Zizi destaca a necessidade de escolas municipais distribuir cartilhas educativas sobre capacitismo
Indicação do Vereador Zizi, aprovada nesta segunda-feira (20/5) na Câmara Municipal de Frutal, solicitou a necessidade da Prefeitura de Frutal criar e distribuir nas escolas municipais cartilhas educativas sobre capacitismo.
O capacitismo é o conjunto de práticas de preconceito contra pessoas com deficiência, que impedem o pleno exercício da cidadania destas pessoas. É a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas.
“Com uma linguagem simples e direta, estas cartilhas devem ser elaboradas com dicas e orientações para o enfrentamento aos comportamentos capacitistas”, ressaltou o vereador.
Zizi lembra que expressões capacitistas são aquelas que reforçam preconceitos e estereótipos sobre pessoas com deficiência. “Estas expressões geralmente se baseiam na ideia de que pessoas com deficiência são inferiores ou incapazes”, complementou.
Exemplos de expressões capacitistas, são: “Dar uma de João sem braço”; “Desculpa de aleijado é muleta” e “Estava só aqui no meu mundinho autista.”
Segundo o artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão, quem praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência pode sofrer pena reclusão, de um a três anos, e multa.