Vereadora Irma indica criação de “centro da juventude”
Durante a reunião ordinária do dia 29, foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha que sugere a criação de um “centro da juventude” destinado a adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos.
Um dos objetivos é promover a elevação da consciência política, a participação ativa, organização, mobilização de formação de lideranças juvenis. Também visa a realização de atividades ofertadas que objetivam aprendizagem no âmbito das relações pessoais, do mundo do trabalho e da produção cultural.
O programa destina-se à juventude socialmente vulnerável seguindo as diretrizes do ECA, e dar resposta e especial atenção para as vulnerabilidades e fatores de risco, como fracasso; evasão escolar; uso abusivo de drogas; dificuldade em acessar bens culturais; ausência de oportunidades de formação profissional; insuficiência de atividades socializadoras, como arte, esporte e lazer; escassez ou ausência de espaços de diálogos e participação política e social de crianças, adolescentes e jovens.
“A implantação do Centro da Juventude significa oportunizar aos adolescentes e jovens um espaço de participação, de formação e de cidadania, possibilitando um convívio social saudável, aumentando as oportunidades de qualificação profissional, buscando a redução da violência juvenil e o combate às drogas. Vai constituir não só como um espaço de recepção de bens culturais como a música, o esporte ou dança, assistir a aulas, a peças teatrais, ir a exposições, oficinas, festivais de dança, concerto de música, palestras dentre outros, mas pode e deve constituir-se em oportunidade para que os jovens se tornem produtores de culturas”, conclui.