Vereadora Irma sugere criação de conselho municipal da juventude em Frutal
Foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha que sugere a criação de um conselho municipal da juventude em Frutal com o objetivo de promover a participação e o engajamento dos jovens nas decisões políticas locais, buscando políticas públicas voltadas a eles dando espaço para suas vozes, além de promover a coexistência e a troca de experiências entre os outros conselhos executores de políticas públicas.
Ela explica que o conselho seria um órgão consultivo e deliberativo, formado por representantes de diversos segmentos da sociedade, como entidades estudantis, organizações não governamentais, movimentos sociais e poder público. A entidade teria a responsabilidade de discutir e propor políticas públicas voltadas para os jovens, bem como fiscalizar a implementação dessas políticas.
“A intenção é que o órgão busque dar representatividade à juventude, pretendendo-se assim, elaborar um espaço de autonomia para a realização do debate crítico, que tenha como finalidade impulsionar a organização consciente da Juventude. Nesse sentido, retira-se a juventude do papel de objeto passivo, tratando-a como sujeito social, capaz de criar, construir e formular. O fim último é propiciar condições para o início de um processo de emancipação política do jovem”, ressalta.
A vereadora ressalta ainda que, para ir adiante, é necessário romper com ações que tratem a juventude como simples objeto de políticas públicas pontuais, demonstrando ser este segmento dotado de capacidade de produzir ideias e conceitos que venham a subsidiar a realização de políticas públicas pelo Poder Executivo. “É preciso que à juventude sejam dadas condições para o seu desenvolvimento e à plena realização de suas potencialidades”, conclui.