Vereadoras Gislene e Irma buscam informações sobre processo de pintura de tronco das árvores em Frutal
As vereadoras Gislene Maria da Silva e Irma Rezende Rocha fizeram um requerimento ao prefeito, Secretaria do Meio Ambiente e Secretara de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, solicitando informações, a respeito do processo de pintura dos troncos das árvores.
Elas questionam de quem foi a iniciativa e o motivo de pintar os troncos das árvores. Também indagam se algum profissional da área foi consultado; qual o material usado para a pintura e se do conhecimento do Executivo que a pintura é prejudicial às árvores; bem como pede informações sobre o valor gasto nesta iniciativa.
Gislene e Irma enfatizam que a pintura dos troncos das árvores pode prejudicar a saúde das plantas por diversas razões, uma vez que a tinta cria uma camada impermeável que impede a troca gasosa essencial entre a árvore e o ambiente, dificultando a respiração da planta.
Pode ainda obstruir os poros da casca, afetando a absorção de nutrientes e água. Outro fator é que a tinta pode conter substâncias químicas tóxicas que, ao serem absorvidas pelo tronco, podem causar danos às células da planta e interferir no seu crescimento e desenvolvimento natural.
As vereadoras declaram que, em longo prazo, esses efeitos podem enfraquecer a árvore, tornando-a mais suscetível a pragas e doenças. “Para preservar a saúde e vitalidade das árvores, é recomendável evitar a prática de pintar seus troncos”, concluem.