Vaininha quer que o Executivo firme parcerias com entidades visando treinamento profissional
A vereadora Vaininha foi autora de uma indicação em que pede ao Executivo para firmar parceria com entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), a fim de viabilizar a implantação de cursos profissionalizantes, em várias áreas, em Frutal.
Ela enfatiza que é de substancial importância a instalação de cursos profissionalizantes em Frutal, que está em franca expansão e é cidade polo da micro região. Desta forma, estará proporcionando preparo, estímulo e oportunidade de emprego a inúmeras pessoas, minimizando grande parte dos problemas sociais que o Município tem sob sua responsabilidade.
“Seria uma forma de fomentar empregos e oportunidades àqueles que estão necessitando entrar no mercado de trabalho. O Senai tem atribuições como realizar, em escolas instaladas e mantidas pela Instituição, ou sob forma de cooperação, a aprendizagem industrial a que estão obrigadas as empresas de categorias econômicas sob sua jurisdição, nos termos de dispositivo constitucional e da legislação ordinária”, diz.
Também enumera que a instituição tem a função de assistir os empregadores na elaboração e execução de programas gerais de treinamento do pessoal dos diversos níveis de qualificação, e na realização de aprendizagem metódica, ministrada no próprio emprego; bem como, proporcionar, aos trabalhadores maiores de 18 anos, a oportunidade de completar, em cursos de curta duração, a formação profissional parcialmente adquirida no local de trabalho.
Além das instituições, ela cita ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).