Secretário de Planejamento e Finanças fala sobre a coleta de lixo em Frutal
A convite de diversos vereadores, fez uso da tribuna livre da Câmara de Frutal, na reunião do dia 10, o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Marcos Vinícius de Oliveira Freitas.
O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre os valores envolvidos na coleta e destinação do lixo de Frutal e outros assuntos referentes à pasta do secretário.
Marcos esclareceu diversos pontos sobre o sistema de coleta de lixo para as quais foram contratadas as empresas “Sudeste” e “Sol”. Segundo ele, a terceirização gera menos problemas para a Administração porque tudo o que envolve o governo municipal é realizado através de licitação, o que pode ser bastante moroso.
O secretário enfatizou que a aquisição de uma simples peça para o conserto de um veículo pode demorar dias para chegar. Outro entrave é a contratação de funcionários através de concurso ou processo seletivo. Todas estas são questões que provocam atraso na realização do serviço de limpeza, o que não ocorre com a contratação de empresas terceirizadas.
Respondendo aos questionamentos de vereadores, ele também relatou que o lixo de Frutal é transportado para Barretos, por ser uma solução mais viável e vantajosa, uma vez que o aterro sanitário de Frutal está suspenso e não pode receber os resíduos do município.
Outras várias perguntas e colocações foram feitas pelos vereadores que enfatizaram as cobranças que recebem por parte da comunidade e, por isso, necessitam das informações para que possam repassar às pessoas.