Professora Irma indica programa municipal em favor de uma gestão sustentável de resíduos em Frutal
Na sessão ordinária do dia 15, a vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação solicitando que seja adotado o programa municipal dos 5R´s com a finalidade de executar a gestão sustentável de resíduos de Frutal, por meio da implementação de ações e práticas que visem a redução, reutilização, reciclagem, recuperação e responsabilização ambiental, podendo celebrar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas.
A ideia é minimizar a geração de resíduos sólidos por meio de práticas de consumo consciente e de políticas públicas voltadas para a redução do desperdício; estimular a reutilização de produtos e embalagens, promovendo a extensão da vida útil e a redução do descarte desnecessário e promover a coleta seletiva da reciclagem de materiais e do apoio a cooperativas de catadores, visando a diminuição do volume de resíduos destinados aos aterros sanitários.
A proposta também é buscar soluções sustentáveis para o tratamento de resíduos, contemplando a recuperação de recursos e a aplicação de tecnologias limpas; além de implementar os instrumentos legais e incentivos para responsabilização ambiental de produtores, consumidores e demais agentes envolvidos na cadeia produtiva.
Através do programa, o Poder Executivo poderá elaborar e implementar programas, projetos e ações que promovam a conscientização da população sobre a importância dos 5 Rs na gestão dos resíduos sólidos.
“Esse programa reduzirá do impacto ambiental decorrente do descarte inadequado, mas também a promoção de práticas conscientes de consumo e responsabilidade ambiental. Poderá atuar em diferentes frentes, desde a conscientização da população até a implementação de medidas práticas, promovendo a mudança de hábitos e incentivando a redução da geração de resíduos. A integração de ações de redução, reutilização, reciclagem, recuperação e responsabilização proporciona uma visão abrangente e sustentável para a gestão de resíduos sólidos”, conclui.