Vereadora Irma faz indicação sobre desenvolvimento de projetos de ocupação de áreas públicas e institucionais
Através de indicação, a vereadora Irma Rezende Rocha solicitou à Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos e Secretaria do Meio Ambiente que sejam desenvolvidos projetos de ocupação de áreas públicas e institucionais.
Ela quer que esses projetos atendam às demandas funcionais do Município e, sobretudo, que possibilitem a ampliação da vida coletiva e da humanização da cidade.
Professora Irma sugere promover um mapeamento, fazendo um levantamento das áreas públicas e institucionais dos bairros de Frutal, diagnosticando os problemas e as carências presentes em cada um deles; escolher um programa ideal para a aplicação de um bom projeto urbano, atendendo as principais carências de cada bairro, relacionadas à infraestrutura, áreas verdes, lazer, esporte, transportes, saúde e educação.
De acordo com a vereadora, muitos bairros da cidade são carentes de políticas públicas com projetos sociais que satisfaçam suas necessidades sociais básicas (trabalho, saúde, habitação, educação, saneamento, lazer e outras).
“Muitos bairros têm áreas disponíveis, alguns abandonadas, que são principalmente áreas públicas ou privadas que ainda não foram ocupadas pela expansão urbana. Esses locais são tomados muitas vezes pelo mato ou tornam-se depósitos de lixo, que comprometem a segurança local”, relata.
Ela acredita que o mapeamento possibilitaria o desenvolvimento de projetos mais adequados aos moradores de cada bairro, como saneamento básico, quadra esportiva, espaços para apresentações culturais para os moradores dos bairros, praças, linha de ônibus circular, UBS, creches, cursos profissionalizantes que abram melhores perspectivas para o lazer, para a educação, saúde e preparo para o mercado de trabalho.
“As crianças, jovens e adultos, principalmente dos bairros mais carentes, precisam de toda a atenção e respeito do Poder Político e possuem direitos garantidos pela nossa Constituição. Ademais, cumpre salientar que o espaço público deve estar sempre bem cuidado e aproveitado”, argumenta.