Notícias
Zizi solicita serviços urbanos
Duas indicações de autoria do vereador José Adão da Silva pedem soluções para problemas encontrados na área urbana. O primeiro deles é a necessidade de fazer a instalação de um obstáculo redutor de velocidade, conforme a Indicação 320/2019. Nesta proposição, o vereador solicita atenção para a instalação deste dispositivo de controle do trânsito na Rua São Francisco de Sales, próximo ao número 3.070, solicitando que seja construído nos moldes estabelecidos pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta.
Segundo Zizi, os moradores estão reclamando que os veículos passam em alta velocidade, criando risco de acidentes. Ele acrescenta que o Cemei ‘Antonio Gomes Pinheiro’ fica nas proximidades, com grande movimentação de alunos de manhã e à tarde, quando ficam à mercê do perigo de atropelamento.
Por meio da Indicação 321/2019, Zizi solicita atenção para a necessidade de colocar grade de proteção no bueiro existente na Avenida Coronel Delfino nunes, com a Rua Louis Francescon, em frente ao templo da Igreja Congregação Cristã no Brasil. O vereador justifica o pedido salientando que é preciso promover os reparos necessários e colocar a grade na entrada daquele bueiro, pois ela está aberta e pode ocasionar acidentes, principalmente com crianças, ciclistas e pedestres. Além disso, é grande a circulação de fiéis da igreja, entre idosos, crianças e até cadeirantes, onde há cultos três vezes por semana, sendo que existe riscos à segurança de todos
Maiza pede criação de serviço de acolhimento
A vereadora Maiza Signorelli Nunes indicou a necessidade de a Prefeitura de Frutal investir no atendimento das disposições contidas na Lei Estadual 21.966/2016, que cuida da regionalização da Proteção Especial de Alta Complexidade, com o objetivo de criar o serviço Família Acolhedora. Ela explica que esse projeto foi criado por essa lei e panejado com apoio do Serviço Único de Assistência Social, o SUAS e prevê o acolhimento de crianças e adolescentes em casas de famílias previamente cadastradas em caso de afastamento do convívio familiar.
O programa integra os serviços de Proteção Social de Alta Complexidade, que tem o objetivo de reconstruir e fortalecer os vínculos familiares de jovens desta faixa etária que, por um motivo ou outro, tiveram seus laços familiares rompidos ou enfraquecidos. A vereadora explica que esse acolhimento acontece no próprio município de origem da criança ou adolescente. “Isso garante o direito à convivência familiar, que é muito importante para o equilíbrio da pessoa nessa situação. Gostaríamos que a prefeita se dispusesse a instituir o serviço, para beneficiar essas pessoas jovens que caem nestas situações de risco social.”
Rapinha quer que servidores da saúde usem tablets
Uma proposição do vereador Claudimar Basílio da Silva, o Rapinha, pede que a Prefeitura de Frutal forneça equipamentos de informática para agilizar e favorecer o trabalho dos agentes de saúde. Segundo a Indicação 312/2019, existe a necessidade de que esse trabalho seja mais rápido e ainda que seja cumprido com maior exatidão possível, razão pela qual ele sugeriu o uso destes aparelhos. A aposta é que os atendimentos serão mais rápidos e haverá mais segurança nas informações.
Em sua justificativa, ele menciona que, em tempos de uso de modernos smartphones, não é possível que as pessoas encarregadas deste trabalho ainda tenham de usar papel e uma prancheta para anotar os dados enquanto desenvolvem as suas visitas. “Este aparelho moderno vai melhorar em muito a ação dos profissionais. Ele consegue reunir as informações e tudo permanece nele. Uma folha de papel traz o risco de perda dos dados coletados caso venha a desparecer ou se molhar. Por isso o tablet é mais eficiente”, aponta o vereador.
Ana Cláudia quer reformas no Parque dos Lagos
Uma indicação da vereadora Ana Cláudia Brito Marchi pediu a troca dos aparelhos da academia ao ar livre que está instalada no Parque dos Lagos Leda Campos Borges. Ela ainda pediu que sejam refeitas as pinturas nas quadras ali existentes para que o local possa servir às suas finalidades e ainda oferecer seguranças a seus frequentadores. Ao justificar a sua reivindicação, Ana salientou que os equipamentos da academia popular estão desgastados e a sua substituição seria melhor do que uma reforma, já que os consertos nestes aparelhos são difíceis de serem feitos e depois não oferecem a resistência necessária.
A troca dos equipamentos por peças novas, segundo ela, vai ajudar a prevenir a ocorrência de acidentes com as estruturas danificadas, já que, nestes casos, o material não dura muito depois que passa por reformas. “Nesse tipo de material as soldas não duram muito e é melhor trocar. Junto com a pintura das quadras, o Parque dos Lagos vai continuar a ser o cartão postal da nossa cidade, oferecendo opção para a prática de esportes, caminhadas e servindo para o lazer da nossa população.”
Odinaldo pede solução para animais abandonados
O vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos pediu em indicação, que a Prefeitura de Frutal tome medidas para atender à necessidade de fazer o recolhimento dos cães abandonados das ruas da cidade, implantando campanhas que favoreçam a adoção dos mesmos. Ele aponta em seu pedido que os animais, pode não terem a capacidade de falar ou se defender, apenas esperam que os seres humanos os ajudem. “Eles não têm a quem recorrer e a única coisa que podem fazer é olhar e esperar que alguém venha salvá-los. Mas na maioria das vezes, esse alguém nunca chega, pois está sempre ocupado para se preocupar com eles.”
Segundo o vereador, estes cuidados são necessários para diminuir o sofrimento destes animais que vivem nas ruas e ainda para prevenir a transmissão de doenças. “Esses animais precisam de um tratamento digno e de acordo com as melhores orientações interacionais para garantir o seu bem-estar e também colaborar para com as ações de saúde do município. Nós devemos desenvolver uma relação de respeito e amor com os animais.”
Josimar reivindica revitalização na sinalização
Por indicação do vereador Josimar Ferreira Campos, a Prefeitura de Frutal foi cientificada da necessidade de refazer a sinalização horizontal das ruas do centro comercial da cidade, notadamente no setor que reúne a maioria das lojas e agências bancárias. O vereador aponta que em muitos locais deste setor, a sinalização nas ruas está se deteriorando e ficando ‘apagada’, não oferecendo informações aos condutores de veículos com a devida eficiência.
Ele argumenta que a administração passada realizou um bom trabalho de sinalização na área central, mas as pinturas no asfalto estão desgastadas, prejudicando a fluidez do trânsito. Para Josimar, uma sinalização horizontal adequada irá ajudar muito na circulação dos veículos na região de maior trânsito de veículos, mas ele recomenda que esse trabalho seja estendido aos bairros. “As pessoas estão notando isso e pedindo estas providências. Acreditamos que essas medidas serão fáceis de se executar, já que a prefeitura possui um veículo especializado para essa função.”
Rapinha pede medidas para conter mau cheio da Ete
Josimar pede reforço na iluminação pública
Um reforço na iluminação pública foi solicitado pelo vereador Josimar Ferreira Campos na Avenida Benjamim Constant, próximo ao entroncamento com a Avenida Brasília, que carece, segundo ele, de uma melhoria na iluminação para gerar uma sensação maior de segurança. Ele apontou essa necessidade de troca das luminárias e das lâmpadas dos postes que focam em frente ao Restaurante Kalangos com urgência, a fim de atender a queixas da população que mora nas vizinhanças ou quem necessita passar por este local no período da noite. Josimar assinala que este local é muito escuro no período noturno e que moradores e os proprietários do Kalangos Restaurante e Choperia, estão solicitando que as luminárias e as lâmpadas sejam trocadas. De acordo com o vereador, a urgência se deve à necessidade de oferecer maior segurança a todos. “Nós estamos cientes de que a iluminação faz parte da segurança pública e é por isso que fazemos este pedido à prefeita.”
Odinaldo quer recuperação no paisagismo de avenidas
Edivalder comenta participação de Frutal no JEMG
Rapinha pede medidas para conter mau cheio da Ete
Antonio da Véia indica reformas no Parque dos Lagos
Bruno pede UBS 24 horas para desafogar hospital
Presidente do PSL diz que o partido fechou questão a favor da reforma da Previdência
O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), disse nesta quinta-feira (28) que o partido fechou questão a favor da reforma da Previdência.
Quando um partido fecha questão em torno de algum tema, determina que seus parlamentares votem de acordo com a orientação da sigla.
Bivar falou com jornalistas após reunião com 32 deputados do PSL na sede do partido, em Brasília. Ele disse que outros 22 parlamentares, que não estava presentes, enviaram representantes.
“Não falo que seja corporativismo, cada um realmente quer o máximo, sem prejudicar o resultado final de ter melhores condições, mas isso tudo foi superado na reunião, tanto os militares, como os policiais federais, como os jornalistas, como os advogados, todos concordaram em fechar a questão”, afirmou Bivar.
O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), que havia criticado anteriormente a proposta de reforma da Previdência e a falta de diálogo do governo, decidiu mudar o tom e apoiou publicamente a PEC .
“Na verdade, nós vamos ter várias reuniões até a votação, mas nós estamos construindo o diálogo e o governo está trazendo o facão para a gente descascar. Nesse diálogo, a faca e o facão estão vindo e a gente vai comer um abacaxi bem docinho”, disse.
Ele ainda declarou que não há um nome definido para a relatoria da PEC da Previdência na CCJ e destacou a importância do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a aprovação do projeto. “É o momento certo do parlamento, é um diálogo primeiro com o presidente da Casa, que é o grande protagonista, é o nosso grande líder maior do parlamento”, afirmou.
Questionado se haveria alguma punição para quem votar contra a proposta, o deputado Delegado Waldir disse que há no regimento interno do partido uma série de penalidades, incluindo a expulsão do parlamentar da sigla.
Presidente do PSL diz que o partido fechou questão a favor da reforma da Previdência
O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), disse nesta quinta-feira (28) que o partido fechou questão a favor da reforma da Previdência.
Quando um partido fecha questão em torno de algum tema, determina que seus parlamentares votem de acordo com a orientação da sigla.
Bivar falou com jornalistas após reunião com 32 deputados do PSL na sede do partido, em Brasília. Ele disse que outros 22 parlamentares, que não estava presentes, enviaram representantes.
“Não falo que seja corporativismo, cada um realmente quer o máximo, sem prejudicar o resultado final de ter melhores condições, mas isso tudo foi superado na reunião, tanto os militares, como os policiais federais, como os jornalistas, como os advogados, todos concordaram em fechar a questão”, afirmou Bivar.
O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), que havia criticado anteriormente a proposta de reforma da Previdência e a falta de diálogo do governo, decidiu mudar o tom e apoiou publicamente a PEC .
“Na verdade, nós vamos ter várias reuniões até a votação, mas nós estamos construindo o diálogo e o governo está trazendo o facão para a gente descascar. Nesse diálogo, a faca e o facão estão vindo e a gente vai comer um abacaxi bem docinho”, disse.
Ele ainda declarou que não há um nome definido para a relatoria da PEC da Previdência na CCJ e destacou a importância do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a aprovação do projeto. “É o momento certo do parlamento, é um diálogo primeiro com o presidente da Casa, que é o grande protagonista, é o nosso grande líder maior do parlamento”, afirmou.
Questionado se haveria alguma punição para quem votar contra a proposta, o deputado Delegado Waldir disse que há no regimento interno do partido uma série de penalidades, incluindo a expulsão do parlamentar da sigla.