Notícias
Vereadores cobram prefeito e Secretaria de Obras sobre cronograma de recapeamento das ruas de Frutal
Na sessão ordinária do dia, a Câmara aprovou um requerimento em que três vereadores pedem informações ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, a respeito do cronograma de recapeamento das ruas da cidade iniciado em novembro de 2023.
Os parlamentares pedem para nominar os valores que estão disponíveis para as obras de recapeamento e quais as fontes dos recursos que estão sendo e ainda serão utilizados para pagamento.
Também indagam se o dinheiro para o recapeamento de toda a cidade, como prometeu o prefeito, está no caixa da Prefeitura. No requerimento, eles pedem ainda informações sobe o prazo para finalização das obras de recapeamento.
Os autores relatam que a Prefeitura de Frutal iniciou, no mês de novembro do ano passado, uma ação intitulada “a maior obra de recapeamento da história da cidade”, porém, nenhum cronograma oficial foi divulgado pela Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, deixando moradores dos bairros de Frutal apreensivos, uma vez que, há muito tempo, os buracos e o abandono das ruas têm causado problemas e transtornos para a população.
“Os moradores querem simplesmente que seja divulgado o cronograma das obras de recapeamento, bairro a bairro e rua a rua, com a garantia de que esse benefício realmente vai acontecer. Esperamos contar com a sensibilidade da Prefeitura de Frutal para que essas dúvidas sejam sanadas e os moradores possam se tranquilizar”, salientam.
Assinaram o pedido os vereadores jornalista Alex Freitas, Lucivaine “Vaininha” e Gislene Maria da Silva.
Câmara de Frutal cria CPI para investigar repasses à Fundação Frei Gabriel entre 2010 e 2016
Com o objetivo de investigar a regularidade jurídica, contábil e operacional em relação aos repasses ocorridos entre 2010 e 2016 à Fundação Frei Gabriel e à Sociedade Amigos do Hospital São Francisco de Assis, foi formada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na sessão ordinária da Câmara de Frutal, no dia 5 de fevereiro.
A CPI deverá apurar, analisar e chamar à responsabilidade qualquer e eventual deslize de improbidade administrativa, pela transparência dos recursos públicos destinados, e que seja o ponto de partida para um processo de aprimoramento do modelo, tornando mais rigorosos e transparentes esses contratos, com maior controle social.
O pedido de criação da CPI partiu do vereador Edivalder Cheiroso, em requerimento aprovado pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado. A comissão será composta pelos vereadores Jhonathan Lavador, Rapinha e Tõe da Véia, indicados na sessão ordinária desta semana. Assim que o ato for publicado, eles terão – inicialmente – um prazo de 90 dias para realizar as investigações.
Vereador Alex Freitas requisita informações sobre processo licitatório de obras no Jardim Brasil
Foi aprovado um requerimento do vereador Alex Freitas em que ele pede ao prefeito informações e documentos referentes ao Processo Licitatório da obra de asfaltamento e construção de galerias pluviais da Avenida Juquinha Ganha Pouco, no Jardim Brasil.
Alex solicita cópia do contrato assinado da Prefeitura de Frutal com a empresa vencedora da licitação; a identificação do responsável pela fiscalização do contrato e informações sobre os pagamentos já efetuados para a empresa que executou as obras.
Também pede para encaminhar os documentos referentes ao processo licitatório da obra de asfaltamento e construção de galerias pluviais da Avenida Amazonas e ruas adjacentes no Jardim Brasil; além da cópia do contrato assinado pela Prefeitura com a empresa vencedora.
“Dentro do nosso papel fiscalizatório, solicitamos estas informações que serão de grande contribuição para o nosso trabalho parlamentar a fim de podemos repassar à sociedade frutalense que tem nos questionado bastante a respeito destas questões”, conclui.
Vereadoras Irma e Vaininha requisitam realização de mutirão de ultrassonografia
Na sessão ordinária da Câmara, no dia 5, foi aprovada uma indicação das vereadoras Lucivaine Vaininha e Irma Rezende Rocha em que pedem ao prefeito e Secretaria de Saúde providências quanto a realização de um mutirão de ultrassonografia.
Também solicitam a criação de medidas ou mutirão para zerar as filas de espera de consultas de ortopedista, urologista, oftalmologista e outros, especialmente de pediatra, para atender a demanda existente no Município.
As vereadoras entendem que é necessário que sejam buscados meios para zerar as filas de espera de consultas no sistema de saúde do município e acrescenta que as pessoas não podem ficar aguardando indefinidamente para terem seus diagnósticos e poderem se tratar adequadamente.
Como solução, Irma e Vaininha aponta a necessidade de que sejam contratados mais médicos especialistas a fim de atender a demanda de consultas e ainda, que haja um aumento quantitativo de exames para serem realizados em favor do povo.
“Através de um mutirão, iremos solucionar os casos médicos de muitas pessoas, ressaltando-se as crianças que necessitam dos cuidados de um pediatra e não podem esperar. Exames realizados por meio de imagem têm importância relevante na prevenção e tratamento de doenças, pois a maioria das doenças não tem sinais ou sintomas no seu início, sendo que estas imagens auxiliam no diagnóstico precoce e são a melhor forma de se descobrir uma doença. Com o início do tratamento, aumenta a chance de sucesso no processo de cura”, finalizam.
Vereadora Gislene Maria questiona sobre conclusão da iluminação pública em LED em Frutal
De autoria da vereadora Gislene Maria da Silva, foi aprovado um requerimento em que ela solicita informações ao prefeito quanto a Cemig ter enviado algum relatório informando se a iluminação pública em LED já foi concluída na cidade. Caso a Cemig tenha enviado o relatório, Gislene indaga qual o motivo destas informações não terem sido passadas para o Legislativo.
A vereadora observa que, em 26 de outubro de 2023, foi publicado nas redes sociais oficiais do prefeito, um vídeo em que ele registra uma visita à sede da Cemig em Belo Horizonte, informando que a instalação da iluminação pública da cidade em LED foi concluída e que esses dados foram apresentados à Cemig.
Com esse relatório em mãos, o prefeito enviaria um projeto de lei à apreciação da Câmara para a redução da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e, sendo o projeto aprovado, essa redução seria efetivamente realizada.
“Com a instalação da iluminação em LED concluída em Frutal, a cidade tem condições legais para refazer a tabela do valor da CIP. Com a conclusão, conforme noticiada pelo Executivo, é necessário que se dê celeridade no processo para que seja providenciada a redução da CIP”, finaliza.
Vereadora Maíza pede providências sobre manutenção dos sanitários do terminal rodoviário
A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Maíza Signorelli, na reunião do dia 5, em que pede providências urgentes quanto a reforma geral e cuidados com a manutenção dos sanitários públicos do terminal rodoviário de Frutal.
Conforme ela destaca, o terminal deveria ser um dos cartões postais da cidade, pois, por lá, transitam diariamente muitos passageiros. Sendo assim, é imprescindível que a Prefeitura providencie sem demora uma reforma geral na parte urbanística, elétrica (luminárias), pintura, etc., que hoje se encontra em péssimo estado de conservação.
Dentre os problemas existentes, ela enumera como o mais urgente a reforma e a manutenção dos sanitários. “Eles estão deteriorados, num verdadeiro caos, sem absolutamente nenhuma condição de uso, o que é inadmissível, visto a quantidade pessoas que por ali circulam diariamente, necessitando que o prefeito tome as providências necessárias, urgentemente”, conclui.
Vereador Rapinha pede asfalto e iluminação pública para atender Bairro Cidade de Deus em Aparecida de Minas
O vereador Rapinha fez uma indicação em que pede para asfaltar ou colocar fresa asfáltica no Bairro Cidade de Deus em Aparecida de Minas. Também pede para providenciar a instalação de energia elétrica para promover iluminação pública naquele bairro, adiantando que já foram colocados os postes.
Segundo ele, é urgente a necessidade de ligar a energia elétrica nos postes das ruas do bairro para que a população se sinta mais protegida, pois a iluminação pública é um dos fatores que contribuem para a melhoria da segurança.
“Quem vive ou já viveu em uma rua sem asfalto sabe muito bem o valor de ter esse direito garantido e os transtornos enfrentados com a poeira, lama, buracos e pedras soltas. Ter uma rua pavimentada é um direito de todos e dever da Prefeitura, investimento este que reflete diretamente na economia, saúde e bem-estar da comunidade”, argumenta.
Professora Irma quer participação das escolas públicas no programa “Jovem Senador”
A vereadora Irma Rezende Rocha fez uma representação a todas as escolas públicas de ensino médio de Frutal mostrando a importância do programa “Jovem Senador”, bem como sobre orientações para inscrições para 2024 que se iniciaram no dia 1º de fevereiro e se estende até dia 30 abril.
O tema da redação deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Por meio das redações, o programa seleciona a cada ano 27 estudantes de ensino médio de escolas públicas, que passam uma semana em Brasília conhecendo o Senado e vivenciando a experiência de atuarem como senadores.
Apenas estudantes das escolas públicas estaduais podem concorrer a uma vaga no Programa “Jovem Senador”. Eles devem ter no máximo 21 anos e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico, integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA).
Em todo o Brasil, 27 estudantes de escolas públicas, um de cada Estado da federação, participarão, no período de 27 de junho a 1° de julho, da chamada ‘Semana de Vivência Legislativa’, no Senado Federal, onde terão a oportunidade de conhecer o processo de discussão e elaboração das sugestões de leis.
Todas as despesas como translado aéreo, hospedagem, alimentação e transporte durante a viagem são custeadas pelo Programa. Os vencedores, estudantes e professores, também recebem, cada um, um notebook como parte da premiação.
O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação), CONSED (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e conta com o apoio das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.
A seleção dos jovens senadores e senadoras que vão representar seus estados ocorre em etapas. Primeiro, a escola realiza o concurso de redação do Senado Federal e escolhe a que vai representá-lo na seleção estadual. O tema deste ano e a redação pode ser aplicada por professor de qualquer disciplina.
Instalação de UAI em Frutal é indicada por vereador Edivalder Cheiroso
Na sessão do dia 5, foi aprovada uma indicação do vereador Edivalder Cheiroso que pede a instalação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Frutal que visa agregar em um mesmo espaço serviços de órgãos municipais, estaduais e federais, de forma integrada, atendendo o cidadão com qualidade e eficiência, a exemplo de inúmeras outras cidades de Minas Gerais.
De acordo com ele, a unidade visa facilitar o acesso dos munícipes a informações e serviços públicos, sendo estes oferecidos em um único local, como emissão de cédula de identidade, carteira profissional, carteira nacional de habilitação, de licenciamento veicular, entre outros.
Edivalder sugere ainda que tal programa poderia ter também serviços online, para que os cidadãos possam concluir seus atendimentos de maneira autônoma com mais rapidez e praticidade.
“A UAI simplifica a vida do cidadão, desburocratizando a prestação de serviços públicos, oferecendo toda uma qualidade que um serviço público deve prestar para a população, o que seria motivo de aplausos por todos”, declara.
Vereadora Juliene Sabino sugere criação de programa “unidade móvel de saúde da mulher”
A vereadora Juliene Sabino foi autora de uma indicação em que sugere a criação de um programa que poderia ser denominado “Unidade Móvel de Saúde da Mulher”, e com o objetivo de levar atendimento nos bairros de Frutal, através de uma unidade móvel.
A proposta é que a unidade possa contar com uma equipe capacitada para fazer os primeiros atendimentos a mulheres de baixa renda que trabalham e não têm uma rotina ideal de cuidados, levando conhecimento, solicitando exames, entregando guias de encaminhamento aos postos de saúde, para que estas possam realizar os devidos exames.
Juliene explica que o projeto social tem como foco rastrear as principais doenças que afetam as mulheres, uma vez que, muitas delas, requerem atenção redobrada na presença de fatores de risco como idade, excesso de peso, estilo de vida sedentário, primeira gestação tardia e histórico familiar. Como exemplo, ela cita esclerose múltipla, câncer de mama, lúpus, infecção urinária e fibromialgia.
“Nossa finalidade é incentivar as mulheres a se cuidarem, oferecendo autoconhecimento, possibilitando diagnósticos, ofertando uma saúde com dignidade e acolhimento. Por estes motivos, solicitamos ao Executivo que crie este programa de suma importância para as mulheres com equipe de profissionais que possam fazer essa ação, levando a unidade móvel aos bairros”, sintetiza.
Vereador Jhonathan Lavador sugere pavimentação de canteiros centrais com cimento para evitar mato
Por unanimidade, foi aprovada uma indicação de autoria do vereador Jhonathan Lavador que pede ao prefeito e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, que sejam pavimentados com cimento os canteiros centrais das avenidas.
O objetivo é diminuir as despesas com a poda frequente da grama e do mato que crescem constantemente e proporcionar ainda uma perfeita visão do trânsito aos motoristas.
O vereador observa que, por não serem pavimentados, os canteiros centrais das avenidas ficam geralmente cobertos pelo mato e grama altos. Se forem cimentados, mas preservando as árvores existentes, propiciará uma diminuição da despesa e promoverá seguramente uma melhor visão aos motoristas, contribuindo para a segurança do trânsito da cidade.
Vereador Alexandre Braz cobra reforma do ginásio Claiton Brito
De autoria do vereador Alexandre Braz, foi aprovada uma indicação que pede ao prefeito e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, que seja realizada a reforma e revitalização do ginásio poliesportivo “Claiton Brito”, nas áreas interna e externa.
Ele solicita que seja providenciada a pintura da quadra e arquibancadas, troca das redes de proteção ao público, arrumar o painel eletrônico, reformar todos banheiros existentes e providenciar a iluminação e a jardinagem.
O vereador comenta que o ginásio é um patrimônio público onde são praticadas várias modalidades de esportes como futsal, vôlei e handebol. Ele acrescenta que já havia feito o pedido no ano passado e refaz a indicação por considerar o “Claiton Brito” de extrema importância, pois vários atletas de competições locais treinam naquele local, sem falar no entretenimento proporcionado aos munícipes.
“As medidas solicitadas são necessárias para que o ginásio seja dotado de melhores condições de uso, para a prática de diversas atividades esportivas, possibilitando também condições adequadas para a realização de outros eventos e demais acontecimentos sediados no local”, encerra.
Vereador Zizi pede revitalização dos córregos de Frutal
O vereador Zizi fez uma indicação em que pede a revitalização dos córregos de Frutal com o objetivo de proteger as nascentes; plantar mais árvores nos seus entornos e realizar limpeza geral, para evitar a proliferação de animais peçonhentos. A indicação foi aprovada na reunião do dia 5.
Segundo ele, a limpeza e ações de sustentabilidade ambiental nos córregos Vertente Grande, Marianinho e do Brejinho vão proporcionar em seus entornos um ambiente mais seguro, agradável e de mais lazer aos moradores.
Zizi enfatiza que estas ações que valorizam o meio ambiente são essenciais para a qualidade de vida de todos, tanto a curto como a longo prazo.
Seis vereadores questionam sobre valor arrecadado de ICMS Cultural pela Prefeitura de Frutal
Em um requerimento aprovado na reunião do dia 5, seis vereadores solicitaram ao prefeito e à secretária de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, Edimar Reis Oliveira Barcelos, informações sobre o valor arrecadado pela Prefeitura de ICMS Cultural, entre os anos de 2021 e 2023.
Também pedem os documentos referentes a estes extratos, balancetes e notas de empenho, etc., além de informações sobre onde os recursos foram aplicados. Os vereadores salientam a importância destes esclarecimentos a fim de prestar contas à população.
São autores do requerimento, os vereadores Juninho do Sindicato, Rapinha, Gislene Maria da Silva, Lucivaine “Vaininha”, Jarbinhas Despachante e Irma Rezende Rocha.
Representação assinada por oito vereadores solicita recape urgente da MG-255 a partir do KM 0 a Itapagipe
Oito vereadores foram autores de uma representação destinada aos deputados Raul Belém e Arnaldo Silva solicitando que se empenhem junto ao DER-MG a fim de providenciar o recapeamento urgente da MG-255 do KM 0 até a cidade de Itapagipe.
Os autores explicam que, naquele trecho, tem ocorrido vários acidentes até com vítimas fatais e que esta é uma importante rodovia que possibilita o escoamento da produção agropecuária.
Eles também ressaltam que o trecho conta com um trânsito intenso de veículos, carretas, caminhões e ônibus, sendo que estes veículos pesados desgastam o asfalto, formando muitos buracos que crescem e se transformam em crateras.
As péssimas condições da pista colocam em risco a vida de muitas pessoas que trafegam pela MG 255 já que são constantes os acidentes graves causados por estes motivos, o que ressalta a importância do recapeamento asfáltico.
Na representação, os autores também destacam a importância da sinalização e recapeamento do anel viário de Frutal, visando oferecer mais segurança a todos que trafegam na rodovia. Foram autores do pedido, os vereadores Alexandre Braz, Edivalder Cheiroso, Fernando da Quineira, Zizi, Tõe da Veia, Jhonathan Lavador, Juliene Sabino e Maíza Signorelli.
Em apoio a políticas de inserção no mercado de trabalho, vereadores aprovam criação do selo ‘Amigo dos Autistas’
Na reunião da Câmara ocorrida no dia 18, foi aprovado um projeto de autoria do vereador Alexandre Braz que institui o selo “Amigo dos Autistas” destinada às empresas que adotem políticas internas de inserção no mercado de trabalho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou contribuam com projetos e ações desta natureza no Município de Frutal.
De acordo com o projeto, serão consideradas iniciativas empresariais favoráveis à inclusão das pessoas com TEA a reserva de posto de trabalho específico, a capacitação para o exercício de funções de maior remuneração e a promoção ou patrocínio de eventos culturais dirigidos a esse segmento, entre outras medidas.
O autor explica que o objetivo da lei é enaltecer e homenagear os estabelecimentos empresariais que promovam destacadamente a inserção no seu quadro de empregados, de pessoas com TEA, além de difundir a importância da adaptação nas empresas para a inserção dos autistas no quadro de funcionários.
As empresas detentoras do selo “Empresa Amiga dos Autistas” poderão utilizá-lo nos rótulos ou embalagens de seus produtos, na divulgação de serviços ou da sua marca, bem como em suas peças publicitárias, como um diferencial para a imagem de sua empresa.
Câmara Municipal aprova doação de terreno para criação de um abrigo para animais abandonados
Com objetivo de solicitar o apoio da Câmara em favor da Organização Não Governamental (ONG)” Protetores dos Animais”, fez uso da tribuna livre na reunião do dia 18, o diretor da instituição e da Rádio 97 FM, Romero Brito.
Ele fez um apanhado da luta da entidade que, há mais de uma década, tenta construir uma sede para oferecer abrigo para cães e gatos que são abandonados nas ruas pela população.
“Cada animalzinho tem a sua vida. Eles sentem fome, sede e frio e vivem perambulando à procura restos de comida nos lixos. Nós, da ONG, estamos aqui para dar voz a esses animais e esperamos que possam entender a nossa causa”, discursou.
Romero informou ainda que recentemente conseguiu a doação de parte do terreno pertencente ao Clube dos Cavaleiros, localizado no Bairro Progresso, onde deverá ser construída a sede própria da instituição.
Também relatou que o deputado Arnaldo Silva destinou uma quantia de R$ 570 mil para essa finalidade e que terá a mão-de-obra de recuperandos da Apac na construção.
Na oportunidade, os vereadores aprovaram por unanimidade um projeto que concede a doação do terreno. Eles manifestaram ainda apoio à causa e à ONG declarando que irão contribuir com o projeto através da destinação de emendas impositivas para o ano de 2024.
O presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, elogiou o trabalho desenvolvido pela ONG “Protetores dos Animais” e desejou sucesso aos diretores e voluntários. Encerrando sua participação, Romero Brito, agradeceu ao apoio e reafirmou que precisará de muita ajuda da Câmara através das emendas impositivas para a manutenção da entidade.
Alex Freitas cobra do prefeito tíquete alimentação para servidores do Hospital Frei Gabriel
Foi aprovado um requerimento do vereador Alex Freitas que pede ao prefeito Bruno Augusto e à Fundação Frei Gabriel informações sobre a data prevista para a implantação do tíquete alimentação para os servidores do Hospital Frei Gabriel (HFG) e também quer saber qual o motivo essa medida não ter sido tomada até o momento.
O jornalista esclarece que a Prefeitura assumiu a responsabilidade e a administração do HFG em março de 2023 e, desde então, já se passaram nove meses e os servidores contratados através de processo seletivo não mais recebem o tíquete alimentação no valor de R$ 250,00 que é pago a todos os outros servidores da Prefeitura.
Alex Freitas comenta que, em entrevista e nas redes sociais, o prefeito Bruno Augusto teria prometido que o benefício seria estendido aos servidores do hospital, contudo, até o momento, a promessa não foi honrada pelo chefe do Executivo de Frutal.
“O tíquete é um direito dos servidores do hospital e esperamos que o prefeito e a Fundação Frei Gabriel tenham a sensibilidade para implantar esse benefício o mais rápido possível. Não existe nenhuma justificativa para a falta do pagamento do tíquete, afinal os trabalhadores do HFG também são servidores da Prefeitura de Frutal”, argumenta.
Zizi solicita ações de prevenção e combate voltadas para pessoas com vícios em álcool e drogas
O vereador Zizi foi autor de uma indicação em que pede às secretarias de Saúde e de Assistência Social que sejam potencializadas ações de prevenção e combate voltadas às pessoas que têm vícios em álcool e drogas em Frutal.
Entre as ações, ele destaca as campanhas publicitárias, busca por emendas parlamentares e realizações de palestras com informações importantes sobre os malefícios para a saúde do uso contínuo de álcool e drogas. Também enfatiza que o Poder Público deve ter maior preocupação e ofereça um maior acolhimento a esse público.
Segundo ele, em Frutal, tem aumentado, consideravelmente, o número de usuários de álcool e drogas. Zizi relata que estas pessoas pedem dinheiro para sustentar os seus vícios em portas de comércio e residências e também em semáforos. Além disso, boletins de ocorrência da Polícia Militar mostram que usuários que estão sob efeito de drogas cometem vários tipos de crimes, sendo que, em muitos casos, contra os próprios parentes como esposas e filhos.
“Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), em 2021, o Brasil registrou cerca de 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais, devido ao uso de drogas e álcool. Por isso, medidas efetivas devem ser tomadas pela Administração Municipal, através de suas secretarias competentes”, aconselha.
Vereador Jhonathan pede providências para Administração atrair mão de obra para Frutal
Foi aprovada na sessão ordinária do dia 11, uma indicação do vereador Jhonathan que pede ao prefeito e ai secretário de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação, José Luiz de Paula Neto, que sejam envidados estudos e providências para atrair mão de obra para Frutal, considerando que as empresas instaladas no município têm encontrado grande dificuldade neste sentido.
Jhonathan explica que, em Frutal, não há trabalhadores disponíveis em número suficiente para atender a demanda existente atualmente. Diante disso, ele sugere que sejam feitos estudos e tomadas providências para atrair mão de obra para a cidade, procurando, a título de sugestão e como exemplo, parcerias com escolas profissionalizantes.
“Não há contradições nem diferenças entre os objetivos dos prefeitos e os dos empresários empreendedores. Um bom gestor público procura executar tarefas. Assim como os empresários, o prefeito deve buscar aumentar as receitas do município para poder realizar mais investimentos na cidade. Para isso, é preciso também de mão de obra, pois as empresas, antes de escolherem onde abrirão novas fábricas e filiais, procuram se informar se terão suas necessidades supridas nesse aspecto”, ressalta.
Em indicação aprovada, vereadora Gislene Maria pede limpeza geral das praças e locais públicos
A vereadora Gislene Maria fez uma indicação à Prefeitura pedindo que seja feita uma limpeza geral nas praças e todos os espaços públicos, realizando podas de gramas, arbustos e árvores, bem como outros cuidados da manutenção.
Segundo ela, as praças e espaços públicos estão num descaso total, com muito mato e lixo, falta de um paisagismo adequado e uma total desorganização, o que tem gerado muitas reclamações.
“As praças devem ser sempre um local de beleza, constituindo a alma da cidade. Nelas, se encontram marcos referenciais que estimulam o convívio e o bem-estar social, devendo oferecer oportunidade a quem deseja relaxar, praticar uma atividade, planejar um encontro, ou admirar o paisagismo. São locais de interação, característica básica da vida urbana ao ar livre”, ressalta.
Gislene solicitou ainda reparos e manutenção nas ruas do calçadão (Cônego Marinho e Prudente de Morais e Praça Rui Barbosa) por se tratar de um ponto comercial de grande importância para frutalenses e moradores de cidades vizinhas.
A vereadora observa que o ponto foi criado para ser o cartão postal da cidade. Porém, atualmente está deformado e bastante danificado, pois necessita de manutenção e melhorias. Os danos no local têm provocado acidentes com os pedestres há muito tempo, principalmente com mulheres, idosos e crianças.
“O calçadão precisa ser lavado semanalmente em toda sua área. Também necessita que seja elaborado um projeto de paisagismo para a embelezá-lo adequadamente, servindo como incentivo ao comércio. Os bancos devem ser consertados ou mesmo trocados por outros, para que sirvam a sua finalidade. Estas melhorias trarão aumento do fluxo de consumidores impulsionando a economia da cidade, além de valorizar o comércio local”, finaliza.
Juninho do Sindicato pede informações sobre pagamento de subvenções ao Hospital do Amor de Barretos
A Câmara de Frutal aprovou um requerimento do vereador Juninho do Sindicato destinada ao prefeito e secretário da pasta de Finanças solicitando que encaminhem documentos relacionados aos pagamentos de subvenções efetuadas ao Hospital do Amor de Barretos (Fundação Pio XII), nos anos de 2021, 2022 até os dias atuais.
Juninho explica que esses documentos são importantes para sanar dúvidas a respeito dos pagamentos devidos àquela importante instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção do câncer. “O hospital tem como objetivo salvar vidas, permitir a melhoria da condição de saúde das pessoas acometidas ou de promover a cura desse terrível mal”, esclarece.
Professora Irma propõe concurso para escolha de projeto para construção de portais na entrada da cidade
Na sessão ordinária do dia 11, a vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação para o prefeito e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão propondo o lançamento de um concurso com a denominação “Portais de entrada da nossa cidade” com o intuito de escolher um ou mais projetos dos portais de entrada da cidade.
Ela salienta que muitas cidades possuem portais grandiosos em suas entradas, encantando aqueles que ali adentram e se transformam em verdadeiros cartões postais. Por isso, ela acredita que seria uma forma democrática e popular elaborar um concurso para definir um ganhador, podendo, após a construção, colocar uma placa com o nome do criador.
A vereadora ressalta que o concurso deve ser regulamentado pelos órgãos competentes da Prefeitura, com ampla publicidade, buscando a escolha dos melhores projetos para os portais de entrada da cidade.
Os melhores projetos seriam analisados por uma equipe de especialistas e os três melhores disputariam a final, através de uma votação popular nas redes sociais, valendo uma premiação para o projeto escolhido democraticamente pelo público.
“A construção de portais bonitos e bem iluminados nas entradas de Frutal seguramente fará com que a nossa cidade ganhe destaque aos que transitam pelas rodovias que a cercam e as pessoas que aqui adentram sejam bem recepcionadas, podendo até movimentar a economia local”, argumenta.
Alexandre Braz requisita recapeamento da BR 153 próximo a Escola Ângelo Ricardo
A Câmara aprovou uma representação de autoria do vereador Alexandre Braz destinada ao presidente da Triunfo Concebra (empresa que administra a BR 153), ao diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao diretor da Superintendência Regional no Estado de Minas Gerais (SREMG).
O motivo é solicitar o recapeamento da BR 153, nas proximidades da Escola Municipal Ângelo Ricardo, próximo ao KM 181 da BR 153, até o trevo que dá acesso a cidade de Comendador Gomes.
Conforme salienta o vereador, esta medida deve ser tomada com urgência uma vez que o trecho está precário e o asfalto está irregular causando vários acidentes inclusive com vítimas fatais. O recapeamento irá oferecer mais segurança para os motoristas que trafegam pela rodovia.
Alexandre comenta que a BR 153 é frequentada por motoristas de transporte escolar que levam alunos e professores até a Escola Ângelo Ricardo e também por veículos grandes como ônibus, carretas e caminhões.
“O local está em péssimas condições provocando riscos a todos que trafegam naquela rodovia. É um trecho que necessita da ação emergencial para garantir a segurança dos motoristas”, finaliza.
Rapinha pede realização de mutirão de cirurgias ginecológicas para zerar filas em Frutal
O vereador Rapinha foi autor de uma indicação em que pede ao prefeito e Secretaria de Saúde que seja realizado um mutirão de cirurgias ginecológicas como as de retirada de útero para zerar as filas existentes.
“Há muitas mulheres necessitando de efetuar cirurgias ginecológicas. Diante disso, pedimos ao prefeito e à Secretaria de Saúde que providenciem a realização de um mutirão, zerando as filas existentes”, conclui.