Vereadora Gislene Maria quer proibição de pintura de troncos e galhos de árvores no município
A vereadora Gislene Maria da Silva fez uma indicação (aprovada na sessão ordinária do dia 24) direcionada a Secretaria de Meio Ambiente e ao prefeito pedindo para que se crie uma lei a fim de proibir a pintura dos troncos e galhos de árvores no município de Frutal.
Ela comenta que passar cal nos troncos das árvores é um costume disseminado há bastante tempo em alguns jardins e que talvez tenha o intuito de dar uma aparência de higiene, sofisticação e evitar possíveis pragas, porém acredita que esse procedimento é de completa inutilidade e ainda pode fazer mal à árvore.
Algumas espécies não respiram somente pelas folhas e possuem nos troncos estruturas chamadas “lenticelas” que servem para trocas gasosas que auxiliam no funcionamento da planta. Quando o tronco da árvore é pintado essas importantes estruturas são fechadas, prejudicando-a. Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve caiar os troncos.
“Tal técnica hoje não é mais recomendada, pois não traz nenhum benefício a essas plantas. Infelizmente, essa prática ainda é realizada em alguns municípios devido a falta de conhecimento e crença cultural em tal técnica. Muitas árvores apresentam trocos ornamentais como é o caso do pau-ferro, pitangueira, goiabeira, copaíba, entre outras, então, pintar o caule dessas plantas apaga-se a beleza dessas plantas”, conclui.