parceria importante com a instituição, onde conseguimos dar oportunidade de emprego a esses alunos. E só temos a agradecer a todos que contribuem para os avanços da Apae, estando presentes em todos os eventos” disse.
O médico pediatra Dinovan José de Oliveira, que foi um dos homenageados, comentou ser uma grande honra saber que está conseguindo contribuir para a socialização das crianças e adolescentes necessitadas desse tipo de serviço. “É uma alegria enorme saber que estou ajudando essas pessoas. Prestar serviços ao próximo sempre engrandece o ser humano”, relatou.
Os Supermercados JB, grandes responsáveis pela inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, também foi homenageado e seu representante, José Mario de Castro Barnabé, destacou que o apoio ao programa de trabalho, emprego e renda é indispensável. “A introdução desses indivíduos no mercado de trabalho é uma luta diária e apoiamos porque vemos a dedicação e esforço que essas pessoas enfrentam no dia a dia e receber essa homenagem é algo de muita alegria”, ressaltou.
A vereadora responsável pela autoria do projeto, Mariza Signorelli Nunes, salientou que a ideia de fazer estas homenagens surgiu da necessidade de mostrar para a sociedade a importância da instituição na cidade e estimular outros colaboradores a ajudar na ação. “Esse reconhecimento é devido a essas empresas estarem apoiando a Apae no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades únicas para jovens e temos parceria com o doutor Dinovan, que nos apoia desde que iniciamos o convenio do Sistema Único de Saúde (SUS)” explicou.
A diretora Vilma Paula Machado comentou que os Amigos da Apae são entidades que, há anos, vem apoiando as ações desenvolvidas pela instituição, sendo que a participação de colaboradores para os programas é algo primordial para o sucesso e reconhecimento da entidade perante a população frutalense. “Por esse motivo, esse evento é tão gratificante. Nosso trabalho é estimular as habilidades dos nossos alunos e, depois de serem aprimorados, eles são encaminhados ao mercado de trabalho. Esses parceiros nos ajudam oferecendo oportunidades aos jovens” finalizou.
A Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, visa oferecer visibilidade aos indivíduos com necessidades especiais e ajudá-los nos processos de reabilitação. A presidente da Apae, Maria Auxiliadora Correia Barbosa, explica que o movimento é fundamental para dar oportunidades aos jovens dentro da sociedade. “Nós temos a função de defender as pessoas com deficiência e, por isso, estamos tentando mobilizar a sociedade para falar dos problemas que essa população vem enfrentando, pois todos tem o direito de viver e participar da comunidade”, manifestou.

Josimar quer informações sobre escola municipal

O Requerimento 112/2019, de autoria do vereador Josimar Ferreira Campos, pede que a administração municipal forneça informações a respeito do processo de construção da escola municipal localizada no povoado do Garimpo do Bandeira. O vereador solicitou o envio de planilhas, do cronograma da obra e documentação sobre o aditivo atual, feito com a Empresa GSV para que seja possível o término da obra da Escola Municipal Belmiro Batista Miranda.

Ao apresentar a sua justificativa, ele assinalou que é necessário terminar esta obra, pois a mesma foi iniciada em 2014 e, até o momento, não foi concluída, solicitando ainda que os moradores Antônio Fernandes da Silva, Valdo Ferreira de Araújo, Cleonice Miranda Novaes, Ildo Meire da Silva, Leandro Souza da Silva, e Solange Aparecida Almeida, todos residentes no Garimpo do Bandeira recebessem ciência desta proposição. “É preciso que esta escola seja efetivamente terminada, considerando que ela é de primordial importância para o povoado do Garimpo do Bandeira.”

Bruno sugere destinar parte do IPTU a entidades

O vereador Bruno Augusto de Jesus Ferreira apresentou uma proposta para que uma porcentagem do IPTU seja destinada a duas entidades do município, o Asilo Pio-XII e o Abrigo ‘Gabriel Luiz Ribeiro’ que é chamado ainda como Casa Lar. O parlamentar explicou que ambas instituições desempenham atividades fundamentais na vida de seres humanos em situação de vulnerabilidade e, por isso, precisam mais de que as subvenções repassadas pela Prefeitura. 

Bruno defendeu a iniciativa, afirmando ter certeza que a maioria da população também irá abraçar a ideia, por ser tratar de entidades respeitadas em Frutal. “Estamos falando de duas instituições que cuidam de pessoas que não têm um lar. Sei que a Prefeitura repassa as subvenções, mesmo que com atraso e valores inferiores ao básico, porém o Asilo e a Casa Lar necessitam de uma maior atenção por parte do Poder Público”.
Ele aponta que sua proposta é que esse valor seja incluindo na Lei Orçamentaria do Município, determinando a destinação de uma porcentagem da arrecadação com IPTU para estas entidades. “Por exemplo, suponhamos que o Executivo acate nossa sugestão e destine 1% do IPTU a ambas as entidades. Além de colocar o dinheiro em algo que realmente vale a pena, a população terá consciência desta aplicação positiva, com ações merecedoras de apoio de toda sociedade”. afirmou.

Rapinha pede expedição de convite a gerente da Copasa

O Requerimento de número 111/2019, assinado pelo vereador Claudimar Basílio da Silva, pediu a expedição de um convite ao gerente distrital da Copasa, Francisco de Macedo Fraietta, para fazer uso da Tribuna Livre da Câmara. Ele sugere a data de 9 de setembro para que sejam prestados esclarecimentos sobre diversos assuntos. Entre esses problemas estão questões sobre esgoto transbordando pelas ruas de Frutal diariamente, informações sobre o volume do consumo de água medido e a quantidade de perda nas redes por vazamentos.

O vereador ainda quer saber sobre os gastos com a limpeza na Estação de Tratamento de Água e Esgoto, os volumes de tratamento de água e esgoto e sobre as taxas que estão com preços bastante elevados. Rainha ainda informa que pretende questionar quais são os pontos de eliminação de ar, as chamadas ventosas e quais são os locais onde tais dispositivos estão instalados.

 

Zizi pede correção em saída de água do cemitério

A Indicação 506/2019, de autoria do vereador José Adão da Silva, pede que seja solucionado um problema antigo que incomoda os moradores vizinhos ao Cemitério Municipal. Ele indicou a necessidade de tomar providências urgentes no sentido de fazer com que as águas das chuvas que atualmente escorrem de dentro do local sejam direcionadas para redes pluviais. Segundo Zizi, a água sai pelos canos externos do cemitério e depois correm a céu aberto pela Rua José do Patrocínio e daí para outras ruas do bairro Princesa Isabel.

O vereador justifica que o ideal é que essa água caia na rede pluvial e não nas ruas, pois isso acontece há anos em razão do declive existente. Josimar apontou que esta situação tem que ser revista com urgência, considerando que isso pode prejudicar a saúde pública, já que estas águas de chuvas saem de dentro do cemitério e escorrem livremente pela Rua José do Patrocínio e depois por outras ruas do bairro Princesa Isabel, quando o correto seria que estas caíssem direto na rede pluvial. Zizi assinala que a questão já dura por muito tempo e seria muito interessante que houvesse uma solução.

Odinaldo pede atenção à estrada do Chatão

O vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos sugeriu que a Prefeitura de Frutal acione a Secretaria de Serviços Rurais para que aproveite o período de estiagem para programar uma ação de manutenção na estrada que liga a sede do município ao povoado de Vila Barroso. Ele assinala que, apesar da estrada estar em boas condições em boa parte dos seu trajeto, existem pontos em que há buracos enormes, que trazem riscos de acidentes para os veículos. “Eu considero que é preciso aproveitar o tempo mais seco para tapar esses enormes buracos que existem na estrada e isso deve ser feito com urgência, por causa do perigo de acidentes.”

Odinaldo ainda assinalou que, além de solucionar o problema dos buracos, é preciso dar atenção também para a necessidade de se fazer uma limpeza nas margens da estrada, também aproveitando a época mais seca. “Limpar as margens da estrada também é uma coisa muito necessária, pois vai dar mais noção para o motorista que passa por alguns pontos da estrada. Existem uns lugares onde a pista é praticamente invadida pelas plantas e em outros pontos há acúmulo de detritos que podem atrapalhar no caso de algum veículo precisar parar à beira da estrada. Por isso eu peço atenção para essa indicação, que foi feita como objetivo de dar segurança a quem usa a estrada.”

Pedrinho sugere rotatória na saída para Pirajuba

O conflito de trânsito existente nas proximidades do início da estrada que liga Frutal a Pirajuba, no final da Avenida Brasília, foi objeto de indicação do vereador Pedro do Nascimento, o Pedrinho do Gás. Na reivindicação, feita em nome de diversas pessoas que o procuraram com esta demanda, ele aponta que deve ser avaliada a necessidade de se construir uma rotatória na Avenida Brasília. O ponto sugerido para a construção é junto à saída para Pirajuba, no bairro Frutal-II, onde é grande o risco de acidentes.

Pedro assinala que este ponto é de muito trânsito, onde sempre há o cruzamento de veículos pequenos junto a ônibus e caminhões. Segundo ele, esse volume de trânsito, com veículos grandes em constate circulação tem criado dificuldade para quem deseja acessar os bairros Francisco Moron e Alceu Queiroz. “Nós recebemos muitas reclamações de pessoas que reclamam da desordem do trânsito neste ponto da cidade. Por isso, consideramos que a construção de uma rotatória pode ajudar e muito na solução do problema, já que existem regras para esses tipos de estrutura que vão facilitar para que os motoristas possam saber de quem é a preferência.”
Pedro acredita que esta rotatória vai ajudar a ordenar o fluxo de veículos, que se concentra durante todo o dia e não apenas e horários específicos. “Os veículos que circulam ali são muitos a qualquer hora do dia e a rotatória vai dar mais condições para as manobras de veículos grandes sem que eles fechem o cruzamento na hora das manobras. Cada um vai saber a hora de passar e sair com segurança para o seu destino”, concluiu.

Ana Cláudia solicita reforma do Ginásio Clayton Brito

Por meio de uma indicação, a vereadora Ana Cláudia Brito Marchi apontou a necessidade de se fazer uma reforma completa no Ginásio de Esportes Clayton Brito. Ela assinalou que a recuperação do local deve ser feita de forma urgente, com a finalidade de manter as atividades esportivas desenvolvidas no local.

De acordo com a vereadora, esta melhoria solicitada ao Poder Executivo é necessária para que o ginásio atenda à sua finalidade de fornecer suporte para as diversas atividades esportivas desenvolvidas neste espaço. “Vai haver melhores condições de uso para os esportistas, além de servir para a realização de diversos tipos de eventos ou competições esportivas”.
Ana salientou que um espaço como aquele, que é bastante amplo e versátil, vai permitir que a população possa desfrutar de momentos de lazer ou participar da prática de esportes.

 

EDITAL SUSPENSO - ANEXO

-------------------------------------- 

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo